Muitas pessoas ignoram sinais de que é hora de ir ao médico. É comum que elas não percebam a importância de consultar um especialista — seja a respeito de algum sintoma que o seu corpo esteja apresentando ou para fazer exames de rotina — para a qualidade de vida e o envelhecimento com saúde.

Um médico deve ser consultado sempre que houver qualquer sensação estranha ou diferente, pois fazer diagnóstico logo ao início de qualquer doença pode ser a diferença no tratamento, permitindo que você se cure. Fique atento, pois existem muitas doenças que se não tratadas logo no início podem se agravar e trazer consequências definitivas para a saúde do paciente.

Quer saber quais são os 4 sinais de que alguma coisa no seu corpo não vai bem? Então, continue acompanhando!

1. Falta de ar

A falta de ar é caracterizada pela sensação de dificuldade de respirar e ofegância. É uma suspeita de patologias quando ocorre subitamente ao fazer qualquer esforço mínimo, como subir alguns degraus e ir ao mercado.

Pode indicar doenças como: asma, bronquite, insuficiência cardíaca, bronquiolite, câncer no pulmão, pneumonia, hipertensão pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica, embolia pulmonar e até transtornos psicológicos (ansiedade).

2. Emagrecimento repentino

Embora muito desejada, a perda de peso repentina e em curto período de tempo (em média de 3 a 6 meses) não é normal e muito menos saudável, principalmente quando não houve mudança de comportamento ou de hábitos alimentares por parte do paciente.

Existem várias doenças que causam emagrecimento repentino — gastrite, úlcera, hipertireoidismo, depressão, diabetes, tuberculose, AIDS, entre outras. Sendo assim, o ideal é marcar uma consulta com um clínico geral para que ele avalie a situação e investigue a causa por meio de exames de sangue, imagem, fezes etc.

3. Perda de apetite

A falta de vontade de comer de forma regular (de 3 a 6 refeições diárias aproximadamente) geralmente está associada a problemas como a depressão, estresse, anorexia nervosa, anemia, infecções, fumo, alcoolismo e até ao uso de alguns medicamentos. A perda de apetite é um dos sinais de que está na hora de ir ao médico e averiguar imediatamente a causa, pois pode levar a outros problemas como desnutrição, fraqueza e anemia.

4. Febre

O aumento da temperatura corporal acima do normal para o corpo humano (37 graus) é o que chamamos de febre. Ela pode estar associada a desidratação, infecção viral, infecção bacteriana, insolação, tumores e deve ser investigada quando:

  • não for associada a uma gripe;
  • durar mais que um dia;
  • vir acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, vômito, confusão mental, vermelhidão na pele, dor ao urinar, sonolência etc.

Caso a pessoa com sintoma seja você, não pense duas vezes e vá já ao médico, pois quanto antes você descobrir o que é, melhor será para a sua saúde. No entanto, se for algum membro teimoso da sua família, tente convencê-lo de que está na hora de ir ao médico e de que essa é a melhor solução para preservar a qualidade de vida.

O que achou deste post sobre sinais que você precisa ir ao médico? Você se identificou com algum deles? Está convencido de que precisa de ajuda profissional? Compartilhe sua opinião conosco deixando um comentário aqui embaixo. Até a próxima!

 


Escreva um comentário

Share This