O pênis é um órgão masculino bastante complexo e que, muitas vezes, é motivo de problemas, como inflamações, infecções, incômodos e afins. Para cada situação, há procedimentos para promover a saúde e reduzir as complicações, como é o caso da cirurgia de fimose — um procedimento que consiste na remoção completa do prepúcio, uma pele que cobre a glande do pênis.

Tendo isso em mente, é importante fazer exames periódicos e reconhecer situações nas quais a circuncisão é bastante indicada para melhorar a qualidade de vida, como nos casos de fimose, excesso de pele, prevenção de doenças, questões religiosas ou, até mesmo, para adquirir seus benefícios.

Quer entender porque essa cirurgia é tão benéfica para a saúde e bem-estar dos homens? Veja as dicas a seguir!

1. Aumente seu desempenho sexual

A cirurgia de fimose pode aumentar o desempenho sexual de diversas maneiras. Por exemplo, muitos homens podem sentir incômodos devido ao excesso de pele que reveste o pênis. Então, quando o prepúcio é removido, a movimentação durante as relações sexuais costuma se tornar mais agradável.

Aumente seu desempenho sexual
Aumente seu desempenho sexual

Além disso, a circuncisão também permite melhor contato com a ponta do pênis, fazendo com que o homem tenha maior sensibilidade durante o sexo.

2. Reduza suas chances de adquirir DST’s

HIV, clamídia, sífilis, gonorreia, HPV, herpes, tricomoníase… são várias as DST’s que apresentam redução das chances de serem contraídas por homens circuncidados. Mas, afinal, você sabe por que isso acontece?

A parte externa do prepúcio serve como barreira para infecções e doenças, enquanto a de dentro é feita de mucosa — uma área de pele na qual as DST’s tendem a se instalar.

A cirurgia da fimose reduz os riscos de contrair DSt's. Mas não dispense o uso de preservativo.
A cirurgia de fimose reduz os riscos de contrair DST’s. Mas não dispense o uso de preservativo.

Uma vez que essas doenças são facilmente transmitidas devido ao contato com a mucosa do pênis, quando o homem ainda possui o “capuz”, existe uma maior extensão dessa pele.

Quando circuncidado, existe apenas uma pequena parte da uretra revestida de mucosa e suscetível a instalação dos vírus. Isso significa que cirurgia reduz os riscos, mas não dispensa o uso de preservativo.

3. Melhore sua higiene íntima

Com o “capuz” do pênis removido, a limpeza íntima é mais simples e rápida — uma vez que não é necessário puxar a pele para higienizar a área. Em vez disso, é só limpar normalmente por fora com sabonete e água, favorecendo uma higienização mais duradoura e reduzindo doenças urológicas.

4. Diminua os riscos de infecções

Apesar de, em comparação às mulheres, os homens apresentarem riscos bem menores de contraírem infecções urinárias, essas chances podem ser ainda mais reduzidas com a circuncisão.

Isso acontece devido à maior higiene e também pela questão da mucosa — que favorece a instalação e proliferação de bactérias. Problemas como postite e balanite também ficam muito menos frequentes.

A cirurgia de fimose é um procedimento que apresenta inúmeros benefícios para a saúde do homem.

Sua recuperação exige repouso por alguns dias, abstenção de relações sexuais por aproximadamente um mês, uso de compressas de gelo e medicamentos para redução de dor ou inchaço.

Portanto, siga as orientações de seu médico urologista para evitar complicações.

Curtiu conhecer os principais benefícios da cirurgia de fimose? Então, não deixe de conferir também sobre o que é orquite.

 


Escreva um comentário

Share This