Entenda como identificar possíveis doenças e câncer de mama.

Como identificar algo errado na mama? Veja os principais sinais de alerta para câncer de mama e outras doenças

Realizar o autoexame da mama é essencial para identificar um câncer precocemente ou outras doenças que podem se desenvolver na região dos seios. Isso porque, conhecendo melhor seu corpo, fica mais fácil conseguir identificar algo errado na mama.

Sendo assim, nesse post, a equipe no BoaConsulta preparou algumas dicas muito importantes, para você saber como identificar algo errado na mama e prevenir e obter diagnósticos precoces, continue lendo.

O câncer de mama é uma doença séria que atinge especialmente o público feminino, podendo também surgir em homens. Sabe-se hoje em dia que o grupo de risco da doença são mulheres acima de 40 anos de idade, mas é importante ressaltar que mulheres mais novas entre 20 e 30 anos também podem ser afetadas por esse tipo de câncer.

Como identificar algo errado na mama?

Para você conseguir identificar qualquer coisa errada nos seios, separamos uma lista de sinais que indicam que você deve buscar ajuda médica para verificar a incidência de câncer de mama ou outras doenças. Confira!

Nódulos

O primeiro sinal de que há algo de errado nas mamas é a presença de nódulos, sejam eles pequenos ou grandes na região das mamas e axilas. Esse nódulo pode ser identificado no auto exame pelo toque ou apenas ao olhar no espelho, e se apresenta como um caroço que normalmente não dói ao ser pressionado.

Imagem ilustrativa de nódulo do câncer de mama.
Nódulos são um dos principais sintomas de câncer de mama.

Leia também Como diferenciar glândulas mamárias de nódulos na hora do autoexame?

Sempre que você notar que seu seio está com um nódulo ou qualquer carocinho diferente do habitual, procure ajuda médica para identificar o problema que pode estar causando este sintoma.

Aumento do volume mamário

Durante o autoexame, você deve sempre analisar o formato e tamanho dos seios no espelho. Apesar das mamas aumentarem de tamanho durante o período pré menstrual e ovulatório, quando a mama fica maior fora desse período ou quando apenas um dos seios aumenta de tamanho, pode ser um indício de problemas mais sérios que devem ser investigados.

Além do tamanho diferente, você também pode notar que o formato não está o mesmo de antes, o que também pode indicar um inchaço e início de uma inflamação ou câncer de mama.

Aspecto de casca de laranja na pele

Quando um tumor surge na mama, pode acabar fazendo com que a pele fique com um aspecto semelhante ao da casca da laranja, sendo muito comparado à celulite.

Esse sintoma é um dos primeiros sinais de câncer de mama inflamatório, já que assim como a celulite, a paciente acaba desenvolvendo um processo inflamatório nas células, além do inchaço e vermelhidão provocados pela inflamação.

Inversão do mamilo

Se você não nasceu com o mamilo invertido e nota que ele começou a inverter aos poucos, pode significar um tumor localizado por trás da aréola. Isso faz com que a pele se repuxe e o mamilo afunde, ficando para dentro da mama.

Fadiga

Assim como acontece com outros tipos de câncer, o câncer de mama gera uma fadiga excessiva nas pacientes, e apenas as tarefas do dia a dia já são o suficiente para deixar a mulher mais cansada do que o normal.

Isso acontece porque o sistema imunológico fica debilitado e as plaquetas começam a diminuir no sangue, podendo até mesmo resultar em uma anemia.

Dor

Embora a maioria das pacientes com câncer de mama não sentem dor, em alguns casos específicos os seios podem ficar doloridos fora do período menstrual, indicando que há algo errado na mama.

Leia também Quem tem câncer de mama sente dor? Os nódulos são dolorosos?

A dor pode surgir nos mamilos, mamas e até nas axilas. O ideal é que você evite tomar analgésicos para dor quando ela surgir nessas regiões, e sempre buscar ajuda médica para verificar a origem do desconforto.

Secreções e sangue

Líquidos transparentes, amarelados e esbranquiçados nas mamas devem ser investigados o mais rápido possível, especialmente se for acompanhado de sangue. Além de câncer, esses sinais podem indicar outras inflamações sérias nos ductos mamários, que devem ser tratados especialmente em mulheres que estão amamentando.

Inchaço nas axilas

Além dos nódulos que surgem nas axilas, elas também podem ficar inchadas, o que é fácil de ser identificado no autoexame. Isso porque, embora a maioria das mulheres façam o autoexame apenas nas mamas, para identificar algo errado na mama também é importante verificar as axilas.

Nódulos e inchaços nas axilas podem indicar que o câncer está migrando de região do corpo, e deve ser investigado o mais rápido possível.

Coceira

Apesar de sentir coceiras nos seios de vez em quando seja algo normal, uma coceira constante que acompanha descamação pode indicar que há algo de errado na mama, e é um dos sintomas iniciais do câncer nessa região.

Esse sintoma, porém, pode indicar que o tumor não está conseguindo penetrar mais profundamente nos tecidos, e age superficialmente, o que aumenta as chances de cura se a paciente buscar ajuda médica assim que notar o desconforto.

Perda de peso rápida pode indicar câncer de mama?

Perder peso quase sempre é algo bem-visto pelas mulheres, mas quando ele acontece sem motivos aparentes pode indicar algo mais sério. Afinal, perder peso sem fazer dietas ou praticar atividades físicas especificamente para isso pode indicar o estágio inicial de um câncer de mama.

Perder peso rápido de mais sem  motivo pode ser sinal de câncer de mama.
Pessoa perdendo peso sem motivo aparente pode ser sintoma de câncer de mama.

Como esse é um sintoma que acaba deixando as mulheres satisfeitas, já que estão perdendo peso, quase sempre passa despercebido e acaba atrapalhando no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Veja também os 10 principais sintomas do câncer de mama:

Quando devo procurar ajuda médica?

Você deve procurar ajuda médica sempre que notar um ou mais desses sintomas nos seios, lembrando de ficar atenta sempre aos sintomas que surgem juntos e ao seu ciclo menstrual. Isso porque as dores e inchaços nos seios é algo completamente comum pelo menos uma semana antes da menstruação e durante 3 a 5 dias do período ovulatório.

Mesmo assim, indicamos sempre que você busque ajuda médica caso desconfie de algum sintoma ou não se sinta segura de que aquele sintoma é realmente normal.

Além disso, também é importante visitar o médico regularmente, especialmente se você tiver mais de 40 anos ou contar com histórico de câncer de mama na família, aumentando sua predisposição genética.

Quais os médicos indicados?

O médico que trata as doenças que acometem as mamas é o mastologista, que em casos de câncer pode te encaminhar para o oncologista. Porém, uma visita ao ginecologista pode ser o suficiente para você ser encaminhada para um desses profissionais para investigar o que pode estar causando seus sintomas.

Leia também Oncologista ou Mastologista: qual o melhor médico para Câncer de mama

o diagnóstico do câncer de mama é feito por meio de exames solicitados por um ginecologista ou mastologista
O diagnóstico do câncer de mama é feito através de exames solicitados por um ginecologista ou mastologista.

Agora que você aprendeu a identificar algo errado na mama, faça o autoexame regularmente para conhecer melhor seu corpo e ser capaz de notar até mesmo as menores diferenças. Isso auxilia no diagnóstico precoce de câncer, que aumenta as chances de cura em até 95%, e no diagnóstico precoce de outras doenças que se desenvolvem nas mamas, como inflamações e infecções, por exemplo.

Suspeita de câncer de mama? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Oncologistas e Médicos Mastologista especialistas em câncer de mama! Agende sua consulta online através do nosso aplicativo.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *