Na foto, pessoas que aparentam ser mais velhas estão praticando algum tipo de exercício com as mãos levantadas.

Aprenda como prevenir o Alzheimer para não sofrer no futuro

Você sabe como prevenir o Alzheimer? Essa doença, que leva uma pessoa a desenvolver um quadro de demência e perda da memória, acontece com maior frequência a partir dos 65 anos. Acomete, principalmente, a população feminina.

Apesar de ocorrer em idades mais avançadas, o Alzheimer tem um longo processo de evolução até manifestar os primeiros sintomas e, após se estabelecer, não tem cura. Por isso, é importante tomar cuidados para se prevenir desde cedo ou evitar os seus avanços. Nesse artigo, separamos algumas dicas eficientes para prevenir o Alzheimer!

O que é o mal de Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença caracterizada pela atrofia e deterioração lenta e progressiva do cérebro, o que acaba afetando as funções cognitivas, especialmente a memória. Também afeta a locomoção, deglutição e comunicação em casos mais avançados. Os danos nos neurônios podem ser causados de duas diferentes formas: pelo acúmulo de placas de proteína beta-amiloide e por emaranhados de uma proteína, chamada tau, no cérebro.

Além disso, no Alzheimer, ocorre uma diminuição da acetilcolina, neurotransmissor essencial para a comunicação entre os neurônios. Essa doença não tem cura e o tratamento consiste em preservar as funções cerebrais que ainda não foram afetadas, assim como amenizar sintomas como a depressão e a insônia.

Um fato sobre essa doença é que ela está associada a fatores genéticos. Ou seja, se existem casos na família, as chances de um descendente ter Alzheimer é mais elevada. Todavia fatores ambientais e o estilo de vida de uma pessoa são determinantes para que essa doença se desenvolva ou não.

Como prevenir o Alzheimer?

Existem algumas medidas que você pode inserir no seu dia a dia para evitar o Alzheimer ou, ao menos, retardar o seu aparecimento e estender a quantidade de anos sem as manifestações dessa doença. A recomendação é que você comece a se prevenir o quanto antes para não sofrer as consequências no futuro. A seguir, separamos as principais medidas que devem ser tomadas para evitar esse mal. Acompanhe!

Dormir bem

Além de recuperar o seu organismo a cada dia, ter uma boa noite de sono é fundamental para evitar o Alzheimer. Dormir mal com frequência produz danos ao cérebro semelhantes à doença. Ademais, o sono ajuda a controlar o acúmulo de placas de proteína beta-amiloide, mantendo os níveis dessa toxina em um nível mais baixo, o que reduz a manifestação de sintomas.

Por isso, durma pelo menos 8 horas por noite, que é o recomendado para uma pessoa adulta. Esse período de repouso deve ser constante, ou seja, sem interrupções. Entre as dicas para ajudar a relaxar antes de pegar no sono está não trabalhar na cama e se desconectar da internet.

Fazer exercícios

Praticar alguma atividade física faz muito bem para a saúde em geral e também ajuda na prevenção do Alzheimer. Entre as opções estão a corrida, natação, jogar futebol, dançar, fazer musculação e diversas outras modalidades. Os mecanismos que envolvem esse fator de proteção ainda não foram completamente elucidados. No entanto, sabe-se que, após uma atividade física, neurotrofinas que ajudam na memória são liberadas no cérebro.

A orientação é que, no mínimo, 2 horas de atividades físicas semanais sejam realizadas, o que já é suficiente para reduzir os riscos de desenvolvimento dessa doença. Esse tempo pode ser dividido em práticas de meia hora repetidas quatro vezes na semana.

Ter uma alimentação balanceada

Os alimentos que você consome estão completamente relacionados com a possibilidade de desenvolver o mal de Alzheimer. Por esse motivo, uma boa aposta é investir na dieta do Mediterrâneo, que conta com um cardápio repleto de frutas, verduras, azeite, cereais e consumo moderado de vinho, alimentos ricos em antioxidantes que protegem o cérebro de radicais livres.

Os peixes fontes de ômega 3, como sardinha, salmão e atum, são ótimas opções, pois reduzem os riscos de declínios cognitivos. Outros alimentos ricos em gordura boa — a monoinsaturada —, como as castanhas, amendoim e azeitonas, também são muito indicados. Quanto às contraindicações, é importante evitar o excesso de carne vermelha, alimentos industrializados ou refinados, leite e seus derivados, como manteiga e creme de leite.

Controlar os problemas psicológicos

estresse e a ansiedade afetam diretamente o cérebro, pois produzem hormônios maléficos para essa estrutura. Além disso, pessoas com depressão têm um maior risco de desenvolver Alzheimer. Assim, consultas com terapeutas e psicólogos podem ser muito úteis para manter o equilíbrio e reduzir as chances de desenvolver problemas cognitivos.

Estimular a cabeça

Manter a mente sempre ativa, com atividades que estimulam os pensamentos e a memória, é uma das principais maneiras de se prevenir do Alzheimer e evitar que essa doença avance. Entre as opções estão aprender uma nova língua, tocar um instrumento musical, ler com frequência e se divertir com jogos de estratégia, como xadrez, palavras-cruzadas ou montar quebra-cabeças.

Ademais, invista na sua formação intelectual. Quantos mais anos de estudos e conhecimento acumulado ao longo do tempo, menos propenso a apresentar sintomas de Alzheimer você estará.

