Mulher com a mão na perna demonstrando marcas de celulite.

Conheça as principais causas da celulite e como prevenir o aparecimento delas

A celulite é um problema de pele que incomoda especialmente as mulheres, e é causado por um acúmulo de água, toxinas e gordura nas células da pele.

A combinação desses três componentes acabam causando os tão conhecidos furinhos na região do glúteo e coxas, além de contribuir para uma maior inflamação do organismo. Mas você sabe quais são as principais causas da celulite? Continue lendo para entender melhor sobre o assunto.

Embora muitas pessoas acreditem que apenas a má alimentação seja o suficiente para causar o problema, a celulite pode ser desencadeada por vários outros motivos que afetam tanto o acúmulo de líquido, como de toxinas e estocagem de gordura.

Isso quer dizer que mesmo pessoas que se alimentam bem podem ainda desenvolver a celulite, dependendo dos hábitos diários. E para ajudar você a conhecer mais sobre os agentes causadores da celulite, preparamos uma lista com os principais vilões, continue lendo.

O que é celulite?

A lipodistrofia Ginóide, popularmente conhecida como celulite, é uma inflamação do tecido celular causado pelo acúmulo de líquidos, gordura e toxinas nas células, resultando em uma pele com aspecto ondulado e com furinhos.

Mulher segurando a pele da perna.
Mulher demonstrando como é a aparência da celulite.

Isso significa que uma celulite grau 1 pode progredir para uma celulite grau 2 e grau 3 quando o problema não é tratado, já que quanto mais gordura acumulamos no corpo, mais o problema tende a aumentar.

O que causa celulite?

Entenda agora quais são os habitos do cotidiano que facilitam o surgimento das celulites, principalmente como evita-los e além de obter mais qualidade de vida, inibir o surgimento dos indesejaveis furinhos.

Alimentação

A alimentação ainda faz parte das principais causas do aumento da celulite no corpo, já que tudo o que consumimos impacta diretamente em como a gordura e toxinas são armazenadas em nosso corpo.

Isto é: quanto mais gorduras consumimos, mais gordura armazenamos, e quanto mais produtos industrializados incluídos na dieta, mais toxinas nossas células acumulam.

Mulher comendo alimentos saudáveis.
Mulher comendo alimentos saudáveis para prevenir o surgimento de celulites.

O ideal é sempre escolher uma alimentação livre de produtos que levem açúcares, gorduras hidrogenadas e sal como frituras, doces, sorvetes, refrigerantes, biscoitos recheados, pães e congelados.

Prefira substituir esses alimentos por frutas, vegetais, hortaliças, castanhas e carnes magras.

Idade e hormônios

A insulina, prolactina, estrogênio, hormônios da tireoide e noradrenalina são hormônios que atuam diretamente no acúmulo de toxinas e gorduras nas células e no aspecto da pele.

Uma mulher acima de 40 anos, por exemplo, normalmente tem a produção de estrogênio afetada, resultando em um fluxo de sangue menor nos tecidos e células. Com menos sangue circulando na região, menos oxigênio chega até as células, fazendo com que a pele produza menos colágeno.

Como resultado, a pele atinge um aspecto mais flácido, que em conjunto com o aumento das células de gordura devido à baixa no estrogênio, dá origem às celulites.

Com o passar dos anos o corpo deixa de produzir colágeno, necessitando aplicar cremes que dão firmeza à pele do rosto e corpo.

Para melhorar a produção de colágeno, invista em suplementos e alimentos ricos nesse tipo de proteína. Você ainda pode procurar a ajuda de um profissional para verificar a possibilidade de reposição hormonal do estrogênio para melhorar a saúde da pele e do organismo de forma geral.

Desidratação

Você sabia que deixar de tomar água também reflete na hidratação da pele? Como o nosso corpo é composto por mais de 70% de água, é importante ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente para evitar que a pele fique desidratada, mais fina e fragilizada.

Junto a isso, a água também é uma excelente maneira de eliminar as toxinas das células e diminuir o acúmulo de líquidos ruins, já que quanto mais água ingerimos, mais toxinas eliminamos do nosso organismo.

Mulher jovem bebendo agua em garrafa.
Mulher bebendo água para manter-se hidratada e elimitar toxinas que proporcionam a formação de celulites.

Além do mais, como a desidratação deixa a pele mais frágil e fina, quanto menos água consumimos, mais visível fica a celulite.

Caso você tenha dificuldade em consumir água durante o dia, você pode sempre optar por chás sem açúcares para ajudar a aumentar a ingestão de líquidos. O chá verde, por exemplo, tem ação diurética que evita o acúmulo de água nas células e retenção de líquidos.

Nicotina e álcool

O cigarro é uma das drogas que mais afeta a saúde do nosso organismo, piorando desde a celulite e rugas, até a saúde do pulmão e de outros órgãos importantes para o funcionamento do nosso corpo.

Como o cigarro é rico em toxinas, as células acabam acumulando ainda mais dessas substâncias e piorando gradativamente os quadros de celulite.

E como se não bastasse, a nicotina ainda reduz o fluxo sanguíneo e produção de colágeno, fazendo com que os tecidos se danifiquem facilmente, ficando mais propensos à celulite.

Mulher bebendo e fumando.
O tabagismo e consumo de bebidas alcoolicas aumentam as chances do aparecimento de celulites.

Enquanto isso, o álcool é uma bebida que também é composta por toxinas, e acaba reduzindo as reservas de vitaminas e minerais como vitamina C, zinco e cálcio.

Quando esses nutrientes estão baixos no organismo, a produção de colágeno é afetada, assim como a circulação sanguínea, levando menos oxigênio e nutrientes para a célula.

Sedentarismo

Alimentar-se bem, deixar de fumar e consumir bebidas alcoólicas e ingerir bastante água durante o dia muitas vezes não é o suficiente para melhorar a celulite.

Isso porque músculos fracos tendem a acumular mais gordura, além de que ficar parado diminui a circulação sanguínea no corpo todo, especialmente na região em que há mais acúmulo de toxinas.

Procure fazer atividades físicas recorrentes como correr, caminhar, dançar, pedalar e até fazer natação para evitar que você fique parado.

Mulher caminhando na esteira.
Mulher realizando atividade física para eliminar gorduras e toxinas acumuladas, agentes estes causadores de celulite.

A atividade física ainda ajuda a evitar o acúmulo de gordura corporal, já que durante a prática de exercícios a tendência é queimar as gorduras e perder peso. Quando alinhados com uma boa alimentação e mudança de hábitos, os exercícios físicos podem reduzir bastante o grau da celulite no corpo.

Esperamos que você tenha gosta e aprendido o que é a celulite e as causas e como prevenir, caso tenha mais alguma dica, deixe nos comentários.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *