Com a chegada do verão e das férias de final de ano, esse é o momento ideal para viajar ao litoral e curtir os dias na areia ou beira da piscina, bebendo água de coco, pegando uma marca de biquíni, tomando banho de mar e relaxando com o ambiente calmo junto da família. Mas você sabia que é preciso tomar cuidados com a saúde na praia?

Com exposição ao sol, contato com insetos, alimentação fora de casa e outras questões, é muito importante estar atento a alguns cuidados, principalmente em relação às crianças, para que esse momento seja incrível. Só com algumas precauções é possível manter a saúde em dia e evitar problemas e situações de estresse que possam atrapalhar a tranquilidade.

Ainda não sabe como cuidar do seu corpo e evitar problemas decorrentes de horas na praia? Continue acompanhando a leitura para conferir 6 dicas que preparamos para você!

Como manter a saúde na praia

1. Cuide bem da sua alimentação

Ir à praia implica passar algumas horas fora de casa e até mesmo longe de onde você mora. Por isso, é essencial estar preparado em relação à alimentação, afinal, ela é indispensável para que o corpo tenha saúde e energia. Para quem prefere uma alimentação nutritiva e natural, preparar lanches rápidos em casa é uma boa opção.

Já para quem não deseja gastar muito tempo com isso, é interessante passar em um supermercado antes para comprar uns lanchinhos e evitar algumas comidas vendidas na praia, pois elas podem apresentar risco de intoxicações e acabar com a tranquilidade. Amendoins, laticínios, álcool e frutos do mar comprados na praia devem ser evitados ao máximo para não ter problemas. Boas opções para levar e comer são sanduíches naturais, frutas, castanhas, água de coco, milho e alimentos de quiosques confiáveis.

2. Mantenha o corpo hidratado

Garantir uma pele bronzeada, macia e sem ressecamento é algo que tem influência direta da ingestão de água no dia a dia. Então, ao ir à praia para curtir um dia quente e ensolarado, não se esqueça de levar uma garrafa de água para manter a hidratação do corpo e impedir que a sua derme fique seca e sensibilizada, garantindo a saúde interna e externa do seu corpo.

No entanto, apesar de a água ter suas funções, manter o organismo hidratado vai além da ingestão dela. Se você pretende tomar banho de sol e mar por mais de um dia seguido, o ideal é nunca abrir mão da hidratação da pele. Para isso, invista em um bom hidratante e o aplique após voltar para casa e tomar um banho. Dessa maneira, você consegue manter a pele bonita e macia, afinal, a intenção é curtir e relaxar, e não ficar com o corpo ardendo e descascando, certo?

3. Não se esqueça do protetor solar

Nos dias ensolarados e mesmo nos nublados, a proteção solar se faz necessária uma vez que o mormaço pode queimar o corpo assim como a exposição direta dos raios ultravioletas sobre a pele humana. Para evitar as queimaduras, sensação de ardência, descamação, vermelhidão e outros sintomas recorrentes do contato dos raios solares com a derme, é essencial investir em um filtro com um fator solar adequado para o seu tom de pele.

Lembre-se sempre de usar um produto próprio para cada parte do corpo, como os filtros específicos para o rosto e um batom com FPS para proteger os lábios também. Além disso, não deixe de aplicar uma nova camada de produto após entrar na água ou conforme as indicações do rótulo.

4. Aposte em acessórios para se proteger do sol

Além de utilizar um filtro solar para sua pele, também é importante apostar em acessórios para proteger o restante do corpo, como também vestir roupas frescas para se cobrir em horários de sol forte.

Na praia e no dia a dia, os óculos de sol são indispensáveis, afinal, os olhos são sensíveis à luz e podem ser prejudicados com a exposição. Ademais, também é interessante apostar em chapéus para garantir que áreas como o cabelo, couro cabeludo, orelhas e rosto fiquem bem protegidas.

Lembrando que esses cuidados são necessários mesmo para quem deseja pegar uma cor. Nesse caso, opte por horários no começo e final da tarde e não abra mão dos acessórios e filtro solar.

5. Utilize repelente

As praias fazem parte da natureza e, por isso, muitas delas são cercadas por árvores e plantas. Isso faz com que seja constante a presença de insetos como pernilongos e borrachudos. Para se proteger contra eles, é preciso utilizar produtos como o repelente, seja natural, seja industrial. Esse é um cuidado básico principalmente com as crianças e com aqueles que têm alergia às picadas.

É bom lembrar também que esse tipo de produto não espanta insetos maiores como abelhas, marimbondos e formigas, por isso fique atento. Como é necessário utilizar protetor solar para assegurar a pele contra o sol, o ideal é aplicar o filtro, esperar que seque para, só então, passar o repelente por cima. Mas não esqueça: esse produto não deve ser aplicado no rosto próximo a mucosas como a boca, nariz e olhos.

6. Tome banho de água doce após sair do mar

No final do dia, após entrar no mar ou piscina, é hora de tomar um banho de água doce para retirar do corpo o sal, cloro, areia e resíduos dos produtos utilizados. Isso deve ser feito quanto antes para que sua pele fique limpa, não resseque e possa se recuperar.  Sendo assim, tome um bom banho ao chegar em casa ou, se for possível, utilize uma ducha e troque o biquíni molhado por uma roupa seca quando não estiver pretendendo entrar na água novamente.

Ao se atentar às nossas dicas de saúde na praia, é possível curtir o passeio sem incômodos ou interferências, garantindo diversão e bem-estar à família toda nesse momento especial. Ademais, você pode voltar para casa mais tranquilo, feliz e com a saúde do corpo e estética preservados!

Gostou de saber um pouco mais sobre os cuidados com a saúde na praia? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de mais dicas essenciais como essas!

 


Escreva um comentário

Share This