Médico conversando com homem sobre exames periódicos a serem realizados.

4 exames periódicos que devem ser feitos por homens!

Com a rotina agitada e outras questões do dia a dia, algumas pessoas — principalmente homens — deixam de lado os exames periódicos. No entanto, fazer check-ups e ir à consultas médicas é essencial para manter a qualidade de vida e envelhecer com saúde.

Os exames servem para detectar problemas que já estejam afetando sua saúde ou o que possam vir a causar uma doença no futuro. Com a identificação das disfunções, é possível tratá-las precocemente.

Ficou interessado em cuidar melhor de sua saúde? Então, confira 4 exames que homens não devem deixar de fazer!

Exames periódicos preventivos para homens

1. Próstata

Esse é um exame muito temido pela maioria, por medo ou falta de conhecimento a respeito. No entanto, não há razão para isso, visto que é um exame extremamente importante para a saúde do homem, já que ajuda a detectar o câncer de próstata ou identificar o risco de desenvolvê-lo.

O exame é feito em três partes: exame de sangue PSA, toque retal e ultrassonografia transretal. É realizado por um urologista ou proctologista e o indicado é que seja feito pela primeira vez por volta dos 40 anos e anualmente a partir dos 50.

2. Índice de massa corporal (IMC)

O IMC deve ser feito em qualquer idade, pelo menos a cada dois anos ou sempre que houver ganho ou perda de peso. A obesidade já é considerada uma questão de amplitude mundial, além de ser um fator de risco para diversas doenças crônicas. Entretanto, a desnutrição também pode ser uma grande ameaça para a saúde.

O IMC é fácil de ser medido, mas caso o nutricionista ou clínico geral ache necessário, é possível que você seja submetido a outros exames complementares para avaliar os níveis de gordura no corpo.

3. Colesterol e triglicérides

Os níveis de colesterol e o triglicérides são medidos através de exames de sangue, que geralmente são pedidos por um clínico geral em consultas de rotina. Sua importância está principalmente no risco que o colesterol e triglicérides alto representam para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Esses exames devem ser feitos anualmente — desde a juventude — pois esses problemas podem surgir em qualquer idade. No entanto, são especialmente importantes quando há histórico familiar de colesterol alto, vida sedentária, má alimentação ou idade superior a 30 anos.

4. Colonoscopia

O exame de colonoscopia serve para detectar câncer no intestino grosso e no reto — doença que afeta principalmente homens com mais de 50 anos. O exame consiste em procurar feridas e outras irregularidades nesses órgãos, capazes de levantar suspeita de câncer ou do futuro desenvolvimento dele.

Desse modo, ficar sempre atento à faixa etária indicada para realização do exame periódico e fazer check-up médico anualmente é essencial para manter sua saúde em dia. Além disso, é indispensável escolher uma clínica médica de qualidade para realizar seus exames com confiança e ter maior qualidade de vida.

Gostou deste artigo e tem interesse em ficar por dentro de mais assuntos que possam lhe ajudar a manter a saúde e bem-estar? Então, assine já a nossa newsletter!

 


Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *