Casal de idosos em pique nique seguindo dicas de como envelhecer com saúde.
|

5 dicas de como envelhecer com saúde

A sensação é de que a vida passa muito rápido, mas o fato é que cada vez vivemos mais tempo. No Brasil, a média de expectativa de vida atual está em torno de 75 anos, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Assim, é importante chegar à melhor idade com tudo em cima. Por isso, separamos cinco dicas para você envelhecer com saúde e aproveitar muito anos mais.

1. Não esqueça dos exames de rotina

Realizar exames periódicos é uma medida eficaz na indentificação de doenças na sua fase inicial e com isso evitar que elas se agravarem com o tempo. A partir dos 40 anos já é possível criar um programa de envelhecimento com saúde, através de consultas com um geriatra. Não tenha preconceito de achar que não se está na idade para isso, esse profissional pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida.

2. Pratique exercícios físicos regularmente

Exercitar-se produz endorfina, que ajuda a melhorar o humor e vencer quadros de depressão. Só isso já seria motivo suficiente para praticar atividade física. Junte também o fato de prevenir o surgimento de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto, entre outras.

Caminhadas diárias de 30 minutos já darão uma guinada na sua vida. Atividades como a natação, além de trabalhar a parte aeróbica, fortalecem os músculos e proporcionam um impacto menor, por ser em contato com a água. Yoga é uma ótima opção, pois promove o alívio de dores e aumenta a auto-estima do praticante, pois trabalham corpo e mente.

3. Alimente-se de forma saudável

Atitudes simples como reduzir o açúcar e o sal, além de consumir alimentos com mais fibras e mais naturais, podem fazer toda a diferença. Coma sem pressa, isso torna mais fácil a mastigação dos alimentos, isso ajuda na sensação de saciedade com a quantidade adequada de alimento.

Beba água! Ingerir a quantidade certa de líquidos durante o dia — no mínimo oito copos de água — ajuda a emagrecer, aumenta a absorção de nutrientes pelo organismo, a energia e a disposição, diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas e ainda colabora com a hidratação da pele de dentro para fora.

4. Abandone hábitos ruins

Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, cigarro e aquelas atitudes motivadas por estresse. Comportamentos assim aumentam a produção de radicais livres no organismo, levando ao envelhecimento precoce. Para envelhecer com saúde é importante encontrar hobbies saudáveis que o agrade, um exemplo é a leitura que ajuda a estimular o cérebro.

5. Vida social ativa para envelhecer com saúde

Cultive seus vínculos sociais. Vá ao cinema, ao shopping, saia com a turma de amigos, viaje. Uma boa dica é juntar-se a grupos que desenvolvam atividades, até mesmo trabalhos voluntários. Conviva com seus familiares.

Viu como todos podemos envelhecer com saúde? A fórmula é, relativamente, simples: pratique atividade física regularmente, mantenha os exames de rotina em dia, estimule sua memória e cultive as relações sociais! Curtiu as dicas? Queremos saber o que você faz ou pretende fazer para chegar à terceira idade com saúde. Conte nos comentários!

 


Postagens similares

2 Comments

  1. Eleci T. Schlosser disse:

    Gostei muito

  2. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Elice!
    Ficamos muito felizes com o seu feedback.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *