Toda mulher deve consultar um ginecologista pelo menos uma vez ao ano para realizar o exame preventivo, o qual é fundamental para a saúde feminina. Apesar disso, uma grande parcela desse público foge do procedimento, na maioria das vezes por medo, ansiedade ou vergonha.

No entanto, conhecendo a importância do teste e todos os problemas que podem ser evitados com ele, fica muito mais fácil entender porque realizá-lo e vencer as barreiras para inseri-lo na sua rotina de cuidados médicos.

Quer saber tudo sobre o exame preventivo? Continue a leitura! Vamos lá?

O que é exame preventivo?

O preventivo, conhecido também como exame Papanicolau, é um teste realizado em mulheres que já iniciaram a vida sexual e tem objetivo de detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou demais doenças sexualmente transmissíveis que acometem os órgãos genitais feminino, prevenindo a evolução ou complicações.

A grande maioria das lesões que evoluem para o carcinoma de colo de útero são provocados pelo HPV, um vírus que pode ser evitado pelo uso de preservativos de barreira, como a camisinha.

Como o exame é feito?

Esse exame é realizado em consultório médico, sem necessidade de anestesia.

O melhor período do mês para passar pelo teste é uma semana antes de menstruar, porque o sangue afeta a sua realização.

Além disso, é importante evitar fazer duchas ou utilizar cremes vaginais, assim como ter relações sexuais 3 dias antes de passar pelo teste. Ademais, mulheres grávidas podem fazer o Papanicolau sem que isso prejudique o bebê.

No dia da consulta, a mulher é colocada em uma maca na posição ginecológica, ou seja, com os joelhos afastados. Logo, o ginecologista faz uma análise externa, apalpando a região pélvica e procurando lesões na vulva.

Além disso, o exame de mamas também faz parte do preventivo, em que o médico verifica a presença de caroços nos seios e axilas que podem ser um indicativo de câncer de mama. Assim, se ele desconfiar de algo, pedirá exames mais sensíveis e específicos, como uma ecografia de mamas ou mamografia.

Geralmente o exame de mamas e o papanicolau são realizados na mesma consulta
Geralmente o exame de mamas e o papanicolau são realizados na mesma consulta

A próxima etapa do exame preventivo é a inserção de um espéculo na vagina, um instrumento médico utilizado para afastar as paredes internas desse órgão. Esse instrumento é disponível em diversos tamanhos para se adaptar com o biótipo de cada mulher, diminuindo o desconforto do procedimento. Com ele, o ginecologista pode observar a situação da cavidade e se essa apresenta alguma alteração visual, como feridas, inflamação e corrimentos.

Após essa etapa visual, o médico utiliza uma espécie de colher com uma escovinha para recolher algumas células do colo de útero e da região de transição com o tecido mais interno do órgão.

O preventivo é, portanto, um exame muito simples, rápido e indolor, mas lembre-se: você deve estar relaxada para passar por ele.

O exame muito simples, rápido e indolor
O exame é muito simples, rápido e indolor

Em quanto tempo sai o resultado?

O material recolhido é enviado para um laboratório que fará a análise microscópica, verificando a presença de inflamação, doenças sexualmente transmissíveis e lesões sugestivas de malignidade, ou seja, câncer.

O resultado é liberado em 7 dias para o médico. Se alguma alteração for detectada, o teste deve ser repetido em 6 meses. Caso contrário, a mulher pode continuar a fazê-lo de ano em ano ou a cada 3 anos, quando os dois últimos resultados estão dentro da normalidade.

Qual a importância de fazer o exame Papanicolau?

Como foi possível observar no decorrer do artigo, o teste Papanicolau é imprescindível para detectar diversas doenças na mulher, especialmente situações mais sérias como o câncer de colo de útero, antes que esse expresse sintomas na paciente.

Assim, cumprir o ritual de procurar um ginecologista rotineiramente é fundamental. Dessa forma, quanto mais mulheres fazem o exame, mais mortes causadas pelo carcinoma podem ser evitadas! E aí, vamos nos cuidar?

Essa é a melhor forma de prevenir uma das doenças mais severas que acometem as mulheres. Por esse motivo, não hesite quando o assunto for procurar um bom ginecologista para realizar o exame preventivo e mantenha sua saúde em dia!

Gostou do nosso post? Então deixe seu comentário logo abaixo: conte a sua experiência ou tire suas dúvidas!

 


Escreva um comentário

Share This