|

5 motivos para você realizar uma consulta com um oftalmologista

Hoje, vamos falar sobre um tema muito importante: a saúde dos seus olhos. Você está cuidando bem deles? Fazer uma consulta com oftalmologista é indispensável para proteger a sua visão. Afinal, quando o assunto é saúde, prevenção nunca é demais!

Sabendo disso, elencamos quais são os 5 principais motivos para visitar o especialista, para que você descubra como proteger os seus olhos de problemas no futuro.

Qual é a importância do cuidado com os olhos?

A visão é um dos sentidos mais importantes para os seres humanos. Por meio dela, temos a possibilidade de ver o mundo e produzir memórias que ficam guardadas para sempre.

Agora, imagine uma vida sem enxergar. Difícil, não é mesmo? É por esse motivo que você deve cuidar muito bem da sua saúde ocular, com consultas periódicas ao oftalmologista. Somente assim é possível detectar doenças precocemente e evitar que elas prejudiquem a sua visão de forma definitiva — podendo, inclusive, levar à cegueira.

Quando marcar uma consulta?

A seguir, separamos 5 motivos que indicam quando você precisa procurar um médico oftalmologista.

1. Irritação nos olhos

A enorme quantidade de horas que passamos em frente aos dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones, pode causar irritação nos olhos, com ressecamento, muita coceira e vermelhidão. Esse problema, na verdade, já tem até nome: é a Síndrome da Visão de Computador. Além disso, algumas pessoas têm alergias nos olhos, manifestando quadros intensos de irritação.

Visite um oftalmologista para que ele prescreva o colírio correto para amenizar esses sintomas e evitar que eles prejudiquem a sua saúde ocular no futuro.

2. Alterações na visão

Se manchas brancas ou escuras estão aparecendo no seu campo de visão, ou, ainda, as imagens estão distorcidas ou duplicadas, você deve procurar um oftalmologista o mais rápido possível. Esses são sinais clássicos de doenças sérias nos olhos, como descolamento de retina e glaucoma. Por isso, não dê sorte ao azar. Adiar a consulta oftalmologista pode custar caro.

Ademais, se você não está mais conseguindo enxergar com a mesma nitidez de antes, a visita ao especialista é fundamental para detectar algum defeito refrativo, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. O próximo passo é fazer os óculos ou as lentes de contato ideais para a sua condição, os quais vão permitir que você enxergue com perfeição novamente.

3. Histórico familiar

Algumas doenças, como a hipertensão e o diabetes, podem fazer muito mal para a visão. Elas provocam uma condição chamada de retinopatia, um problema que prejudica os vasos sanguíneos da retina, estrutura responsável por registrar as imagens captadas e que serão enviadas ao cérebro.

Se você tem casos dessas patologias na sua família, fique de olho! A sua tendência de desenvolvê-las é maior, o que indica que as visitas ao especialista devem ser frequentes para obter um diagnóstico precoce e fazer o acompanhamento do quadro.

4. Cansaço visual

Além de provocar irritação nos olhos, passar muito tempo olhando para a tela de dispositivos eletrônicos também pode deixar a sua vista cansada. Sabe quando as letrinhas começam a ficar embaçadas e os olhos não acompanham mais a leitura? Esses são indícios claros de cansaço visual.

Outros fatores que também contribuem para o desenvolvimento dessa condição são a poluição, o tempo seco e passar grande parte do seu dia em ambientes com ar-condicionado. Consulte o seu oftalmologista assim que notar esses sintomas, para que eles não afetem ainda mais a sua capacidade visual.

5. Idade

Passou dos 40? Então, procurar um oftalmologista todos os anos para consultas de rotina deve se tornar um ritual. Isso porque, a partir dessa idade, problemas de visão podem se desenvolver com maior facilidade. Entre eles está o glaucoma, uma doença séria que pode levar à cegueira e que ocorre por causa do aumento da pressão ocular, provocando a degeneração do nervo óptico.

A catarata é outra patologia que surge com o avançar da idade, na qual o cristalino torna-se opaco e deixa a vista embaçada. Por fim, não podemos deixar de citar a presbiopia, problema associado ao envelhecimento dos olhos, caracterizado pela perda progressiva da capacidade de focar objetos que estão perto com nitidez. Sob o olhar do oftalmologista, é possível fazer o diagnóstico de todas essas doenças antes que elas se agravem e prejudiquem ainda mais a sua visão.

Como encontrar o melhor oftalmologista?

Precisa de dicas de como encontrar o seu oftalmologista? Que tal contar com a internet para facilitar esse processo? A seguir, separamos um passo a passo para ajudar você na busca por um especialista.

Observe a qualificação do profissional

Conhecer a formação do médico oftalmologista é o primeiro passo para garantir que você está fazendo uma boa opção. Por isso, procure onde ele concluiu a graduação, se fez residência médica e outras especializações, além do registro no respectivo Conselho de Medicina.

Analise as avaliações de outros pacientes

Saber a opinião de outras pessoas que já se consultaram com um profissional é uma ótima maneira de conhecer mais sobre ele e acertar na escolha. Na internet, você encontra diversas avaliações de pacientes, com informações que abrangem desde a área que o especialista mais se destaca até suas características pessoais, como pontualidade e atendimento atencioso.

Verifique a disponibilidade de horário

Encontrar um horário na sua rotina compatível com a agenda do profissional é um dos maiores obstáculos no momento de agendar uma consulta. Muitas vezes, é preciso de um tempo considerável no telefone com a secretária até definir o dia e a hora possíveis.

E se você pudesse facilitar todo esse processo? Isso é possível por meio do agendamento online. Marcando as suas consultas pela internet, você visualiza todos os horários disponíveis de forma prática e rápida. Assim, vai ficar muito mais fácil encontrar um tempinho para cuidar da sua saúde.

Agora que você já sabe da importância da consulta com oftalmologista e os principais motivos que indicam a necessidade de procurar esse profissional, não deixe de marcar um horário. Com uma plataforma de agendamento online, que conta com os melhores especialistas, essa tarefa vai ficar muito mais fácil!

Ficou interessado? Entre em contato conosco e encontre o seu oftalmologista! Aproveite!

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *