Escolher a clínica médica ideal para você pode não ser uma tarefa tão simples ou das mais empolgantes. No entanto, o resultado faz valer a pena toda a dedicação: a escolha é algo necessário para manter sua saúde em dia e, se feita da melhor maneira, refletirá em uma ida ao médico muito mais tranquila e prazerosa para você.

São várias as questões a serem consideradas. Tanto o conforto com o ambiente quanto a confiança entre paciente e profissional são indispensáveis para obter o melhores resultados no tratamento. Mas não para por aí.

O ideal é conseguir escolher o lugar certo de primeira. Isso porque trocar de médico após começar a fazer os exames pode ser um pouco desagradável, já que ele estará acompanhando você há certo tempo e o conhecerá um pouco melhor.

Quer saber como decidir qual a melhor clínica médica? Então, venha conferir as dicas que separamos para você!

Peça indicações de conhecidos

Na hora de escolher a clínica médica certa para fazer seus exames, vale pedir indicação de amigos e familiares que conheçam bons médicos. Além disso, pode ser uma boa ideia procurar por sites de confiança que indiquem clínicas de sua região.

Outra dica é perguntar a algum especialista pelo qual você já tenha passado sobre profissionais que ele recomenda. Se está com problemas relacionados à alimentação e já tem um clínico geral de confiança, por exemplo, peça a ele uma indicação de nutricionista.

É comum que eles saibam quem indicar a você — seja por experiência, amizade com o profissional ou indicação de seus próprios pacientes. No entanto, é importante lembrar que nem sempre aquilo que é agradável para seus amigos será o mais apropriado para você.

Isso acontece porque cada um tem valores diferentes, sendo que o que foi bom para outros pode ser incômodo para você. Sendo assim, não se esqueça de pedir indicações para a maior quantidade de pessoas que puder e de sempre perguntar a elas questões que sejam relevantes para você, como:

  • Como foi o tratamento por parte do profissional?
  • Foi bem atendido pelo médico, enfermeira, secretárias e outros profissionais?
  • Precisou esperar por muito tempo?
  • Qual o valor médio das consultas?

Além do mais, existem sites e aplicativos para celular que auxiliam na busca por um tipo de procedimento ou médico online, como o BoaConsulta. Trata-se de uma excelente opção caso você não consiga boas recomendações.

Pesquise a reputação da clínica médica

Ficar de olho na avaliação e na reputação do profissional pode ser uma excelente maneira de encontrar exatamente aquilo que você procura. Ao buscar no Google o nome de uma clínica, você encontra a avaliação referente a ela. É possível, ainda, procurá-la no Facebook (para o caso de que ela tenha uma página cadastrada).

Dessa forma, é possível ver as avaliações de todas as pessoas que passaram por lá, geralmente acompanhadas de comentários, observações e sugestões. Além disso, a própria página pode replicar a avaliação, mostrando o que pensa sobre o que foi dito, se o problema já foi solucionado e se estão trabalhando para resolvê-lo, entre outros detalhes.

No caso dos aplicativos, os próprios pacientes e usuários fazem avaliações dos médicos após suas consultas, geralmente. Em algumas situações, a avaliação pode vir acompanhada de comentários sobre a experiência. Dessa maneira, é possível criar uma relação de confiança com a clínica (ou o profissional), baseada no que estão falando a respeito.

Saiba o que você deve avaliar

Após selecionar alguns nomes, é hora de considerar determinados aspectos a respeito deles. A avaliação depende apenas do que você entende como importante nesse tipo de serviço. Veja, abaixo, alguns itens a serem considerados:

  • estrutura: adequação do local, estado dos equipamentos, acessibilidade;
  • atendimento: tempo de espera para ser atendido ou para marcar consultas, além da postura e da atenção por parte dos funcionários;
  • qualificação profissional: formação do profissional, de acordo com suas necessidades;
  • ambiente: limpeza, tranquilidade e conforto;
  • localização: proximidade do lugar onde você mora.

É recomendado considerar apenas aquilo que esteja de acordo com suas necessidades. Talvez você não precise de um atendimento especializado, mas necessita que a clínica ofereça fácil acesso por meio de ônibus.

Como muitos desses pontos só podem ser avaliados de perto, agende uma visita ou consulta para que possa conhecer o estabelecimento pessoalmente. Dessa maneira, certamente será possível encontrar um local com o qual você se identifique.

Fique de olho no atendimento oferecido

Apesar das questões apontadas no tópico anterior, o atendimento deve receber uma atenção maior. Afinal, ninguém gosta de ser mal atendido, de falta de pontualidade ou ter dificuldade para achar uma agenda disponível, entre outros problemas.

Todos esses pontos deixam qualquer um irritado. Eles podem representar um grande transtorno caso você tenha um problema urgente, que cause dor, impedindo de trabalhar e atrapalhando sua vida em geral.

Se o atendimento for bom e humanizado, você sabe que eles estão de acordo com a ideia de promover qualidade de vida e saúde a seus pacientes.

Analise o custo-benefício do local

É importante ter em mente um valor médio que você pretende pagar pelas consultas ou se a clínica aceita o seu plano de saúde. Perceba que é injusto querer um local luxuoso por um preço equivalente a consultas populares (mas que não deixam de ter qualidade por isso).

Então, após avaliar os critérios anteriores, pergunte-se se as clínicas médicas analisadas estão dentro da quantia que você pode pagar, qual é o custo-benefício ou se vale mais a pena optar por um estabelecimento diferente.

Sendo assim, não hesite em escolher a melhor clínica médica para você. Peça indicações, pesquise o nome dos profissionais, use aplicativos que possam ajudar nessa decisão e saiba avaliar de acordo com suas principais necessidades.

Tudo vale para que você consiga definir em qual clínica médica fará seus exames e fique satisfeito com os resultados em sua saúde.

Nossas dicas foram úteis para você? Até a próxima!

Escreva um comentário

Share This