Na imagem, uma mulher está deitada em uma maca, enquanto profissionais da saúde estão em volta dela.

Cirurgia de endometriose: tira todas as suas dúvidas!

Você terá que passar por uma cirurgia de endometriose e quer mais informações a respeito? Saiba que o procedimento pode ser feito com incisão ou por videolaparoscopia nas mulheres com endometriose profunda, que são inférteis ou que não querem ter filhos. Dependendo da gravidade, pode ser necessária a retirada dos ovários ou do útero.

Quando a endometriose é leve, por outro lado, a cirurgia também pode auxiliar (em conjunto com outros tratamentos) a mulher a ter mais fertilidade. Assim, é possível destruir focos de tecido endometrial que aumentam fora do útero, atrapalhando uma possível gravidez.

Quer se informar e sentir segurança ao realizar a técnica? Leia tudo sobre o assunto a seguir.

O que é a endometriose?

Quando a mulher menstrua, expele o endométrio — o tecido que reveste a cavidade interna do útero. A endometriose ocorre quando esse tecido se apresenta fora dele e seus restos vão para as tubas, atingindo a região abdominal, crescendo por ali com a ajuda dos hormônios femininos e provocando uma inflamação.

Algumas mulheres apresentam o problema, porém não desenvolvem a endometriose. Mas outras, por questões do sistema imunológico, sofrem bastante com o quadro.

Causas

Ainda não há causas reais para o problema, apenas hipóteses dentro da Medicina. Uma delas é que se trata de parte do sangue que retorna das trompas no período da menstruação e fica parado em outros órgãos. Outra possibilidade é o fator genético relacionado a deficiências do sistema imunológico.

Como é feita a cirurgia de endometriose?

A cirurgia de endometriose tem o objetivo de retirar todos os focos da doença. Ela pode ser feita por laparoscopia ou videolaparoscopia e, dependendo do caso, a operação é realizada de barriga aberta.

Tanto na laparoscopia quanto na videolaparoscopia, há uma redução no nível de complicações, assim como a recuperação é mais rápida e os cortes não atrapalham a questão estética do corpo da mulher. Em ambas, são feitas pequenas incisões para inserir os instrumentos que permitem visualizar e intervir na região pélvica por meio de imagem.

O procedimento tem certo grau de dificuldade técnica e clínica devido às alterações anatômicas provocadas pela doença. Na endometriose profunda, não é raro o envolvimento do intestino grosso ou da bexiga, que sofrerão procedimentos específicos — inclusive é preciso que outros médicos especialistas participem da operação.

Pré-operatório

No pré-operatório, são solicitados diversos exames para o check-up, como eletrocardiograma, hemograma e CA125, com o objetivo de identificar como está o avanço da doença. Já o ultrassom transvaginal é útil para saber quais órgãos foram atingidos e se será necessária uma ressonância magnética com preparo intestinal.

Para a cirurgia, a paciente deve ficar por 48 horas com uma dieta sem resíduos e manter o controle de doenças como hipertensão e diabetes (caso as tenha).

Qual anestesia é usada?

É obrigatório o uso da anestesia geral na cirurgia com laparoscopia, videolaparoscopia ou tradicional. A medicação é injetada na veia e induz a paciente a um sono profundo, bloqueando os músculos e a dor que ela poderia sentir.

Em conjunto, o anestesista pode aplicar uma raquidiana na coluna da pessoa, para bloquear a dor e os movimentos abaixo da cintura. Esse tipo de anestesia dura somente algumas horas.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Conforme a gravidade o quadro, é possível que o procedimento leve de uma a oito horas. A taxa de sucesso varia de acordo com a situação: se houver riscos nos intestinos ou nas vias urinárias, pode chegar a 100%; caso o problema seja as dores causadas pela doença, atinge 90%. Já quanto à dificuldade para engravidar, a porcentagem fica em torno de 50% a 60%.

Como deve ser o pós-operatório?

Após o procedimento, a mulher ficará no hospital por 24 horas se recuperando da anestesia geral, para que o médico possa avaliar se não existe nenhuma hemorragia. Depois de receber alta, a paciente deve manter o repouso e evitar esforços como trabalhar, limpar a casa ou pegar peso por pelo menos um mês. Além disso, a indicação é não fazer exercícios físicos ou manter relações sexuais por duas semanas.

A alimentação precisa se equilibrada, com a ingestão de 1,5 litro de água por dia para ajudar na recuperação. Se for preciso retirar parte da bexiga, a pessoa usará um cateter para drenar a urina por até duas semanas.

O tratamento continua depois da cirurgia?

Dependendo do caso, a paciente continua o tratamento com anticoncepcionais de uso contínuo, para interromper o ciclo menstrual e impedir que a doença retorne. Se a mulher quiser engravidar e não conseguir de forma natural, poderá optar pela reprodução assistida com a fertilização in vitro.

Quais são os riscos do procedimento?

Os riscos são pequenos, porém existem. Quando há intervenção nos intestinos, geralmente é feita uma colostomia (abertura na cavidade para que as fezes sejam eliminadas pelo abdômen). Se a cirurgia atingir a bexiga ou os ureteres, possivelmente haverá vazamento de urina e será necessária uma operação de reparo.

Se a paciente tiver alguma alergia a medicamentos, podem surgir problemas relacionados à anestesia geral — caso contrário, os riscos são bem pequenos. Após a cirurgia, se ocorrer febre, dor intensa ou inchaço, a recomendação é procurar imediatamente um médico ou o hospital mais próximo, pois esses sintomas indicam inflamações.

Como ter segurança para se submeter à cirurgia?

Por meio de um diagnóstico adequado, o ginecologista tentará outros tratamentos com medicações para controlar os sintomas e as dores. Assim, a paciente conseguirá conviver com o problema.

Caso tais medidas não se mostrem suficientes e a indicação seja mesmo a cirurgia, o médico solicitará os exames necessários para explicar à mulher o que deve ser feito e de que maneira. Assim, ela tirará suas dúvidas e realizará o procedimento com a certeza de que se trata da melhor solução.

E então, conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre a cirurgia de endometriose? Busque sempre um ginecologista qualificado para que tenha sucesso na solução da doença — e saiba que não está sozinha nessa luta, pois 10% das mulheres enfrentam o mesmo problema.

Agora, que tal descobrir tudo sobre a endometriose e ter o devido conhecimento do problema que a atinge? Boa leitura e até a próxima.

Postagens similares

45 Comments

  1. Gostei muito dessa página pois ela explica tudo:

  2. Creuza Moreira disse:

    Excelente!tirou minhas dúvidas.

  3. Boa noite. Qual valor em média que se cobra para este procedimento?

  4. Fiz a cirurgia endemetriose por meio de uma cesária e estou na terceira semana de recuperação mesmo assim ando sentindo enjôo isso e normal?

  5. Eliane Moutinho disse:

    Uau que legal ,super explicativo esse poster.
    Hoje sei de fato que não estou só nessa, parabéns aos médicos pelas explicações.

  6. Fazendo a cirurgia corre o risco de ficar mais difícil pra engravidar?

  7. Gostei muito do esclarecimento sobre endometriose, gostaria de saber em mexia quanto custa uma cirurgia particular?

  8. Francisca Cardoso da Silva disse:

    É normal a paciente que faz a cirurgia da endometriose ficar urinando constantemente?

  9. Dúvida eu fiz cirurgia da endometriose o que eu posso comer

  10. Eu tive cirurgia endometrial…
    Precisava de mais informações sobre tal, e aqui fui esclarecida. Gostei muito.

  11. Sim, gostei muito das explicações. Parabéns!!!!

  12. Irany Ribeiro Sobral disse:

    Parabéns pelo esclarecimento sou mãe de único filho qd meu filho fez 14 anos passei por essa cirurgia de endemetriose minha cirurgia foi um sucesso acompanhada pela uma equipe de médicos duração de 7 horas no centro cirúrgico Deus ungiu as mãos daqueles médicos e eu saí bem com graça de Deus não consegui ter outra gestação tenho só um ovário esquerdo,teve que retirar o direito mas sou feliz por Deus ter mim dado um filho que amoo mais que TD nesse mundo sou muito grata queria ser mãe de 3 filhos mas Deus e q está no controle de nossas vidas e nossos projetos por isso só tenho agradecer Deus sabe o que faz!!!!!

  13. Nossa muito bom esse conteúdo, parabéns esclareceu todas as dúvidas!

  14. Parabéns ao médico e obrigado tirou minhas dúvidas.
    Minha esposa tem essa doença e sente muitas dores .

  15. Bom dia !
    Gostaria de esclarecer uma dúvida, tenho endometriose em dois pontos no colo do útero e na parede do útero.
    Fiquei em tratamento com várias medicações e sangrando por um ano sem parar mesmo tomando remédio
    Até que meu médico me indicou o alurax e assim conseguimos a 5 meses amenizar e eliminar este sangramento .
    Mais hj depois de tantos meses acordei e hj estou sangrando mesmo tomando este alurax estou bastante preocupada tive todos os sintomas de uma ovulação dores no peito e pronto acordo sangrando
    Estou muito preocupada porque neste mês vou colocar minha prótese de silicone e estou muitíssimo preocupada por ter complicação e emoragia por conta deste problema que estou passando
    Gostaria que me explicassem se isso será possível acontecer.
    Obrigada

  16. Olá! Fiz a cirurgia para retirada de endomentriose, me esqueci de continuar tomando o dienogest. E minha menstruação desceu estou muito preocupada, quais são os ricos que tenho?? Pois eu tinha que esperar o prazo de 90 dias para o processo de cicatrização para tentar engravidar.

  17. Marilena Amorim disse:

    Parabéns pelas excelentes informações. Muito obrigada!

  18. Minha esposa fez a 30 dias a retirada do ovário por causa da endromentriose e agora tudo que ela come ela se sente mal, calafrio,calor,dor o corpo todo.nao deixo ela fazer nada nem tomar banho sozinha eu deixo com medo que ela caia.se puder me orientar eu agradeço

  19. O médico acabou de me indicar esse procedimento e não tinha ideia de como seria. Obrigada pela explicação.
    Agora preciso encontrar um médico que faça o procedimento.

  20. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Marilena, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  21. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Tamara, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em esclarecer suas dúvidas.

  22. Não tenho dores nem sangramento mas fui diagnósticada com endometriose porquê ?

  23. Hoje fazem 25 dias que operei a endometriose, é normal ainda estar inchada?

  24. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Juliana.
    Em todos os casos existem suas particularidades, portanto recomendamos que faça o acompanhamento com o médico responsável pela sua cirurgia. O profissional em questão poderá avaliar seu pós-operatório e te auxiliar da melhor forma.

  25. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Ricardo, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em poder ajudar.

  26. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Francielle.
    O recomendado é que você entre em contato com o médico responsável pela sua cirurgia para que ele possa avaliar o seu pós-operatório e te orientar da maneira mais adequada.

  27. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Cleide.

    A intensidade dos sintomas vai depender do grau e tipo de endometriose.

  28. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Vanessa?
    Como seu caso é bem específico o ideal é realizar uma avaliação prévia com o seu médico, antes de realizar o procedimento e seguir suas orientações.

  29. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Ana?
    Ficamos felizes em ajudar e agradecemos o feedback positivo.

  30. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Cecília.
    Ficamos muito felizes em contribuir com informações a cerca do assunto.

  31. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Janaina?

    Basicamente, mulheres com endometriose devem se ater a uma dieta rica em fibras, com muitas frutas e vegetais, devendo eliminar alimentos fonte de gordura animal como carnes e laticínios; mas como a proteína é essencial para a manutenção da imunidade, dar preferência às carnes e laticínios pobres em gordura.

  32. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Francisca?
    É preciso avaliar a ocorrência junto ao médico que realizou o procedimento.

  33. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Ozelane?
    Ficamos muito felizes em contribuir, quanto ao custo da cirurgia, isto pode variar de acordo ao médico.
    Recomendamos que faça uma avaliação, aqui no BoaConsulta você pode falar com médicos online, agende uma consulta online com um Médico ginecologista.

  34. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Lívia?

    Embora seja possível engravidar com endometriose, a doença, sem tratamento, ainda é uma das principais causas da infertilidade feminina. Cerca de 15% a 45% das pacientes com endometriose, de fato, têm dificuldade de engravidar.

  35. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Aline?
    Em casos em que houve a falha no tratamento, recomendamos sempre um 2º avaliação do médico responsável, neste caso o Médico ginecologista.

  36. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Fernando.
    O valor médico vai variar de acordo ao caso e até mesmo o médico que realizara o procedimento.

  37. DANIELLE FRANCISCO DE SOUZA disse:

    A cirurgia de barriga aberta a cicatriz fica no mesmo lugar da cesárea?

  38. Alessandra Gonçalves Borges disse:

    Fiz a cirurgia de endometrioma a 16 dias posso estar andando de moto?

  39. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Alessandra?

    A recuperação da videolaparoscopia pode variar de 1 semana a 30 dias. Durante esse período, a mulher deve evitar esforços físicos como: exercícios físicos, atividades domésticas, ter relações sexuais, dirigir e trabalhar.

  40. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá! Como vai Daniele?
    Sim, a localização é a mesma, mas vale consultar o seu médico, pois cada caso é único.

  41. Boa tarde.
    Quando tem endometriose no entestino, tem que colocar bolsa de colostomia??

  42. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Regilda.

    Atualmente, o risco de precisar fazer uma colostomia temporária para cirurgia de endometriose é muito baixo. A sua aplicação é indicada em casos muito selecionados em que houve complicação da cirurgia ou quando o risco de fístula da anastomose (vazamento da área onde foi juntado o intestino) é muito grande.

    Esperemos ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *