Consultar um ginecologista é um dos cuidados mais primordiais para manter a saúde íntima da mulher sempre em dia. Esse é um especialista que deve acompanhar as mudanças do corpo feminino desde a adolescência e até a terceira idade, da menarca à menopausa. Para isso, uma opção prática e rápida é procurar por um ginecologista online.

Encontrar um bom especialista, que você sinta confiança e que esteja de acordo com as suas necessidades, nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, como saberemos se o profissional está dentro de todas essas exigências e se é adequado confiar a sua saúde a ele? Com a tecnologia, isso se torna muito mais fácil visto as alternativas e facilitações.

Neste artigo, ajudaremos você a encontrar esse profissional sem sair de casa. Quer saber como? Venha conosco para conferir as seis dicas que preparamos para você!

Dicas para encontrar um bom ginecologista online

1. Verifique as suas necessidades médicas

O primeiro passo para encontrar um profissional adequado ao seu caso e necessidades é entender o motivo de você estar procurando por ele. Se é devido a uma gestação ou desejo de engravidar, para fazer exames de rotina femininos, realizar o primeiro teste ginecológico, começar a usar um método contraceptivo… são várias as motivações.

É importante que o profissional tenha competências de acordo com o que você deseja, certo? Veja bem, você não vai a um ortopedista para falar da sua pele, mas sim dos ossos, porque é a especialidade dele. Por isso, é muito mais simples saber o que deseja e procurar por um especialista se já restringe desde início o que você busca. Do contrário, você pode acabar encontrando pessoas incríveis, mas que não serão tão adequadas para atender às suas necessidades. 

Lembrando que essa restrição também pode ser em relação a outras questões. É possível que você tenha preferência de gênero da pessoa, por exemplo. Algumas mulheres preferem conversar com um homem; outras, com alguém que passe pelas mesmas coisas. 

2. Pesquise por profissionais da sua região e município

Assim que você definir as suas necessidades médicas, já pode começar a procurar por profissionais de sua região. É sempre preferível escolher um médico que esteja próximo de você, na mesma cidade ou no mesmo bairro. Isso poupará o tempo que você levaria para se deslocar até a clínica médica.

Caso more em alguma cidade grande, como em São Paulo ou Rio de Janeiro, essa tarefa se torna ainda mais fácil, porque você consegue procurar a especialidade médica junto com o nome da região onde você mora. Com certeza, o Google dará a você diversas opções para escolher.

Infelizmente, em cidades menores, não funciona da mesma forma. Em geral, você terá que procurar por médicos de toda a cidade para encontrar suas opções, visto que a quantidade de profissionais é mais limitada.

3. Utilize plataformas específicas para encontrar médicos

Apesar de a pesquisa no navegador ser uma maneira simples de procurar por médicos, existem outras formas para facilitar ainda mais. Atualmente, já foram criados aplicativos e plataformas que disponibilizam perfis de profissionais, como é o caso do BoaConsulta. O uso deles é diferente se comparado à pesquisa no Google, pois têm funcionalidades diferentes.

Esses sites não só disponibilizam o perfil do médico (nome, especialidades e formações, local de atendimento etc.), como também permitem que você veja as avaliações de pacientes anteriores e tenha acesso à agenda do profissional. Assim, você só precisa pesquisar pela especialidade, olhar as opções e selecionar o horário que fica melhor para você.

Também não há necessidade de sair de casa para o agendamento online e você ainda pode realizá-lo a qualquer hora do dia pelo app. Sem falar que, com as avaliações disponibilizadas, você pode se sentir muito mais segura na escolha, porque saberá que outras mulheres foram bem atendidas pelo profissional e o recomendam.

4. Procure pelo perfil online dos profissionais selecionados

Após ter pesquisado pelos ginecologistas que atendem na sua região e ter selecionado alguns dos perfis que mais chamaram a sua atenção em relação à formação, local de atendimento e valores, é hora de pesquisar pelo perfil online desses especialistas. A maioria dos médicos tem uma página ou site com todas as informações principais sobre seu trabalho. Por isso, dê uma pesquisada no nome dos que você selecionou, procure por esses dados e compare-os entre si. 

Caso tenha utilizado o app de agendamento para encontrar o profissional, pode ser que essa pesquisa em outra página não seja necessária. Você pode comparar os perfis selecionados na própria plataforma com as informações já disponibilizadas por eles, uma vez que geralmente são bem completas e suficientes para que você tome sua decisão.

5. Avalie a estrutura da clínica

Uma questão muito importante, mas que muitos esquecem de verificar, é a respeito da estrutura da clínica. O local onde você será atendida deve ser adequado para isso, precisa ser limpo e higiênico, ter equipamentos adequados e atuais para o atendimento, além de com sofás confortáveis, uma revista para ler ou uma TV para assistir. 

Você ficará esperando até ser atendida, então precisa que o consultório tenha distrações para não tornar esse momento chato, não é mesmo? Por isso, sempre pesquise sobre a clínica na internet para conferir fotos do local. Caso não as encontre e a estrutura da clínica for uma questão de grande importância para você, vale ir até o local para conhecê-lo melhor, garantindo que você se sentirá confortável durante o seu tempo por lá.

6. Verifique a disponibilidade do médico

Depois de todas essas etapas, chegou a escolha final: verificar a disponibilidade dos médicos que você gostou. Caso precise de um atendimento mais rápido e urgente, provavelmente terá que abrir mão de algumas opções e buscar pelo que pode atendê-la com mais antecedência.

Alguns especialistas têm uma agenda mais corrida e menor disponibilidade de horários, sendo necessário que você agende a consulta semanas ou, em alguns casos, meses antes. Contudo, por meio de um app de médicos online, fica muito mais simples de conferir isso e escolher o horário que mais é adequado para a sua rotina.

Para escolher um ginecologista online adequado e acertar na escolha, é importante que você dedique algum tempo no seu dia para realizar pesquisas e fazer comparações. Caso não se sinta confortável na primeira consulta com o profissional ou clínica, não hesite em procurar por outro mais adequado para cuidar e acompanhar a sua saúde de perto.

Este conteúdo ajudou você a entender como encontrar um ginecologista? Não deixe de nos seguir nas redes sociais — InstagramTwitterFacebook e LinkedIn — para ficar por dentro de mais informações valiosas!

Escreva um comentário

Share This