Andropausa: saiba mais sobre a “menopausa” masculina

Você já ouviu falar sobre a andropausa? Conhecida como a menopausa masculina, essa condição afeta especialmente os homens acima dos 40 anos de idade.

Ao contrário do que a maioria da população imagina, não são apenas as mulheres que sofrem com os sintomas das quedas hormonais com o avançar da idade. Nos homens, as taxas de testosterona, o hormônio sexual masculino, começam a cair.

Já está provado que os homens também são afetados por problemas semelhantes, os quais manifestam alguns sintomas desagradáveis quando estão nessa situação.

Quer descobrir mais sobre a andropausa? Continue a leitura e confira quais são os principais pontos sobre ela.

Causas da andropausa

Com o avançar da idade, ocorre uma queda natural da síntese de testosterona pelo organismo dos homens. No entanto, mesmo com a produção mais baixa, os níveis do hormônio sexual masculino continuam dentro da faixa da normalidade e a fertilidade não é encerrada. Portanto, a andropausa é um processo bem mais leve que a menopausa feminina.

Em alguns casos, a queda da testosterona pode ocorrer a partir dos 35 anos, como se fosse uma menopausa precoce. Essa situação está muito relacionada com a genética e hereditariedade, mas também com hábitos de vida. Entre os principais fatores desencadeantes da andropausa estão:

  • obesidade;
  • hipertensão;
  • diabetes tipo 2;
  • estresse;
  • tabagismo e alcoolismo;
  • disfunções tireoidianas;
  • insuficiência renal;
  • medicamentos que afetam os testículos.

Sintomas da andropausa

Ao contrário da menopausa, a andropausa não possui sintomas tão marcantes como as fortes ondas de calor que surgem após a interrupção da menstruação. Confira quais são os sintomas mais comuns nessa fase:

  • indisposição e muito cansaço;
  • queda de pelos e cabelos;
  • alterações no humor e irritabilidade;
  • diminuição da libido;
  • disfunção erétil.

Além disso, durante a andropausa, os homens também apresentam maior tendência em perder massa muscular e óssea, assim como acumular gordura na região abdominal.

Tratamento da andropausa

Tratar a andropausa é muito fácil: basta procurar um médico endocrinologista para que ele diagnostique sua condição por meio de dosagens sanguíneas e prescreva um tratamento de reposição hormonal. Assim, a testosterona é aplicada no organismo por injeções ou adesivos transdérmicos. Além disso, o médico pode optar por um tratamento com medicamentos que estimulam a produção de testosterona pelos testículos.

O tratamento é indicado para todos os homens que sofrem com os sintomas da andropausa, exceto aqueles que estão em tratamento de câncer de próstata ou mama. Ademais, pacientes com condições descontroladas de apneia do sono, epilepsia ou insuficiência cardíaca também possuem o tratamento contraindicado.

É fundamental que, durante a reposição hormonal, os níveis sanguíneos de testosterona sejam acompanhados por meio de exames laboratoriais. Os resultados devem estar sempre dentro da faixa recomendada — ou seja, para evitar efeitos colaterais, o hormônio nunca deve ser aplicado em excesso.

Mudanças de hábitos também são medidas importantes e complementam o tratamento medicamentoso. Como os homens que estão na andropausa podem perder massa muscular e aumentar a porcentagem de gordura abdominal, é recomendado que a dieta seja equilibrada e rica em fontes de proteína, além da prática regular de atividades físicas.

A testosterona é um dos principais hormônios sexuais masculinos e a sua queda é o que define a andropausa. Essa condição afeta os homens principalmente nas idades mais avançadas, os quais manifestam sintomas como cansaço excessivo, irritabilidade e problemas na ereção. Um ponto positivo, no entanto, é que existe tratamento. Portanto, consulte um médico se você está nessa condição e recupere o seu bem-estar e qualidade de vida!

Gostou do nosso conteúdo? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma opinião sobre o assunto? Então deixe o seu comentário abaixo!

 


92 comentários em “Andropausa: saiba mais sobre a “menopausa” masculina”

  1. Meu marido tem 52 anos e mudou muito esta muito rabugento implica com tudo, reclama de tudo. Tá sempre irritado e ele era super calmo. Pode ser manifestações da endropausa?

  2. Elciclei Araújo Rêgo

    Tenho 46 anos, e fiz recentemente meus exames periódicos e não deu nem uma alteração, porém tenho sentido uma peni cações pelo corpo, braços, pescoço, ombros, tipo uma pinicadas . O que seria? Fiz minha consulta com uma enfermeira e ela me disse sobre os Hormônios e a andropausa.

  3. Adorei a explicação rápida, contudente, e com a responsabilidade de dar todas supostss perguntas, desde as causas, tratamento, qual especialístas, e tranquilizar os homens que estão passando por este grave problema, pois pra nós homens, isso é muito grave, pois é uma das bases para muitos casamentos se manterem, infelizmente!
    Eu, fumante e vida sedentária devido a profissão de taxista diarista, fui atingido por uma separação recente com um filho de 3 anos de idade, e a minha separação foi muito tumultuada e com muita mágoa e isso alimentou mais a minha preocupação! Valeu, e muito obrigado!!!

  4. Meu urologista diz sempre que a taxa hormonal está normal, mas lendo aqui os sintomas, sinto tudo isso.

  5. Bom dia, minha dúvida é tomo remédio para convulsões que está sem a 4 anos posso fazer a reposição da testosterona?

  6. Obrigado pelas dicas com 49 imaginei que isso fosse só para os outros mas vou ao médico conferir algums sintomas já estão m atormentando .obg

  7. Gostei da explicação. Nos nunca pensamos nessa possibilidade de baixa hormonal. Amigos dizem assim: Eu mesmo não tenho isso, e sei que uma mentira. Aqui onde moro só tem medico que atende homem.

  8. Clemilton leal dos santos

    muito esclarecida gostei pois tenho insuficiência renal e sinto falta de apetite sexual

  9. Gostei muito da informação prestada e foi muito útil ficarei atento para os sintomas. Obrigado

  10. Gostei da dica, vou procurar um especialista para relatar o meu problema e, conseguir um resultado positivo para o momento. Muito grato!

  11. Gostei do que li ,mas os meus sintomas é que durante a noite e quando venho ao wc depois ir para a cama de novo sinto muito calor.

  12. Marco aurelio Fonseca de almeida

    E isso mesmo gostei do assunto e ja estou me faixa etaria dos 64 anos e estou com grande problemas de erecao precizo de ajuds

  13. Muito interessante, achava eu que os picos de calor seria um dos sintomas, errei, mais a queda de cabelo é incrível. Obrigado

  14. Homens q retiraram a tireóide pode ter andropausa ⁉️ pode sentir o corpo quente tmb(quentura)⁉️

  15. Marcos F. da silva

    Obrigado pelas dicas estou com 55 e estou com sintomas mas vou consultar médico
    para ver realmente oque tenho. valeu

  16. obg pela consulta, provavelmente estou com na andropausa,a única dúvida q tenho calorão.

  17. Boas dicas sinto muito pouco as manifestações apenas cansado as vezes tenho 62 anos e bom apetite sexual pressão controlada com medicamentos sou fumante e bebo todos os dias a noite mas alimento quando bebo !

  18. Meu esposo está com todos os sintomas, 49 anos… e se ele tomar Vitalion Testo, suplemento alimentar comalto teor de zinco, cromo, complexo B etc?

  19. Legal também gostei do artigo, creio que já estou entrando nessa fase pois estou me sentindo mal, vou procurar o médico, abraços.

  20. MARIA de Fátima de Oliveira

    Meu namorado tem 50 anos. Já alguns meses quando vamos namorar ele não consegui finalizar… fica o tempo todo ereto mas não finaliza. Ele fala que da á vontade mas não sai nada… ele está sentindo já um desconforto nas bolas escrotal isso é normal??? Qual médico ele deve procurar??? Super gostei de tudo que li. Obrigada.

  21. Bom dia. Qual a especialidade médica que devo procurar? Quais os alimentos para aumentar os níveis de testosterona? Obrigada.

  22. Gostei sim do conteúdo. Me esclareceu muito sobre os sintomas da andropausa. Quero saber se pode repor hormônios masculinos se o indivíduo é acometido de hiperplasia benigna.

  23. Que conteúdo rico em informações. Aos 44 que estou não entendia a falta de libido; agora ficou claro. Obrigado Agora posso até ajudar meus amigos com as mesmas dúvidas. Obrigado.

  24. Equipe Boa Consulta

    Olá Henrique, como vai?

    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  25. Equipe Boa Consulta

    Olá Márcia, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  26. Equipe Boa Consulta

    Olá Ângela, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  27. Equipe Boa Consulta

    Olá José, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  28. Equipe Boa Consulta

    Olá Pedro, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário. É muito importante buscar auxílio médico, um especialista poderá responder todas as suas dúvidas.

  29. Equipe Boa Consulta

    Olá Geni, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  30. Equipe Boa Consulta

    Olá Márcia.
    É algo realmente desconhecido, mas que com o compartilhamento pode ajudar diversas pessoas.

  31. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Solange?
    A Andropausa provoca diversas mudanças comportamentais, devido às mudanças hormonais.
    A nossa recomendação é que converse com seu marido e juntos procurem auxílio de um Médico Endocrinologista, para receber um diagnóstico e se for o caso, realizar a reposição hormonal.

  32. Equipe Boa Consulta

    Olá José.
    É isso mesmo, não podemos deixar o preconceito ser maior que a necessidade de buscar ajuda.

  33. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Amorim?
    Recomendamos que você avalie a possibilidade junto ao seu médico, tomando todos os cuidados possíveis.

  34. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Silvano?
    Com o aparecimento dos sintomas, semelhantes aos descritos no post, recomendamos que realize uma avaliação médica.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Endocrinologistas, este profissional será capaz de diagnosticar e prescrever o melhor tratamento.

  35. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Petronio?
    Essa afirmação poderá ser concedida após uma avaliação médica, recomendamos que consulte o seu médico a respeito do assunto.

  36. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Paulo?
    Os Exercícios Anaeróbicos são ótimos estimulantes do hormônio testosterona.

  37. Equipe Boa Consulta

    Olá Mario, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar trazendo novas informações. Lembre-se que é extremamente importante adotarmos hábitos saudáveis para evitar possíveis problemas de saúde no futuro.

  38. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Roberto?
    O ideal é manter um estilo de vida saudável e realizar check-ups periodicamente e principalmente manter um equilíbrio na ingestão de bebidas alcoólicas.

  39. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai marcos.
    Ficamos felizes em ajudar e principalmente com o seu feedback.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Endocrinologistas, este profissional será capaz de diagnosticar e tratar a andropausa.

  40. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Franzé?
    Ao contrário da menopausa, a andropausa não possui sintomas tão marcantes como as fortes ondas de calor.

  41. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Euzébio?
    A andropausa ainda é pouco divulgada, mas se você se identificou com os sintomas, agende seu atendimento com o endocrinologista quanto antes.

  42. Equipe Boa Consulta

    Olá Marcos, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário. É muito importante irmos regularmente ao médico para nos orientarmos da maneira mais adequada.

  43. Equipe Boa Consulta

    Olá Euzébio, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário. É sempre um prazer poder contribuir com novas informações.

  44. Equipe Boa Consulta

    Olá Edson, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, é sempre um prazer contribuir com novas informações.

  45. Equipe Boa Consulta

    Olá Marcos.
    Obrigado por seu feedback! Recomendamos que você procure o médico urologista, este será capas de ajuda-lo.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Urologistas.

  46. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Ângelo.
    O calor pode ser reflexo dos sintomas, mas o ideal é procurar auxílio médico para investigar.

  47. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Alves?

    Não. Ao contrário da mulher (todas as mulheres evoluem para menopausa) no homem não necessariamente este processo ocorrerá.

  48. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Elciclei.
    As causas podem ser muitas, mas como a enfermeira bem orientou, pode ser sim uma desordem hormonal, recomendamos uma avaliação prévia com um médico clínico geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima