Manter em dia a saúde da família é muito importante para evitar doenças e elevar os ânimos, essa pode não ser uma tarefa fácil! No entanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados para manter a saúde de todos: crianças, adultos e idosos. Sendo assim, listamos para você 4 desses cuidados mais importantes. Venha conferir!

1. Boa alimentação

A alimentação é essencial para manter uma boa saúde, pois muitas doenças têm origem quando nos descuidamos dela. A alimentação inadequada, rica em açúcares e gorduras e pobre em nutrientes, pode levar inclusive à obesidade infantil.

Portanto, fique atento a refeições equilibradas, baseadas em frutas, vegetais, cereais, sementes e outros. Dê preferência para pratos com diversidade de alimentos para atingir maior quantidade de nutrientes.

Se você tem uma vida corrida demais para preparar comida todos os dias, pode ser uma boa opção separar um momento para planejar o cardápio da semana. Vale também congelar porções já prontas para os próximos dias.

O ideal é consultar um nutrólogo para que ele possa montar uma dieta personalizada e que se adeque às necessidades nutricionais de cada membro da família de acordo com exames e avaliações.

2. Qualidade do sono

Uma boa noite de sono é importante para a produção de hormônios. Ela ajuda a manter o desempenho diário, seja na sua rotina de trabalho ou de escola das crianças, dormir bem é essencial para o crescimento delas.

Para isso, o ideal é ficar longe dos eletrônicos nesse momento, principalmente crianças, pois são capazes de passar a noite toda acordados. Além disso, é importante que todos tenham uma rotina com horários para dormir e um ambiente relaxante.

Criar o hábito de se deitar mais cedo para ler um livro ou fazer outra atividade tranquila ajuda todos a dormirem mais cedo e com mais facilidade, pois, quando chega a hora de dormir, o corpo já está preparado.

Caso você ou algum membro de sua família tenha muita dificuldade para dormir, o indicado é que faça uma consulta médica especializada, como por exemplo um otorrino. Já que vários problemas podem estar relacionado a problemas respiratórios.

3. Exercícios físicos

Médicos recomendam a prática de exercícios físicos ao menos 3 vezes na semana, por aproximadamente uma hora. Assim é possível combater o sedentarismo, prevenir a obesidade, melhorar a autoestima e muito mais.

As atividades físicas para crianças, adultos e idosos são inúmeras, podendo ter algumas variações para cada idade. Uma opção para estimular a saúde da família é a atividade em conjunto, ou seja, chamar a família toda para ir pedalar ou caminhar, tornando a atividade mais prazerosa.

Lembre-se sempre de consultar um médico antes de começar uma atividade física. Um clínico geral pode realizar uma avaliação básica e, se necessário, indicar um médico de outra área.

4. Exames de rotina

Fazer exames de sangue e visitar um médico de forma regular, pelo menos uma vez ao ano, é uma necessidade de todos. Os exames não são apenas para detectar doenças, mas são principalmente uma forma de prevenção e cuidados com a saúde.

Cada faixa etária apresenta problemas específicos. O gênero também: o homem precisa fazer exames de próstata, as mulheres devem visitar o ginecologista regularmente, idosos devem ficar sempre de olho na pressão arterial, entre outros.

Para ajudar nos tópicos levantados uma dica valiosa é utilizar aplicativos que auxiliem nessas necessidades, como:

  • TecnoNutri, que colabora na alimentação;
  • RunKeeper, que auxilia a fazer exercícios físicos;
  • BoaConsulta, que ajuda a marcar consultas médicas.

Para cuidar da saúde da família toda e prevenir doenças, dê atenção a cada um, procurando incentivar a prática de exercícios físicos, fazer exames regularmente, criar um cardápio saudável e ter qualidade de sono.

Gostou do post? Então siga-nos nas redes sociais, Instagram, Twitter, LinkedIn e Facebook, para receber mais dicas como essas!


Escreva um comentário

Share This