Bula do medicamento Zinnat.

Bula Zinnat comprimidos 250mg e 500mg

Bula de identificação da Zinnat (axetilcefurxima), com todas informações que precisa saber sobre o medicamento. Que foram retiradas da bula original de referência e adaptadas para uma melhor leitura e entendimento do leitor.

Nome do medicamento: Zinnat | axetilcefuroxima
Recomendado para adultos e pediátrico (acima de 6 anos). Uso via oral.

Zinnat é apresentado na forma de comprimidos revestidos, contendo 250 mg de cefuroxima acondicionados em embalagem com 10 ou 14 comprimidos, ou contendo 500 mg de cefuroxima acondicionados em embalagem com 10, 14 ou 20 comprimidos.

Composição de cada comprimido:

Cada comprimido de 250 mg contém:

cefuroxima ……………………………….. 250mg (equivalente a 300,72 mg de axetilcefuroxima)

excipientes: q.s.p. ……………………….. 1 comprimido

Cada comprimido de 500 mg contém:

cefuroxima …………………………………. 500mg (equivalente a 601,44 mg de axetilcefuroxima)

excipientes: q.s.p. ……………………… 1 comprimido

  • Excipientes: celulose microcristalina, croscarmelose sódica, laurilsulfato de sódio, óleo vegetal hidrogenado, dióxido de silício coloidal, hipromelose, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno e opaspray branco (hipromelose, dióxido de titânio, benzoato de sódio, solventes metilados industriais e água purificada).

Para que serve o medicamento Zinnat?

A cefuroxima é indicada no tratamento de pacientes com infecções causadas por cepas sensíveis dos microrganismos relacionados às seguintes condições:

Amigdalite e faringite: causadas por S. pyogenes (estreptococos β-hemolíticos do grupo A). A cefuroxima é geralmente eficaz na erradicação do estreptococo da orofaringe; entretanto, não se recomenda sua indicação na profilaxia da febre reumática subsequente, uma vez que ainda não se dispõe de dados sobre o assunto.

Otite média: causada por S. pneumoniae, H. influenzae (cepas sensíveis à ampicilina), S. pyogenes (estreptococos β-hemolíticos do grupo A) e M. catarrhalis (cepas sensíveis à ampicilina).

Infecções do trato respiratório inferior (pneumonia e bronquite): causadas por S. pneumoniae (cepas suscetíveis à ampicilina) e H.

parainfluenzae (cepas sensíveis à ampicilina).

Infecções do trato urinário: causadas por E. coli e K. pneumoniae (na ausência de complicações urológicas).

Infecções da pele: causadas por S. aureus e S. pyogenes (estreptococos β-hemolíticos do grupo A).

Sinusite: causada por S. pneumoniae, H. influenzae e anaeróbios sensíveis à cefuroxima.

A susceptibilidade ao Zinnat® pode variar de acordo com a localidade e temporalmente. Dados locais devem ser consultados quando disponíveis (ver Propriedades Farmacodinâmicas).

Resultados de eficácia

A axetilcefuroxima apresenta um amplo espectro de ação antimicrobiana com um perfil farmacocinético que permite uma conveniente posologia de duas tomadas ao dia. A droga é bem tolerada tanto por pacientes adultos ou pediátricos, apresentando um índice de eventos adversos comparável ao de outras cefalosporinas.

(Scott LJ, Ormrod D, Goa KL. Cefuroxime axetil: an update review of its use in the management of bacterial infections. Drugs.

2001;61(10):1455-500)

Em estudo controlado, a axetilcefuroxima atingiu concentrações plasmáticas que permaneceram acima da MIC90 (2,0 µg/ml) para Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis por pelo menos 5h (42%) nos intervalos de 12h entre as doses.

(Thoroddsen E et al. Concentration of cefuroxime in middle ear effusion of children with acute otitis media. Pediatr Infect Dis J. 1997, Oct;16(10):959-62)

Em um estudo envolvendo 369 pacientes com diagnóstico de infeções do trato respiratório alto (tonsilite, faringite, sinusite e otite média) foi obtida a melhora do quadro infeccioso em 89% dos pacientes que fizeram uso de cefuroxime axetil, acompanhado por ausência de sintomas respiratórios ao término do tratamento.

(Griffjths GK, VandenBurg MJ, Kelsey M. Efficacy and tolerability of cefuroxime axetil in patients with upper respiratory tract infection. Curr Med Res Opin 1987; 10(8):555-61)

Cefuroxima axetil, administrada por 7 a 10 dias, ou como tratamento de curta duração (2 a 3 dias) ou uma dose única, também foi eficaz no tratamento de adultos com infecções do trato urinário.

(Perry CM, Brogden RN. Cefuroxime axetil. A review of its antibacterial activity, pharmacokinetic properties and therapeutic efficacy. Drugs. 1996;52(1):125-58.) Após o tratamento de 10 dias com cefuroxima 250 a 500mg duas vezes ao dia, foi obtida cura clínica ou melhora em> 90% dos pacientes com infecções na pele ou tecidos moles. (Perry CM, Brogden RN. Cefuroxime axetil. A review of its antibacterial activity, pharmacokinetic properties and therapeutic efficacy. Drugs. 1996;52(1):125-58.)

Características farmacológicas?

Propriedades Farmacodinâmicas

Zinnat® é um antibiótico cefalosporínico sintético desenvolvido para administração oral cujo princípio ativo é a axetilcefuroxima. Possui amplo espectro de ação sobre grande número de microrganismos gram-positivos e gram-negativos. Zinnat® permanece estável diante da penicilinase estafilocócica e da β-lactamase. A ação bactericida da cefuroxima resulta da inibição da síntese da parede celular devido à sua ligação a proteínas-alvo.

A prevalência de resistência pode variar de acordo com a localidade e temporalmente, e para algumas espécies pode ser muito alta. É desejável que se obtenha informações locais de resistência, em especial quando se tratar de infecções graves.

Suscetibilidade in vitro de micro-organismos à cefuroxima

Espécies comumente suscetíveis:

  • Aeróbios gram-positivos: Staphylococcus aureus (sensíveis à meticilina), Staphylococcus coagulase negativa (sensíveis à meticilina)*, Streptococcus pyogenes*, estreptococos β-hemolíticos
  • Aeróbios gram-negativos: Haemophilus influenzae* (inclusive cepas resistentes à penicilina), Haemophilus parainfluenzae*, Moraxella catarrhalis*, Neisseria gonorrhoeae* (inclusive cepas produtoras e não produtoras de penicilinase)
  • Anaeróbios gram-positivos: Peptostreptococcus spp., Propionibacterium spp.
  • Espiroquetas: Borrelia burgdorferi*

Organismos para os quais a resistência adquirida pode ser um problema

  • Aeróbios gram-positivos: Streptococcus pneumoniae*
  • Aeróbios gram-negativos: Citrobacter spp. não incluindo C. freundii, Enterobacter spp., não incluindo E. aerogenes e E. cloacae, Escherichia coli*, Klebsiella spp., incluindo Klebsiella pneumoniae*, Proteus mirabilis, Proteus spp., não incluindo P. penne ri e P. vulgaris, Providencia spp.
  • Anaeróbios gram-positivos: Clostridium spp., não incluindo C. difficile
  • Anaeróbios gram-negativos: Bacteroides spp., não incluindo B. fragilis, Fusobacterium spp.

Organismos inerentemente resistentes:

  • Aeróbios gram-positivos: Enterococcus spp., incluindo E. faecalis e E. faecium; Listeria monocytogenes
  • Aeróbios gram-negativos: Acinetobacter spp., Burkholderia cepacia, Campylobacter spp., Citrobacter freundii, Enterobacter aerogenes, Enterobacter cloacae, Morganella morganii, Proteus penneri, Proteus vulgaris, Pseudomonas spp., incluindo Pseudomonas aeruginosa, Serratia spp., Stenotrophomonas maltophilia
  • Anaeróbios gram-positivos: Clostridium difficile
  • Anaeróbios gram-negativos: Bacteroides fragilis
  • Outros: Chlamydia spp., Mycoplasma spp., Legionella spp. *A eficácia clínica da cefuroxima foi demonstrada em estudos clínicos.

Propriedades farmacocinéticas

O ester 1–(acetoxi) etílico, pró-fármaco da cefuroxima, promoveu o aumento da absorção oral, solubilidade lipídica e estabilidade gástrica quando comparado ao composto de origem. O ester intacto não atinge a circulação sistêmica, mas é rapidamente hidroli zado em cefuroxima por esterases não específicas na mucosa intestinal e sangue portal [Harding, 1984].

Estudos preliminares farmacologicos de axetilcefuroxima em voluntários adultos demonstraram que a biodisponibilidade da cefuroxima proveniente do pró-fármaco foi de 40 a 50% se administrado após refeição e de 30% se administrado após jejum noturno [Harding, 1984; Williams, 1984]. Diversos outros estudos, demonstraram que a absorção da cefuroxima de Zinnat® Comprimidos é melhorada com alimentos. Fora administrada, dose única, via oral, de 1 g de axetilcefuroxima após jejum noturno e logo após café da manhã padrão [Williams, 1984]. O Cmax aumentou de 9.9 g/ml no periodo de jejum para 13.9 g/ml após refeição. O tempo para o pico de concentração também foi significantemente tardio, aumentando para 2.7 horas pós alimentação, comparado com 2.1 horas após jejum (p<0.05).

O pico de concentração plasmática de cefuroxima de 2.1, 4.1, 7.0 e 13.6 g/ml foram encontrados após doses orais únicas de 125, 250, 500 e 1000mg de axetilcefuroxima, respectivamente, após administração de refeição padrão [Finn, 1987]. A relação entre a dose e ambos AUC e Cmax foi linear (r2=0.958 and 0.943, respectivamente). Uma comparação entre a administração da dose de 500mg em jejum e pós alimentação indicou que o Cmax foi 43% maior após alimentação (7.0 g/ml vs. 4.9 g/mL). Em um estudo similar com indivíduos chineses, o Cmax aumentou de 4.2 g/mL no estado de jejum para 7.1 g/mL após um café da manhã padrão (p<0.05) [Chen, 1992].

O mecanismo que promove o aumento significativo da absorção pós alimentação não é totalmente compreendido, mas não parece estar relacionado com o aumento do pH gástrico promovido pela alimentação, pois a alcalinidade gástrica induzida por ranitidina ou bicarbonato de sódio diminui a biodisponibilidade da cefuroxima [Sommers, 1984]. O atraso no esvaziamento gástrico e aumento do tempo de trânsito gastrointestinal, permitindo melhor dissolução e permanência prolongada no local de absorção, foram propostos para explicar o efeito

Portanto, a fim de garantir uma ótima absorção de cefuroxima, é recomendado a administração de Zinnat® Comprimidos logo após a refeição.

Absorção

Após a administração oral, Zinnat® é absorvido no trato gastrintestinal e rapidamente hidrolisado na mucosa intestinal e no sangue, liberando a cefuroxima na circulação.

A absorção ideal ocorre quando a dose é administrada logo após uma refeição.

Após a administração de Zinnat® comprimidos, os níveis séricos máximos (2,1 mg/L na dose de 125 mg, 4,1 mg/L na dose de 250 mg, 7,0 mg/L na dose de 500 mg e 13,6 mg/L na dose de 1 g) ocorrem cerca de 2 a 3 horas após o uso quando o medicamento é tomado depois das refeições.

Distribuição

A ligação às proteínas foi por diversas vezes indicada como 33-50%, dependendo da metodologia utilizada.

Metabolismo

A cefuroxima não é metabolizada.

Eliminação

A meia vida plasmática é de 1 a 1,5 hora.

A cefuroxima é excretada por filtração glomerular e secreção tubular.

Insuficiência renal

A farmacocinética da cefuroxima foi investigada em pacientes com vários graus de insuficiência renal. A meia-vida de eliminação da cefuroxima aumenta com a redução da função renal, que serve como base para a recomendação de ajuste da posologia neste grupo de pacientes (ver Posologia). Em pacientes submetidos à hemodiálise, pelo menos 60% da quantidade total de cefuroxima presente no organismo ao início da diálise será removida durante um período de quatro horas de diálise. Portanto, uma dose única adicional de cefuroxima deve ser administrada assim que se terminar a hemodiálise.

Contraindicações do medicamento Zinnat

Zinnat é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida aos antibióticos do grupo das cefalosporinas ou a qualquer outro componente da fórmula.

Advertências e precauções

Antes de iniciar a terapia com Zinnat® deve-se tomar as precauções necessárias para verificar se o paciente apresenta reações de hipersensibilidade às penicilinas ou a outros beta-lactâmicos.

Como ocorre com outros antibióticos, o uso de Zinnat® pode resultar no crescimento de Candida. A utilização prolongada pode também resultar no crescimento de microrganismos não sensíveis (como Enterococci e Clostridium difficile), por isso talvez seja necessária a interrupção do tratamento.

Há relatos de colite pseudomembranosa causada pelo uso de cefalosporinas e de outros antibióticos, cuja gravidade pode variar de leve à fatal. Por essa razão é importante considerar tal diagnóstico em pacientes que desenvolveram diarreia durante o tratamento com antibióticos. Se ocorrer diarreia prolongada ou significativa ou o paciente apresentar cólicas abdominais, o tratamento deve ser descontinuado imediatamente e o paciente deve ser posteriormente examinado.

Com um regime de terapia sequencial, o tempo de mudança para o tratamento oral é determinado de acordo com a gravidade da infecção, pelo status clínico do paciente e pela suscetibilidade do patógeno envolvido.

Populações especiais

Não existem dados de estudos clínicos sobre o uso de Zinnat® em crianças menores de 3 meses.

Não há recomendações especiais sobre o uso de Zinnat® em idosos.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e operar máquinas

Como este medicamento pode causar vertigem, deve-se avisar os pacientes para ser cautelosos ao dirigir veículos ou operar máquinas.

Gravidez e lactação

Não há nenhuma evidência experimental dos efeitos embriogênicos e teratogênicos atribuídos à axetilcefuroxima, mas, como ocorre com todas as drogas, Zinnat® deve ser administrado com cuidado durante a gravidez. A cefuroxima é excretada no leite materno e, consequentemente, deve-se ter cuidado ao administrá-la a mulheres que estejam amamentando.

Categoria B de risco na gravidez.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Informações medicamentosas

As drogas que reduzem a acidez gástrica podem resultar em baixa biodisponibilidade de Zinnat em comparação ao estado de jejum e tendem a anular o efeito do aumento da absorção após a ingestão de alimentos.

Como ocorre com outros antibióticos, Zinnat® pode afetar a flora intestinal, levando à menor reabsorção de estrogênio e à redução da eficácia dos contraceptivos orais combinados.

Como pode ocorrer resultado falso-negativo no teste de ferricianeto, recomenda-se usar os métodos de glicose oxidase ou hexoquinase para determinar os níveis de glicose no plasma dos pacientes que recebem Zinnat®.

A cefuroxima não interfere nos resultados da análise de creatinina do soro e da urina pelo método do picrato alcalino.

A administração concomitante de probenecida aumenta a AUC em 50%.

CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO DO MEDICAMENTO

Cuidados de armazenamento

Mantenha o medicamento na embalagem original, conservando em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).

Zinnat® tem prazo de validade de 36 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem do produto.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto físico/características organolépticas:

Os comprimidos de Zinnat® são brancos.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Como fazer o uso e posologia medicamento Zinnat

Modo de usar

Zinnat® Comprimidos terá melhor resultado se for ingerido junto com uma refeição, pois a absorção da cefuroxima aumenta com a ingestão após a alimentação.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Posologia

A posologia de Zinnat® deve ser efetuada de acordo com o seguinte esquema:

AdultosDoseFrequência
Dose usual recomendada250 mg (1 comprimido de 250 mg)2x/dia
Infecções do trato urinário125 mg*2x/dia
Infecções da pele e dos tecidos moles250 mg (1 comprimido de 250 mg)2x/dia
Amigdalite, faringite e sinusite250 mg (1 comprimido de 250 mg)2x/dia
Bronquite250 mg (1 comprimido de 250 mg)2x/dia
Pneumonia500 mg (1 comprimido de 500 mg ou 2
comprimidos de 250 mg)
2x/dia
Pielonefrite250 mg (1 comprimido de 250 mg)2x/dia
Gonorreia não complicada1.000 mg (4 comprimidos de 250 mg ou 2
comprimidos de 500 mg)
Dose única

Para doses menores que 250 mg, o médico deve prescrever Zinnat® Pó para Suspensão Oral.

CriançasDoseFrequência
Amigdalite, faringite, sinusite, bronquiteRecomenda-se o uso de Zinnat® Pó para Suspensão Oral.
Otite média, pneumonia e piodermites (crianças
de 2 anos ou mais)
15 mg/kg duas vezes ao dia ou 250 mg (1
comprimido de 250mg) duas vezes ao dia até
o máximo de 500 mg/dia
2x/dia

A duração usual do tratamento é de sete dias, com variação de cinco a dez dias.

Deve-se evitar triturar os comprimidos de Zinnat®. Caso haja dificuldade para degluti-los, recomenda-se a administração de
Zinnat® Suspensão Oral (ver POSOLOGIA E MODE DE USAR de Zinnat® Pó para Suspensão Oral).

Insuficiência renal

A cefuroxima é primariamente excretada pelos rins. Em pacientes com função renal significativamente prejudicada recomenda-se que
a dose de cefuroxima seja reduzida para compensar sua excreção mais lenta (vide tabela abaixo).

Clearance de creatininaMeia-vida (horas)Dose recomendada
≥30 mL/min1,4 – 2,4Nenhum ajuste de dose é necessário (dose padrão de 125 mg a 500 mg
administradas duas vezes ao dia)
10-29 mL/min4,6Dose individual padrão administrada a cada 24 horas
<10 mL/min16,8Dose individual padrão administrada a cada 48 horas
Durante hemodiálise2 – 4Uma dose única padrão adicional deve ser administrada ao final de cada diálise

Reações adversas

As reações adversas à Zinnat® são geralmente leves e passageiras. As categorias de frequência adotadas para classificar as reações adversas descritas abaixo foram estimadas, já que, no caso da maioria das reações, não existem dados substanciais que permitam calcular sua incidência. Além disso, a incidência das reações advers as à axetilcefuroxima pode variar de acordo com a indicação.

Dados de estudos clínicos extensos foram usados para determinar a frequência das reações adversas, das muito comuns às raras. As frequências usadas para todos os outros efeitos indesejáveis foram determinadas principalmente por meio de dados póscomercialização e se referem mais à taxa de relatos do que à frequência real. Dados de estudos controlados com placebo não estavam disponíveis. Nos casos em que foram calculadas com base em dados de estudos clínicos, as incidências tiveram como base dados relacionados à droga (avaliados pelo investigador). A seguinte convenção foi usada para classificação das reações adversas de acordo com a frequência: muito comuns (>1/10); comuns (>1/100 a 1/10); incomuns (>1/1.000 a 1/100); raras (>1/10.000 a 1/1.000); e muito raras (1/10.000).

Reações comuns (>1/100 e <1/10):

  • crescimento de Candida
  • eosinofilia
  • dor de cabeça, vertigem
  • distúrbio gastrintestinal, inclusive diarreia, náusea e dor abdominal
  • aumento dos níveis das enzimas hepáticas, [ALT (TGP), AST (TGO) e LDH]

Reações incomuns (>1/1.000 e <1/100):

  • teste de Coombs’ positivo, trombocitopenia, leucopenia (algumas vezes intensa)
  • rash cutâneo – vômito

Reações raras (>1/10.000 e <1/1.000):

  • urticária, prurido
  • colite pseudomembranosa (ver Advertências e Precauções)

Reações muito raras (<1/10.000):

  • anemia hemolítica
  • febre, doença do soro, anafilaxia
  • eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica (necrólise exantemática)
  • icterícia (predominantemente colestática), hepatite

As cefalosporinas compõem uma classe de fármacos que tendem a ser absorvidos na superfície das membranas dos glóbulos vermelhos e a reagir com os anticorpos dirigidos contra a droga, o que gera resultado positivo no teste de Coombs’ (que pode interferir nos testes de compatibilidade sanguínea) e muito raramente causa anemia hemolítica.

Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no portal da Anvisa.”

O que fazer se eu ou alguém tomar uma dose maior que a recomendada?

A superdosagem das cefalosporinas pode causar irritabilidade do SNC, levando a convulsões. Pode-se reduzir os níveis séricos da cefuroxima por hemodiálise ou diálise peritoneal.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

Farm. Resp.: Lydia Christina Calcanho Leite CRF-RJ Nº: 16435
Fabricado por: Glaxo Operations UK Limited. Harmire Road, Barnard Castle, Durham – DL12 8DT – Inglaterra (Reino Unido)
Registrado e importado por: GlaxoSmithKline Brasil Ltda.
Estrada dos Bandeirantes, 8464, Rio de Janeiro, RJ
CNPJ: 33.247.743/0001-10
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA.
L1610_Zinnat_com rev_GD25_IPI05
Esta bula foi aprovada pela Anvisa em 03/02/2021.

Consulte a bula original: Bula do medicamento Zinnat

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *