Ilustração de médica orientando paciente sobre a pedra na vesícula.

Pedra na Vesícula: 6 Sintomas, Causas, Meios de Prevenção e Opções de Tratamento!

A pedra na vesícula, também conhecida como colelitíase, é caracterizada pelo acúmulo de pedras (cálculos biliares) na vesícula biliar ou nos ductos biliares. Isso acontece devido a um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile, líquido digestivo produzido pelo fígado e armazenado na vesícula.

Assim como toda doença, quando a pedra na vesícula surge, é comum que sintomas sejam manifestados, mas também existem casos que são assintomáticos.

Entre as pessoas que mais apresentam essa doença estão as com idade acima dos 40 anos, obesos, fumantes, pacientes com diabetes e colesterol elevado, sendo que ela ocorre com maior frequência na população feminina.

Neste post, separamos os principais sintomas de pedra na vesícula. Continue a leitura até o fim para saber quais são eles e entender melhor sobre esse problema.

Quais são os sintomas da pedra na vesícula?

Para começar o conteúdo, vamos mostrar alguns dos sintomas da pedra na vesícula. Embora eles não sejam específicos do problema, é sempre bom agendar uma consulta com um médico quando surgirem. Veja abaixo alguns exemplos.

1. Dor abdominal

A dor é uma das primeiras manifestações de pedra na vesícula aguda, especialmente quando os cálculos são maiores ou pequenos, mas em grandes quantidades.

As pedras provocam um inchaço no órgão, o que gera dores que irradiam do lado direito, área em que a vesícula está situada, para outras regiões do abdômen. Junto desse sintoma, podem aparecer também dor de cabeça, febre ou calafrios.

Mulher de vestido branco com as mãos no abdômen.
Mulher com cólicas abdominais do lado direito devido a pedras na vesícula.

Além disso, quando uma pedra migra para o ducto biliar, o que impede a passagem da bile, uma forte pressão é exercida como tentativa de desobstruir o caminho para o intestino. A dor é uma das primeiras manifestações de pedra na vesícula aguda.

Nesses casos, fortes cólicas serão sentidas do lado direito do tronco, principalmente uma hora após as refeições. Essa dor se inicia de forma muito rápida e intensa e cessa com o passar de algumas horas, reduzindo lentamente. É interessante salientar que a dor pode ser pior após a ingestão de alimentos gordurosos.

2. Icterícia

A icterícia, caracterizada por um amarelamento da pele, das mucosas ou das escleras (a parte branca dos olhos), ocorre quando a bilirrubina se acumula e se deposita nos tecidos corporais. Essa substância é formada, principalmente, pelos restos dos glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue.

Homem com olhos amarelados.
Homem com olhos amarelados devido à Icterícia gerada por pedras na vesícula.

Em condição normal, toda a bilirrubina é levada pela corrente sanguínea e, após, é eliminada pelo intestino. Na colelitíase, o fluxo da bile é interrompido por uma pedra no ducto colédoco, que impede que o líquido seja transportado do fígado para a vesícula, onde fica armazenado. 

Dessa forma, a bile, rica em bilirrubina, volta para o fígado e é distribuída pelas mais diversas partes do organismo pelo sangue.

3. Diarreia e fezes esbranquiçadas

O suco biliar tem como principal função ajudar o organismo a digerir as gorduras. No funcionamento normal, a vesícula biliar se contrai quando a digestão começa e, principalmente, quando há presença de alimentos gordurosos.

Se a bile não encontrar os alimentos a gordura não será digerida, o que é uma causa de diarreia. Nesse caso, há aumento do número de evacuações e as fezes se tornam amolecidas ou aguadas, sendo bastante volumosas. Além disso, é possível observar gotas de gordura na água do vaso sanitário após a defecação.

Homem no banheiro segurando um rolo de papel higiênico.
Homem com diarreia devido ao mau funcionamento da vesícula biliar.

Como falado, a bilirrubina é naturalmente excretada pelo intestino. Esse pigmento dá às fezes a coloração amarronzada ou castanha escura habitual. No entanto, como ela não chegará ao intestino, o bolo fecal fica esbranquiçado ou pálido. O processo digestivo das gorduras é incompleto, o que provoca o aumento da produção de gases e desconforto intestinal.

4. Urina escura

A bilirrubina acumulada nos tecidos não será excretada pelo intestino. Dessa forma, o organismo cria um mecanismo compensatório e, muitas vezes, o excesso dessa substância será eliminado pela urina. 

