A medicina, a ciência e a sociedade como um todo estão em uma busca constante por alternativas para promover o bem-estar e a saúde das pessoas. No entanto, nem sempre é preciso apostar em tecnologias modernas ou em grandes recursos para isso, o que torna o conhecimento sobre os melhores benefícios da acupuntura muito interessante.

A técnica milenar, com origem na cultura chinesa, ainda desperta dúvidas e curiosidades em muita gente, mas pesquisas, estudos e resultados não param de demonstrar a sua eficácia no tratamento e na prevenção de muitos problemas comuns ao ser humano. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, o que é a acupuntura?

A acupuntura é, de uma forma resumida, uma técnica que utiliza a aplicação de agulhas muito finas, colocadas em pontos estratégicos do corpo humano e valendo-se do princípio de que esse tipo de estímulo traz uma série de benefícios, que são vantajosos tanto para pessoas saudáveis quanto para aquelas que apresentam algum tipo de problema de saúde.

É uma terapia milenar, como dito, altamente popular e difundida em seu país de origem, que é a China, além de em muitos outros, especialmente no Oriente. No entanto, pesquisas e estudos do Ocidente corroboram a sua eficácia, percebendo-a útil até mesmo em questões emocionais e para doenças, como sinusite, asma, enxaqueca, reumatismo e muito mais.

Para que serve a acupuntura?

Como dissemos acima, a acupuntura tem o intuito de trazer benefícios para a saúde global das pessoas. Ela pretende fazer isso por meio da restauração do equilíbrio dos chamados canais meridianos, conceito esse amplamente difundido na cultura chinesa, que considera que o ser humano tem uma energia vital e o seu desequilíbrio é a origem de todos os problemas.

Caso isso pareça pouco fundamentado para você, vale ressaltar que a técnica mostra excelentes resultados nos mais variados tratamentos. Cientificamente, o seu mecanismo de ação atua por meio do estímulo das terminações nervosas livres, que têm receptores específicos para dor e temperatura, modulando a sua função.

Uma das modalidades mais difundidas é a auriculoterapia, que foca determinados pontos terapêuticos considerados muito sensíveis, que se localizam em nosso pavilhão auricular, que é a parte visível da orelha. Isso pode melhorar quadros álgicos intensos, o que implicaria a redução do uso de analgésicos e outros medicamentos.

Outra técnica que vem chamando a atenção de muita gente é a eletroacupuntura, que utiliza pequenas descargas elétricas feitas pelas finas agulhas nos pontos estratégicos, o que implica a liberação cerebral de substâncias ligadas ao bem-estar, tendo um desempenho positivo para fibromialgia, lesões musculares e até mesmo ansiedade.

acupuntura

Quais são os benefícios da acupuntura?

Agora que você já entendeu melhor o que é, para que serve e um pouco da forma pela qual a acupuntura age no organismo humano, vamos esclarecer melhor alguns dos seus benefícios mais notáveis. Continue lendo o artigo e descubra de que maneira essa técnica milenar pode ajudar na sua vida.

Redução da ansiedade e do estresse

Um dos maiores e mais celebrados benefícios da acupuntura é a redução da ansiedade e do estresse. Esses são considerados males da sociedade moderna e estão, em maior ou menor nível, relacionados com os hábitos de vida prejudiciais que boa parte das pessoas adota atualmente, como sedentarismo, alimentação desregulada e assim por diante.

Muitas vezes, é o próprio médico que recomenda ou, dependendo da sua formação, até mesmo aplica a técnica no seu paciente, visando a melhorar os sintomas e trazer um pouco mais de tranquilidade e relaxamento. Para um resultado ainda melhor, é fundamental ter uma rotina mais saudável, manejar os problemas e usar os medicamentos prescritos, se for o caso.

Diminuição de quadros de dor crônica

Os quadros de dor crônica estão entre as situações mais desconfortáveis que um paciente pode experimentar na medicina, especialmente se ela for intensa e estiver presente por muitos anos. Isso é algo que pode acabar com a qualidade de vida da pessoa e demandar o uso constante de muitos remédios, o que tende a elevar os seus efeitos colaterais.

Dessa maneira, a acupuntura surge como um poderoso coadjuvante, que pode, dependendo do caso, reduzir bastante o coquetel medicamentoso necessário. A introdução das agulhas finas em pontos específicos ativa as fibras musculares, liberando substâncias, como a endorfina, que promoverá um maior relaxamento e uma grande sensação de bem-estar.

Atuação como um tratamento complementar de doenças

Outra utilização muito comum das sessões de acupuntura nos dias de hoje é como um tratamento complementar para uma série de doenças. Os seus benefícios podem agir de maneira sinérgica combinados com outras terapias, medicamentosas ou não, proporcionando uma ação muito mais completa e com um melhor prognostico para o paciente.

Além disso, é realizada a aplicação das agulhas finas em meridianos específicos, com a intenção de liberar o fluxo de energia do corpo e, com isso, fortalecer o sistema imune da pessoa, que produzirá substâncias e células de defesa para combater com mais eficiência qualquer problema. A melhora da circulação sanguínea é outra vantagem notável.

Auxílio contra vícios e dependência

Uma aplicação muito relevante da acupuntura, mas que ainda é desconhecida por boa parte do público, é na ajuda contra vícios e dependências químicas. O paciente que realiza sessões constantes com a terapia pode ganhar um fôlego extra contra o uso de cigarro, de álcool, de drogas e até mesmo na compulsão alimentar.

O profissional capacitado introduzirá as finas agulhas nos pontos certos, minimizando o desejo pelo que quer que seja e promovendo uma sensação de bem-estar ampla, com a liberação de substâncias que trazem calma, tranquilidade e saciedade. Mais uma vez, a técnica pode agir como um poderoso coadjuvante de outras ações e do uso de um tratamento medicamentoso.

Agora que você já conhece alguns dos melhores benefícios da acupuntura, é bem provável que esteja pensando em fazer uma sessão. Ainda que você não tenha nenhum problema, a terapia pode ser útil, mantendo a sua saúde ou ajudando a evitar que qualquer problema se instale!

Gostou de conhecer as vantagens do uso da técnica? Está sentindo algum incômodo e gostaria de fazer uma avaliação médica? Então, não perca mais tempo, e agende uma consulta!

Escreva um comentário