Cuidar da saúde

Altos níveis de colesterol contribuem para o desenvolvimento do Alzheimer. Os diabéticos também devem ficar atentos: índices elevados de glicose sanguínea aumentam em até 3 vezes as chances de ter problemas cognitivos. A pressão alta também está associada com a morte de neurônios, perda da memória e demência.

Por esse motivo, consulte sempre um médico e faça exames de rotina para monitorar esses parâmetros. Caso estejam inadequados, o clínico geral passará as medidas necessárias para controle, como alimentação correta, prática de exercícios físicos e medicação.

Evitar o excesso de peso

Você não gosta de subir na balança porque sempre se assusta com o número que aparece? Pois saiba que isso pode ser um sinal muito preocupante para a saúde do seu cérebro. O sobrepeso e a obesidade estimulam a degeneração desse órgão, o qual encolhe e fica mais propenso a sofrer com os processos de demência. Portanto, não abuse nas calorias e procure estar dentro da faixa recomendada para a sua altura.

Agora que você descobriu as principais maneiras de como prevenir o Alzheimer, é só começar! Manter um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenir essa doença. Caso, mesmo assim, você manifeste os primeiros sintomas de demência, procure um médico imediatamente para receber orientações e o tratamento adequado.

Gostou do nosso post? Então, siga as nossas redes sociais para ficar sempre por dentro dos melhores conteúdos sobre saúde! Estamos no FacebookTwitter e Instagram!

 


Postagens similares

20 Comments

  1. Osmar Ribeiro da Cunha disse:

    Parabéns aos profissionais da saúde, responsáveis pela postagem desta rica informação sobre a doença de Alzheimer, bem como, orientações sobre a sua percepção e prevenção. No meu caso, já estou com 74 anos e ainda não percebi diferença significativa na memoria, apesar de algumas vezes não guardar a imagem de pessoas que as vejo pela primeira vez. Gosto de exercitar a memória, recordando cálculos de matemática, matéria, que fui sempre bom aluno. Adoro coisas difíceis de assimilação, se souber que isso, também, previne a doença, fico satisfeito.

  2. Gostei, para os primeiros passos foi muito esclarecedor.
    Obrigada

  3. Marco Antonio disse:

    Gostei muito dessas informações.Elas nos ajudam a compreender melhor a situação.

  4. Necessariamente terei Alzheimer pelo fato do meu pai estar com a doença? Resumindo, é hereditária? Uma pessoa que não tem a doença na família, pode desenvolvê-la?

  5. Gostei das informações, são mais claras e dão informações mais precisas e de entendimento melhor.

  6. Janete Rodovalho da Silva disse:

    Gostei Muito das orientações sobre o que ajuda a evitar o mal de Alzheimer!
    Pois tenho muitos casos na minha família que tiveram esse problema e tenho muito medo de te-la também!

  7. Gostei muito e vou procurar o neurologista o mais rapido pissivel.

  8. Minha mãe está com começo do alzaimer e eu estou muito triste e nervosa ? e estou com 60 anos e tenho medo de vir a ter essa doença… obrigada pelas orientações.

  9. Equipe Boa Consulta disse:

    Sandra, obrigado por seu comentário.

    Existem diversas medidas para prevenir ou retardar o avanço do Alzheimer.
    Recomendamos que você faça um acompanhamento com um Neurologista para mapear traços genéticos e receber as melhores orientações.

  10. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Janete?

    Ficamos muito felizes em ajuda-la.
    A nossa recomendação é adotar um estilo de vida mais saudável e inconformidade com as dicas deste post.
    Outra dica muito importante é realizar acompanhamentos com o Médico Neurologista, para mapear, prevenir ou retardar a patologia.

  11. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Ilma, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  12. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Nilsa?
    Ficamos felizes em ajudar, mas lembre-se, cuida-se bem e faça exames regulares.

  13. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Marco?
    Ficamos muito felizes em saber que ajudamos, mas lembre-se de sempre realizar exames regulares.

  14. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Osmar, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar. Fazer nosso cérebro trabalhar através de exercícios e estímulos é uma ótima maneira de nos mantermos saudáveis, mas não se esqueça de visitar um médico regularmente para se assegurar que sua saúde está em dia.

  15. Antônio Carlos Gomes dos Santos Santos disse:

    Parabéns pela matéria, e obrigado pelas orientações. Procurei no Google orientação sobre Alzheimer pq estou com 77 anos .Ultimamente, tenho me preocupado muito, e procurado me orientar, como faço agora. Fui atleta de competição na juventude, e imagino q essa atividade na juventude , esteja me fazendo bem , claro, se seguir orientações como a elencadas nessa matéria. Minha mãe morreu de esclerose múltipla e isso, também, me preocupa. Vou procurar um neurologista. Obrigado

  16. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Antônio, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar. É muito importante estarmos sempre cuidando da nossa saúde, se precisar de uma recomendação, aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Neurologistas.

  17. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Ricardo?

    Não exatamente, apesar de já se saber que o alzheimer tem fatores hereditários, não é possível afirmar que você também será acometido.

  18. Olá equipe boa consulta.
    Eu estou fazendo um trabalho de escola sobre o alzheimer e essa matéria está me ajudando muito sobre como prevenir essa doença horrível, Obg a toda a equipe médica de todos os hospitais.

  19. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá! Como vai Clara?
    Ficamos muito felizes em ajudar. E claro, esperemos que você vá muito bem em seu trabalho.
    Boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *