Se tem um período do ano que a prática de exercícios físicos ao ar livre é favorecida, esse é o verão. O tempo bom e a temperatura um pouco mais elevada são ótimos incentivos para se movimentar, o que impacta diretamente na sua saúde e qualidade de vida. E aí, você já conhece quais são os principais esportes praticados no verão?

Alguns tipos de atividade fazem mais sucesso nessa época do ano, especialmente aquelas que suam a camisa e queimam calorias ou ajudam a refrescar, envolvendo exercícios na água. Nesse post separamos os 5 esportes mais procurados nos dias de calor. Vamos ver quais são eles?

Principais esportes praticados no verão

1. Corrida ou caminhada

Correr ou caminhar é sempre um ótimo exercício para fugir do sedentarismo, queimar calorias e apreciar cenários bonitos no verão, seja na cidade, em parques e praças, ou na praia. Aproveite o tempo bom para se movimentar ao ar livre, pode ser sozinho ou com um amigo, e veja como esse exercício é viciante. Temos certeza que você não vai mais querer parar!

2. Frescobol

Muito divertido, os frescobol faz sucesso nas praias brasileiras. Criado na década de 40, em Copacabana, para praticá-lo, basta ter duas pessoas, cada qual com sua raquete, e uma bolinha. Nesse esporte, o objetivo é não deixar a bola cair no chão, o que exige muita sincronia e cooperatividade entre os jogadores. Assim, você queima muitas calorias e tonifica os músculos enquanto curte a brisa do mar e pega aquele bronzeado — só tome cuidado com os horários em que vai se expor ao sol!

3. Vôlei de praia

De origem americana, o vôlei de praia foi inventado na Califórnia, em 1920 e, desde que se tornou um esporte olímpico, está mais famoso nas praias de todo o mundo. Para jogá-lo, basta traçar uma quadra na areia, ter uma rede, uma bola e duas duplas prontas para se exercitar. Caso não tenha a rede, é possível improvisar e jogar em uma roda. Se trocar as mãos pelos pés, o esporte vira futevôlei.

Esse esporte contribui em muito para o desenvolvimento da coordenação motora e reflexos corporais, assim como aumenta a capacidade cardiorrespiratória e queima muitas calorias.

4. Stand up paddle

Entre os esportes praticados no verão mais populares, o stand up paddle está em constante ascendência. Nessa prática, a pessoa fica de pé sobre uma prancha mais longa e larga, usando um remo para se mover sobre a água. Muito relaxante, qualquer pessoa pode praticar o stand up e apreciar as belas vistas proporcionadas pelo esporte. No entanto, não pense que essa prática é só relaxamento, não! Ela exige muito equilíbrio e concentração, além de força nas pernas, braços e abdômen.

5. Natação

Não existe nada mais gostoso do que molhar o corpo em um dia quente, não é mesmo? Por isso, se você tem uma piscina ou o mar à sua disposição, utilize esses recursos para fazer um esporte completamente refrescante: a natação. Nadar é um ótimo exercício aeróbico e não exige nenhum aparelho ou equipamento especial. No entanto, tome cuidado e evite regiões muito profundas. Caso não saiba nadar, procure ajuda profissional antes de cair na água — especialmente no mar.

Fazer, pelo menos, um dos principais esportes praticados no verão resulta em uma sensação de prazer e recompensa. Além disso, esse hábito faz muito bem para a manutenção da sua saúde. Por isso, não deixe de praticar qualquer exercício ou esporte que você goste: a sua vida agradece!

Agora, que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios da prática de atividades físicas? Aproveite então para ler nosso outro post e conhecer mais sobre os benefícios de praticar atividades físicas!

Escreva um comentário

Share This