Mulher idosa aferindo diabetes.

Descubra como prevenir o surgimento do diabetes tipo 1 e 2, saiba também quais as principais características da doença!

A diabetes é uma doença crônica que afeta o modo como o organismo usa a glicose presente nos alimentos. Isso acontece em decorrência da falta de insulina, uma substância produzida pelo pâncreas e responsável por levar o açúcar para dentro das células.

Existem dois tipos de diabetes: a diabetes tipo 1 e 2. Apesar do nome, são problemas diferentes, mas que apresentam algumas características em comum, como o excesso de glicose no sangue e a deficiência na produção de insulina. Contudo, a razão para isso acontecer é diferente.

Uma coisa é certa: é fundamental adotar alguns hábitos de vida saudáveis para prevenir essa doença, que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

Por isso, preparamos este post para mostrar as diferenças entre a diabetes tipo 1 e 2, e como fazer a sua prevenção. Continue a leitura e confira!

Quais são as diferenças entre diabetes tipo 1 e 2?

A diabetes pode se apresentar de várias maneiras. Independentemente do tipo, é muito importante consultar um médico caso tenha qualquer sintoma. Com isso, ele poderá dar início ao tratamento.

Veja, a seguir, as principais diferenças entre a diabetes tipo 1 e 2.

Diabetes tipo 1

De maneira geral, esse tipo de diabetes afeta crianças e adolescentes. Ela é chamada de doença autoimune, já que o sistema imunológico ataca as células do pâncreas. Desse modo, nenhuma ou pouca insulina é liberada para o corpo.

Para auxiliar no controle do açúcar na corrente sanguínea, é importante que a pessoa aplique doses diárias de insulina.

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença. Ela aparece quando o corpo não consegue usar a insulina que produz de modo correto, ou o organismo não fabrica a substância de maneira suficiente para controlar o nível de glicose.

As principais causas da doença incluem o estresse, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e a obesidade.

Como é possível prevenir a diabetes tipo 1 e 2?

Quem quer ter uma vida equilibrada e saudável precisa entender como deve ser feita a prevenção do diabetes. Embora a doença tenha fortes fatores genéticos e não possa ser evitada completamente, o estilo de vida atua como um desencadeador para o seu surgimento.

Desse modo, existem várias medidas que devem ser adotadas para prevenir o problema. Confira, a seguir, algumas dicas!

Mantenha uma alimentação saudável

Ter uma boa dieta é uma das principais dicas para prevenir a diabetes. Diferentemente do que muitas pessoas dizem, os cuidados com a alimentação vão além de somente evitar alimentos ricos em açúcar. Assim, é importante incluir outras medidas.

Mulheres comendo alimentos saudáveis para prevenir o diabetes.
Optar por alimentos saudáveis ajuda a prevenir o diabetes tipo 1 e 2.

Ações para prevenir o surgimento do Diabetes tipo 1 e 2:

  • Não passe muitas horas sem comer e faça pequenas refeições ao longo do dia;
  • Coma devagar e mastigue os alimentos lentamente;
  • Evite a ingestão excessiva de alimentos com muitos carboidratos simples, como refrigerantes e farinha branca, e dê preferência aos integrais;
  • Inclua proteínas magras na alimentação, como lentilha, grão-de-bico e ervilha;
  • Consuma alimentos ricos em sais minerais, vitaminas e fibras, como frutas, legumes e verduras.

Pratique atividades físicas

O sedentarismo é um grande fator de risco para o surgimento da diabetes, já que ele favorece o acúmulo de gordura corporal e o aumento de peso. Portanto, além de manter uma alimentação equilibrada, é necessário ter uma rotina de atividades físicas.

Pessoas praticando atividade física para prevenir o surgimento do diabetes tipo 1 e 2.
Praticar exercícios físicos regulares ajuda a inibir o surgimento do Diabetes.

Dessa maneira, para prevenir a doença, faça cerca de 30 minutos de atividades por dia, cerca de 3 vezes por semana. Nesse caso, inclua na rotina opções prazerosas e que proporcionam uma sensação de bem-estar, como caminhada, natação, corrida, yoga, pilates e ciclismo, entre outras.

Lembre-se também de procurar ajuda de um especialista para que ele possa orientá-lo sobre a maneira correta de praticar exercícios.

Evite o álcool e o cigarro

As bebidas alcoólicas são conhecidas como calorias vazias, pois são muito calóricas mas não suprem as necessidades nutricionais do nosso corpo. Desse modo, o recomendado é evitar o álcool, já que favorece o aumento do peso e, de maneira indireta, a diabetes.

Pessoas ingerindo bebidas alcoólicas e  fumando aumentando as chances de desenvolver diabetes.
Bebidas alcoólicas e tabagismos aumentam o risco de desenvolvimento de Diabetes.

Por sua vez, o cigarro é um dos grandes causadores do câncer de pulmão, mas o tabagismo também aumenta bastante as chances de o indivíduo desenvolver a diabetes tipo 2. Portanto, evitar o fumo é uma medida fundamental para prevenir a doença.

Tente dormir bem

Dormir bem durante a noite é fundamental para quem quer prevenir o diabetes. Isso porque descansar menos do que 6 horas pode piorar o controle dos níveis de açúcar no sangue, já que o corpo produz mais do hormônio cortisol — que, em uma grande quantidade, pode aumentar o acúmulo de gordura na região abdominal.

Pessoas com dificuldade para dormir.
Dormir bem ajuda na prevenção do diabetes tipo 1 e 2.

Outro problema é que a falta de sono provoca uma compulsão por alimentos calóricos. Por isso, é muito importante que a pessoa desenvolva bons hábitos para estimular uma boa noite de sono, como manter o quarto escuro e silencioso, consumir alimentos leves durante a noite e ler um livro antes de deitar.

Controle a pressão e o estresse

O estresse favorece a produção de hormônios que desregulam a insulina. Assim, o problema intensifica reações inflamatórias no corpo, contribuindo para que a glicose se acumule na corrente sanguínea.

A pressão alta, por sua vez, está associada ao diabetes de várias maneiras. O excesso de glicose no sangue contribui para o enrijecimento das artérias, o que aumenta a pressão. Além disso, o pâncreas deve fazer um esforço maior para produzir insulina, acelerando os batimentos cardíacos e sobrecarregando o coração.

Faça check-ups médicos regularmente

A diabetes costuma se desenvolver lentamente e, no começo, é comum não apresentar sintomas do diabetes. Portanto, em muitos casos, a pessoa descobre a doença quando busca a ajuda de um médico por outras razões e realiza exames por solicitação de especialistas, como urologista, ginecologista etc.

No entanto, quando a pessoa faz check-ups médicos regulares, é possível identificar a pré-diabetes, uma condição em que os níveis de açúcar no sangue estão elevados, mas ainda não se caracteriza pela diabetes propriamente dita.

Agora que você já conhece as diferenças entre a diabetes tipo 1 e 2, saiba que a doença causa vários problemas de saúde e, por essa razão, é importante preveni-la. Para isso, conte com uma plataforma de agendamento médico online, como o BoaConsulta, para conversar com um profissional especializado e tirar suas dúvidas!

Você desconfia que pode ter diabetes? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Endocrinologista, agende sua consulta online, através do site ou aplicativo disponível para androide e IOS

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.