Assim, é comum que pessoas com pedra na vesícula urinem um líquido de coloração escura. Isso acontece porque a bilirrubina é um corante natural, tingindo a urina de marrom.

5. Náuseas, vômitos e inchaço abdominal

Como o fígado e a vesícula participam do processo digestivo, esse sistema também é afetado e manifesta sintomas. Apesar de, na pedra na vesícula, sintomas como esses não serem específicos, os casos de náuseas, vômitos e inchaço do abdômen também podem indicar a doença. 

Quanto ao edema abdominal, ele ocorre devido à falta da bile no intestino, indispensável para a digestão de gorduras.

Quais as principais causas de pedra na vesícula?

Agora que você já ficou mais familiarizado com alguns dos sintomas mais comuns de pedra na vesícula, vamos esclarecer melhor quais são as causas que podem predispor o surgimento do problema. Acompanhe nos tópicos a seguir.

Dieta rica em gorduras

Uma das principais e mais comuns causas de pedra na vesícula é a manutenção de uma dieta rica em gorduras, especialmente saturadas e trans. Como é nesse órgão que produzimos a bile, que auxilia na distração de alimentos gordurosos, ela pode não conseguir dar conta do excesso, o que facilitaria a formação de cristais de colesterol, que são os mais comuns.

Vida muito sedentária

O sedentarismo é um dos grandes problemas da sociedade moderna e, infelizmente, pode contribuir bastante para o surgimento de pedras na vesícula. O acúmulo de gordura abdominal e o excesso de colesterol elevam as chances de sofrer com o problema, principalmente para aquelas pessoas que não realizam nenhuma atividade física.

Sobrepeso ou obesidade

Pessoas com sobrepeso ou já em obesidade têm maiores possibilidades de sofrerem com pedra na vesícula. Isso ocorre porque elas costumam ter altas taxas de LDL, também conhecido como colesterol ruim. O quadro pode piorar ainda mais na presença de algumas doenças, como hipertensão e diabetes.

Como evitar o surgimento de pedras na vesícula?

Depois de entender os sintomas das pedras na vesícula e suas principais causas, vamos dar algumas dicas simples e úteis para que você evite o problema. Confira.

1. Evite produtos industrializados

Uma das dicas mais úteis para evitar o surgimento de pedra na vesícula nos dias de hoje é não consumir alimentos industrializados em excesso. Isso porque, para que mantenham o sabor, os produtores não hesitam em adicionar gorduras saturadas ou trans, que são um péssimo negócio para quem já tem alguma predisposição para a colelitíase.

2. Consuma alimentos saudáveis

Apenas evitar os industrializados já ajuda bastante a evitar pedra na vesícula. No entanto, o ideal é ser ainda mais cuidadoso e priorizar alimentos que realmente façam bem. Alguns são ótimos para a saúde do fígado, que produz a bile, como frutas cítricas, tomates, alho, cebola, abacate, espinafre e repolho, por exemplo. 

3. Pratique atividade física regularmente

Como dissemos, o sedentarismo e o sobrepeso podem contribuir para o surgimento de pedra na vesícula. Por isso, os exercícios físicos estão entre os melhores hábitos que você pode adotar para evitar o problema. O mais importante é manter a regularidade, reduzindo o colesterol e minimizando a formação dos cálculos.

Como esse problema é diagnosticado?

Nos casos de pedra na vesícula, sintomas como os mencionados são os mais comuns. Se você está desconfiado de que pode estar com esse problema, marque uma consulta com um clínico geral. Ele poderá avaliar a necessidade de procurar um gastroenterologista ou um nefrologista de acordo com os sintomas.

Vale lembrar que, apenas com um bom profissional você será diagnosticado corretamente e terá o tratamento adequado para manter a sua saúde em dia. Para tanto, o médico solicitará alguns exames.

Médico clínico geral falando com paciente.
Se você está desconfiado de que pode estar com esse problema, marque uma consulta com um clínico geral.

O ultrassom é o primeiro deles, visto que é possível ver os cálculos, mesmo que sejam pequenos, em 95% das vezes. Caso o foco não seja encontrado o médico pode prosseguir a sua investigação pedindo uma tomografia computadorizada, em que também há alta probabilidade de diagnosticar a doença.

Se você estivar sentindo algo diferente em seu corpo, lembre-se que aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médico clínicos gerais, para consultas presenciais ou online!

Qual é o tratamento escolhido?

O tratamento depende do número de cálculos, do tamanho que apresentam, da idade do paciente e de outros fatores que só poderão ser avaliados por um médico especialista. Dependendo dessas variáveis o paciente pode ser candidato para usar uma técnica chamada litotripsia extracorpórea, em que um aparelho emite ondas de choque a fim de quebrar os cálculos em pequenos fragmentos.

O objetivo é que os pedaços sejam mais facilmente eliminados pelo ducto. O problema é que, normalmente, esse tratamento só funciona para pedras de pequeno tamanho, além de não proteger o paciente de um novo aparecimento de cálculos.

É por esse motivo que a opção mais comum de tratamento é a cirurgia. Nesse caso, o cirurgião gastroenterologista retira a vesícula biliar. Atualmente ela é feita por via laparoscópica, ou seja, são feitas 4 pequenas incisões na barriga para que o médico consiga introduzir câmera, bisturi e outros instrumentos necessários.

Ilustração de cirurgia para retirar a  vesícula biliar.
Ilustração de cirurgia com objetivo de retirar a vesícula biliar.

Além de não ser invasiva, essa cirurgia evita que os cálculos biliares apareçam novamente e causem problemas. Essa opção é indicada geralmente para numerosas pedras, cálculos de grandes dimensões e aqueles com risco de migrar para os ductos.

Após a retirada desse órgão a bile irá direto do fígado para o intestino, em um fluxo constante. Dessa forma, continuará exercendo o seu papel de digerir as gorduras. Isso é possível porque a vesícula biliar é um órgão não vital, servindo apenas para o armazenamento de bile.

Então, entendeu quais são os principais sintomas de pedra na vesícula e o que é feito para diagnosticar e tratar esse problema? Se alguns deles aparecem com certa frequência é fundamental procurar um médico para tratar o cálculo rapidamente e evitar consequências mais sérias para o organismo.

Nesse contexto, também é muito importante não cair em tentação e evitar a famosa automedicação, pois essa prática pode mascarar os sintomas e fazer o quadro evoluir de forma grave, porém silenciosa. Confiram também o nosso post sobre os perigos da automedicação e fique por dentro do assunto.

272 comentários em “Pedra na Vesícula: 6 Sintomas, Causas, Meios de Prevenção e Opções de Tratamento!”

  1. Paulo Roberto Schirmann Lopes

    Obrigado, publicações como essa, elucidam e fazem com que a pessoa acometida de uma dúvida fique tranquila.
    São belos e corretos esclarecimentos e orientações.

    Obrigado

  2. Tenho pedra na vesícula, mas só sinto dores nas costas. Essas dores pedem também ser sintomas da pedra na vesícula? Fiz ultrassom e apareceu, estava investigando nefrite.

  3. Recebi hoje o diagnóstico que estava com pedra na vesícula! Derrepente, comecei a sentir dores abdominais agudas, inchaço no abdômen e muitos gases. Agora eu entendi tudo! Obrigada!

  4. As vezes sinto dores muito forte no estomago e nas costas as vezes chego ate a vomitar é uma dor insuportável mesmo e minha barriga ta inchanda muito rapido tudo isso começou depois que eu ganhei neném.

  5. Meu nome é Rosemere e eu tenho sentido muitas dores abdominal enjôo,dores de cabeça e muita dor perto do rins será que eu estou com pedra na visícula?

  6. wagner pedreira santos

    Parabéns pelo texto explicativo, muito orientador já marquei minha consulta. Obrigado!

  7. Texto simples, explicito e bastante esclarecedor. Obrigada por toda esta informação, a qual me foi muito útil.

  8. Zeni fermina dos Santos

    Eu sinto do lado do direito uma dormência somente quando fico deitada .e uma leve dormência na parte abdominal do lado direito o que pode ser?

  9. Joanina Araujo Bispo

    Achei a matéria esclarecedora. Me ajudou bastante. Muito obrigada e parabéns!

  10. maria regina farias cunha

    Minha mãe de 65 anos esta com esses sintomas, muito obrigado me ajudou bastante.

  11. Edson de Paulo de Oliveira

    Gostei muito dos comentários dos vídeos os sintomas que eu tô sentindo vou pegar um médico Muito obrigado

  12. Eu na verdade sinto uma Ásia e vômito e tenho também a dificuldade de rodar ou engolir trança tido e não consigo respirar e ao vomitar vem azedo e escuro parece borra de café, eu li os sintomas fiquei muito feliz pelas explicacoes ,mas gostaria que verificar se meus sintomas e me informações se e assim mesmo.

  13. Sinto vários sintomas iguais à esses. Mais tenho dúvidas sobre, as empresas que me admitem, todas faço vários tipos de exames, inclusive raio x. Como nunca acusou nada

  14. Shirlei Pires

    Todo alimento que como me dador abdominal, e muitos gases, abdomen inchado, tbm tenho náuseas constantes, posso ter problemas de vesícula?

  15. Maria Rita Xavier

    Gostei tirei dúvidas pois fiz uma ultrassom abdominal e atestou pedras na visícula estou com medo

  16. Otima explicaçao!! Consegui entender muito bem!! Infelizmente vou passar por esse processo cirurgico!! Obrigado!!

  17. Otima explicação mas não se poderia apenas aspirar as pedras com pequeno corte ao invéz de extirpar a visicula?

  18. selsonmoraisdeoliveira@gmail.com morais

    Muito boa matéria!!! E,em momento algum faz pensar alguém auto medicação….vou procurar o médico,tenho muitos gases abdominais… obrigado!!!

  19. Corremos algum risco de vida?
    Alguns dias descobri q tenho pedra na vesícula.
    Senti fortes dores e o médico diagnosticou pedra na vesícula.

  20. Descobri que estou com pedras na vesícula e tem tratamento com remédios
    Se eu sentir dores posso tomar ##### composto até a cirurgia responde obrigada

  21. Muito obrigada!

    Excelente, completo e esclarecedor.
    Por favor continuem fazendo textos assim.

  22. Estava muito temerosa com o diagnóstico de pedra na vesícula, mas o artigo foi muito esclarecedor e capaz de me deixar mais tranquila para correr atrás de uma solução com o médico.
    Muito obrigada.

  23. Estou sintindo muitas dores diariamente uma dor muito forte ,afeta até minhas partes íntimas uma dor muito intensa fora a dor que sinto nas costelas ,as dores vão mudando de lugar toda hora meu abdômen tbem dói muito quando estou com dor nas costas parece que ela vai cair de tanta dor ,já tive cólica renal e estou com medo tenho apenas 18 anos e estou cheia de problemas oque devo fazer ????

  24. Estou com pedra na vesícula, o texto me tirou muitas dúvidas e me tranquilizou quanto as condutas, obrigado.

  25. Estou sentindo muita dor do lado direito tô inchado e sinto muitas dores logo que como, fica me dando cólicas horríveis, não posso nem relar na minha barriga não sei o que tenho?

  26. Muito esclarecedor.. Eu já fiz ultrassom há um tempo e diagnosticada micro cálculos.. E agora percebi escurecimento da urina.. Depende o que como, tenho fortissimas dores abdominais, não vai ter como, pelo jeito vou ter que operar msm.. Agradeço.. Ótima matéria..!

  27. Ñ tenho nenhum desses sintomas mais sinto um desconforto muito ruim do lado direito as vezes tenho que apertar para puxar a respiração profunda

  28. Boa noite,tudo muito esclarecido ,só queria
    Colocar uma questão faz também dor de estômago?Obrigada

  29. Muito obrigado pela ótima explicação, vocês mandaram muito bem merecem o meu elogio e agradecimento.

  30. Karina lustri fabre

    Eu tenho um monte de pedrinhas do tamanho de um grão de areia gostaria de saber se nesse caso eu tenho que operar?

  31. Janeci Ribeiro de Proença e Silva

    Obrigada pelas informações, vcs me ajudaram muito. As orientações foram excelentes.

  32. Priscila karen Rodrigues

    Meu estômago dói e me dá uma suadeira
    Dói muito dói tanto q eu choro de dor eu já fui no médico eles n fazem nada

  33. Obrigado! Foi bastante esclarecedor e acredito que pelos meus sintomas eu estou com pedra na vesícula .hahahA

  34. Olá tenho sentido uma dor muito forte depois de comer que parece que tenho um pedregulho no cimo do estômago depois começa me a fazer uma pressão com dor nas costas fico com a dor que mal consigo respeitarem me dado várias vezes para passar faço de maneira que artrite para sair ar ou tento vomitar para tirar o peso bebo água com gás e chá cidreira vai aliviando até que passa mas é horrível as vezes parece que vou morrer chego a deitar e a acordar com a dor por vezes tenho medo não sei o que fazer fiz uma endosso e colonoscopia o ano passado e estava tudo bem e no início do ano fiz um tac com contraste e estava tudo bem desde agosto que tenho isto dá-me de vez em quando que devo fazer ? Obrigado
    Ass Mecia Medeiros

  35. Muito interessante às explicações fornecidas acho que cou fazer UMA consulta com um médico pra ver o melhor tratamento muito obrigado

  36. Luiz Carlos Pereira

    Essa informação muito importante e me ajudaram em um todo, senti dor muito forte na região do abdômen bem junto ao umbigo, em um período de dez minutos, achei que poderia ser simplesmente uma cólica, fui ao banheiro mas ao defecar foi normal a dor diminuiu, seguindo sugestão tomei uma chicara de chá com sumo de boldo, deitei para um breve repouso e a dor passou! Por ventura é um anúncio de um já problema vesícular? Devo urgentemente procurar um clínico especialista no assunto? Eu Luiz Carlos Pereira, tenho 70 anos , até o momento gosto de uma boa saúde, fiz um exame periódico , a oito meses e a médica me sugeriu fazer novamente em doze meses.

  37. Celsa Cristina de Lima Rodrigues

    Obrigada! Texto com linguagem de fácil compreensão, me ajudou a entender minhas pedras na vesícula.

  38. Excelentes esclarecimentos. Estava consultando o tema para resolver um topico da palavra cruzada – vesicula biliar com 3 letras. Foi uma lição e tanto. Não sabia onde ela se encontrava nem sua finalidade. O obrigado.

  39. Muito bom saber sobre saúde eu gosto de saber de tudo sempre pesquiso procuro saber de tuso. Sei tudo oque preciso saber sobre saúde alimentação e outros assuntos.

  40. Estou grávida com 31 semanas descobri q to ti com pedras na vesícula são pequenas maior medindo 0,2cm mas já tive várias crises uma foi forte e tendo que ir a emergência gostaria de saber o q posso fazer pra passa a náusea e a dor do lado direito se tem algum chá pois sempre depos q como algo fico com náusea

  41. Estou sofrendo há meses , só agora através desse esclarecimento, pude passar um dia sem dor. Agradeço mesmo!!
    Solicitei ao médico ultrassom e tomografia, ele não desconfiava de pedras na vesícula, mas encontramos e quem sabe , pq não tenho plano e dependo do sus, agora possa fazer a cirurgia.

  42. OK isso me ajudar muito ótimo texto foi de muita importância para mim fico muito agradecida

  43. As informações foram muito objetivas!! E muito esclarecedoras!! Já procurei um clínico!! Muito obrigado!!

  44. Eliane Costa Lourenço

    Muito boas as informações prestadas, prá me orientar no tratamento da minha saúde. Obrigada!@!

  45. Obrigada por essas informações eu tinha dúvidas agora tenho certeza que estou com cálculos biliares já agendei consulta com um gastro

  46. Obrigada pelas informações, foi muito útil! Estou com muitos calculos na vesícula , agora já sei o q preciso fazer e como serão os próximos passos.

  47. Me tirou todas as duvidas bem provável que eu esteja mas acminha é do lado esquerdo se algum médico poder me ajudar eu agradeço com essa dificuldade da pandemia não vou poder ir ao hospital e tb não tenho condições de pagar uma consulta desempregada

  48. Eu tenho pedra na vesicula sera que esse o caso de eu estar com ma digestao constante oois eu almoco dai passo mal a tarde toda

  49. Que bacana, hoje fiz uma ultrassonografia e acusou pedras na vesícula. Não sinto nenhum dos sintomas.

  50. Adorei as explicações mais no meu caso tenho cálculo biliar mais tambem umas manchas no fígado q não sei oq é ainda não tenho dor só alguns alimentos no jantar já sinto o jogado inchado e estufa incomoda muito.

  51. Equipe Boa Consulta

    Julio, ficamos felizes que você não está sentindo nenhum incomodo, mas vale consultar o seu Médico Gastroenterologista e verificar se esta tudo bem, o tratamento preventivo sempre é a melhor opção.

  52. Equipe Boa Consulta

    Obrigado por seu feedback Fernandes, ficamos muito felizes em ajudar.

  53. Parabéns pela explicação excelente. Tenho uma pedra na versícula com 9,2 centímetros, essa pedra saí só com o choque?

  54. Equipe Boa Consulta

    Olá Reynaldo, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  55. Equipe Boa Consulta

    Olá Ademar, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  56. Equipe Boa Consulta

    Olá Maria, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  57. Equipe Boa Consulta

    Olá Valdenise, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  58. Equipe Boa Consulta

    Olá Nadir, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  59. Oi eu tenho pedra na vesícula de 2 cm! Se eu comer carne Isa com gordura já é certeza que vou sentir dor!! Já tive umas dores mto forte no estômago deu até falta de ar.

  60. Equipe Boa Consulta

    Olá Patricia, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  61. Equipe Boa Consulta

    Olá Eloide, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  62. Equipe Boa Consulta

    Olá Carlos, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  63. Equipe Boa Consulta

    Olá Constâncio, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  64. Equipe Boa Consulta

    Olá Brythe, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  65. Equipe Boa Consulta

    Olá Laudi, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  66. Equipe Boa Consulta

    Olá Celsa, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  67. Equipe Boa Consulta

    Olá Jussara, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  68. Equipe Boa Consulta

    Olá Maxuel, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  69. Equipe Boa Consulta

    Olá Aline, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  70. Equipe Boa Consulta

    Olá Divaldete, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  71. Equipe Boa Consulta

    Olá Meg, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  72. Equipe Boa Consulta

    Olá Janeci, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  73. Equipe Boa Consulta

    Olá Priscila, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes que tenha gostado.

  74. Equipe Boa Consulta

    Olá Isael, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  75. Equipe Boa Consulta

    Olá Osnir, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  76. Equipe Boa Consulta

    Olá Noel, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  77. Equipe Boa Consulta

    Olá Ribeiro, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  78. Equipe Boa Consulta

    Olá Carlos, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  79. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Valdenisia?
    Obrigado por seu feedback! Ficamos muito felizes em poder ajudar.

  80. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Di?
    Diante dos sintomas o recomendado é buscar uma avaliação médica. Um Médico Nefrologista será capaz de recomendar o melhor tratamento, permitindo uma melhor qualidade de vida.

  81. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Noeli? Esperemos que bem!
    Recomamos que continue o acompanhamento com o médico, permitindo uma avaliação e uma administração correta para o seu caso.
    Esperemos que melhores logo.

  82. Sinto muitas dores no abdomen no lado direito
    Barriga fica com um inchanço
    Dor constante em baixo da costela

  83. Boa noite!!!
    Excelente matéria…Estou passando por este problema… Hj a dois dias estou sentindo dores do lado superior direito do abdômen.As dores são desconfortáveis, porém, não são intensas. Estou tomando Buscopan qdo necessário até ir ao médico.Gostaria saber de corro risco de vida.
    Muito obrigada!!!??

  84. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Cristina?

    Normalmente não oferece risco de vida iminente, mas este é um quadro que deve ser diagnosticado e tratado a princípio pelo clínico geral. Evitando a evolução do problema.

  85. Equipe Boa Consulta

    Olá Wagner.
    Ficamos muito felizes em ajudar, principalmente em saber que já esta recebendo os devidos cuidados.

  86. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Joanina?
    Ficamos felizes em saber que estamos ajudando, mas lembre-se que o melhor é sempre buscar auxílio de um médico gastroenterologista.

  87. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Danieli?
    Muito obrigado por seu feedback, ficamos muito felizes em saber que ajudamos.

  88. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Hellen?
    Muito obrigado por seu feeback é muito bom saber que estamos ajudando.

  89. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Alessandro?
    Ficamos muito felizes que nosso post ajudou você, estaremos sempre a disposição.

  90. Bom dia! A minha filha tem 19 e além desses sintomas a cima a pressão dela cai muito na hora da dor e enquanto ela não vomita ela não melhora, tô em dúvida em pancreatite ou pedra na visícula. O que acha doutor? Estou aguardando uma consulta com o gastro.

  91. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Paulo?
    Ficamos muito felizes em ajudar e principalmente com o seu feedback positivo.

  92. Equipe Boa Consulta

    Olá Edson.
    Ficamos felizes que o post ajudou você.
    Desejamos uma boa recuperação.

  93. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Ana?
    Ficamos felizes em saber que ajudar e estamos agradecidos por seu feedback.

  94. Equipe Boa Consulta

    Olá Ramiro.
    Ficamos muito felizes que tenha gostado e principalmente pelo seu feedback.

  95. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Luiz?
    Meu caro, diante de sintomas anormais o ideal é buscar auxílio de um profissional de saúde, para obter um diagnóstico e ser for o caso, iniciar o protocolo de tratamento.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Gastroenterologistas, agende uma consulta.

  96. Equipe Boa Consulta

    Quem tem pedras na vesícula passa a ter diarreia com mais frequência, principalmente ao comer alimentos gordurosos. Com as pedras, a produção da bile, que deveria digerir normalmente as gorduras, fica alterada e não ajuda na digestão como deveria.

  97. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Antonio.
    Ficamos felizes em ajudar e bastante gratos por seu feedback.

  98. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Serigne?

    Devido às cólicas recorrentes, pode sim, acontecer a perda de peso, mas cabe uma avaliação para descartar outras possíveis causas.

  99. Ola, Bom dia to sentindo muita dor no lado esquerdo inchaço e pesso frequentemente e dor no lado esquerdo da costa tbm oq sera pode ser? Sera que é a pedra na vesícula tbm?

  100. Jorgina Coelho Santos Silva

    Olá bom dia, o artigo é maravilhoso e esclarecedor, obrigada por dividir conosco!

  101. Equipe Boa Consulta

    Boa tarde Jorgina, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  102. Equipe Boa Consulta

    Olá Luis, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  103. Equipe Boa Consulta

    Olá Juvio.
    Recomendamos que agende uma consulta com um Clínico Geral, com a avaliação médica você poderá obter um diagnóstico mais assertivo e seguir com as orientações adequadas.

  104. Equipe Boa Consulta

    Olá Cristina.

    Você já recebeu uma avaliação médica? Recomendamos que procure um Clínico Geral para uma análise previa.

  105. Equipe Boa Consulta

    Olá Priscila.
    Recomendamos que você agende uma consulta com um Clínico Geral, o profissional irá avaliar o seu caso e se for necessário você será encaminhada para um especialista.

  106. Equipe Boa Consulta

    Olá Karina.
    Todos os casos possuem suas particularidades, portanto o ideal é que você siga as recomendações de um médico. Aqui no BoaConsulta você encontra uma lista com os melhores Gastroenterologistas, o profissional irá avaliar o seu caso e assim você poderá seguir com as orientações mais adequadas.

  107. Equipe Boa Consulta

    Olá Rose, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  108. Equipe Boa Consulta

    Olá Jessica?

    Recomendamos que você consulte o seu médico, realizar a automedicação, mesmo que natural pode ser prejudicial a sua saúde e principalmente para gestação.

  109. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Eliana?
    Não recomendamos a automedicação ou seguir indicações, que não orientadas por um profissional de saúde.

  110. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Erika?

    Sim, é possível em casos mais acentuados a existência de quadros de falta de ar, neste casos recomenda-se procurar auxílio médico.

  111. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Nina?
    A variação de pressão pode ser em função do desconforto, mas o recomendado é aguardar o laudo médico, assim será possível saber com exatidão a origem dos sintomas.

  112. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai mecia?

    Inicialmente o recomendado é que procure ajuda de um médico clínico geral, assim será possível fazer uma investigação prévia e se necessário, o profissional indicara o especialista adequado.

  113. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Fátima?

    Pode ocorrer a irradiação da dor, provocando dores em outras regiões.

  114. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Jack?
    Ficamos muito felizes em saber que ajudamos, obrigado por seu feedback.

  115. Equipe Boa Consulta

    Olá Franciele.
    O ideal é que a cirurgia seja feita, mesmo que não exista dores, para que não ocasione problemas mais sérios no paciente.

  116. Equipe Boa Consulta

    Olá Simone.
    Recomendamos que procure o atendimento médico, este poderá auxiliar e indicar formas de aliviar a dor, até que a cirurgia, caso seja necessário, a seja realizada.

  117. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai jsime.
    Muito obrigado por seu feedback, ficamos muito felizes em ajudar.

  118. Equipe Boa Consulta

    Olá Mylena.
    Inicialmente recomendamos que procure atendimento médico, inicialmente o clínico geral, pois este profissional saberá diagnosticar ou orientar qual especialista procurar.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médicos clínicos gerais, agende sua consulta online.

  119. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai vera?
    Obrigado pro seu feedback! Ficamos muito felizes em saber que ajudamos você.

  120. Equipe Boa Consulta

    Olá Nelma.
    Ficamos felizes em saber que ajudamos! Obrigado por seu feedback.

  121. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Marciele?
    Ficamos muito felizes em ajudar e agradecemos o seu feedback.

  122. Equipe Boa Consulta

    Olá Carlos.
    Ficamos felizes em ajudar! Recomendamos também que procure um gastroenterologista, assim será possível diagnosticar e tratar a situação.

  123. Equipe Boa Consulta

    Olá Marciele, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  124. Equipe Boa Consulta

    Olá Selson, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário. Sempre que possível devemos buscar ajuda de um profissional, é extremamente perigoso fazer uma automedicação.

  125. Equipe Boa Consulta

    Olá Fernando, como vai?
    Cada caso possui sua singularidade, sendo assim é necessário que o médico especialista faça uma avaliação do número de cálculos, do tamanho que apresentam, da idade do paciente, entre outros fatores que irão determinar qual será o procedimento mais adequado para este paciente. Neste mesmo artigo você poderá conferir mais detalhes de como é feita a cirurgia ou a aspiração dos cálculos no tópico “Qual é o tratamento escolhido?”.

  126. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Geny?
    Não recomendamos a automedicação, mas que informe sobre as dores ao médico e este poderá receitar algo para alívio das mesmas.

  127. Equipe Boa Consulta

    Olá Fabiana.

    A vesícula inflamada pode causar dor intensa, febre, abcesso e rotura da vesícula. É uma situação que exige tratamento médico ou cirúrgico imediato e pode pôr a vida em risco.

  128. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Fatima?
    Ficamos felizes em ajudar! Siga as recomendações médicas e tudo ficara bem.

  129. Equipe Boa Consulta

    Olá Maria.
    Não fique com medo, siga as recomendações médicas e tudo vai ficar bem.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Gastroenterologistas para diagnóstico e tratamento de pedras na vesícula.

  130. Equipe Boa Consulta

    Olá, shirlei?
    Esses sintomas podem sim indicar, mas é preciso avaliar com o médico os sintomas presentes e principalmente o momento que eles surgem.
    Agende uma consulta com um clínico geral, assim será possível uma avaliação previa da situação.

  131. Equipe Boa Consulta

    Olá Paulo.

    O ideal diante destes sintomas incomuns é uma avaliação médica, recomendamos uma visita o clínico geral, para avaliar a situação e se necessário um direcionamento para o profissional adequado.

  132. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Zeni.
    O ideal neste caso seria agendar uma consulta médica, assim seria possível investigar e tomar providências.
    Recomendamos o Clínico Geral inicialmente, este será capaz de diagnosticar ou fazer o direcionamento adequado.

  133. Olá Boa noite! Descobri que tenho cálculos na vesicula já tem uns 5 anos, mas agora estou sentindo dores constantes nas costas, será que corre risco de estar com uma pancreatite ? Estou muito preocupada andei tomando até antibiótico para ver se melhora… Se vcs puderem tirar essa dúvida minha por favor.

  134. Olá Dr, eu recebi o diagnóstico ontem. Que estou com pedra na vesícula. Eu venho sofrendo com enjoos, tonturas e gases há mais de dois anos. Fiz vários exames antes. Mas só agora com o ultrassom descobri . Muito obrigada pela publicação. Ajudou muito.

  135. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Luana.
    Ficamos muito felizes em contribuir com informações úteis, mas lembre-se de seguir as recomendações médicas.

  136. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Cíntia?

    A lama biliar ou barro biliar e até mesmo areia na vesícula, surge quando a vesícula biliar não consegue esvaziar completamente a bile para o intestino por isso, o colesterol e os sais de cálcio vão se acumulando e deixando a bile mais espessa.

  137. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Andresa.
    O tamanho relatado é considerado pequena, mas é fundamental que seja realizado o tratamento com o médico, evitando que evolua para situações mais graves.

  138. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Elizete?
    As dores ligadas a pedras na vesícula podem se irradiar para outras regiões.

  139. Gostei muito do texto, bem explicativo e além disso mostra uma preocupação em nos orientar em procurar o médico.
    Bom, ontem recebi o diagnóstico que eu estou com pedra na vesícula e já me encaminhou para a cirurgia.
    Sempre sofri com esses sintomas e só associava a gastrite.

  140. Descobri pedras na vesícula a meses vinha com um quadro de dores e desconfortos fiz uma abdominal total e descobri agora estou com medo da cirurgia e pedi seis meses de tempo pra fazer e por conta do meu trabalho não queria fazer agora será que isso pode agravar ? A recuperação é longa?

  141. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Mary.
    A cirurgia de pedra na vesícula costuma ser bastante simples, pouquíssimo invasiva e de recuperação demasiadamente rápida.

  142. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Roseana?
    Realmente os sintomas costumam enganar, mas com o tratamento tudo vai ficar bem e livre de dores.
    Desejamos uma recuperação rápida, não deixe de contar para nós como tudo correu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima