Marcar consultas com especialistas nem sempre é apenas uma questão de realizar exames de rotina. Em muitos casos, isso se faz necessário devido a algum problema de saúde que surgiu e gerou a necessidade de auxílio para saber como prosseguir. Nessas situações, conversar com médico online é uma ótima opção que a tecnologia nos proporciona.

Marcar consultas depende do horário que o profissional e você têm disponíveis, entre outras questões. Portanto, a possibilidade de contatá-lo por meio de smartphones ou notebooks seria útil para adiantar os assuntos do agendamento. Afinal, isso não exige muito de ambos, além de ser um processo rápido e prático.

Ficou interessado em saber mais sobre essa alternativa incrível? Continue a leitura para descobrir como funciona e quais são suas principais vantagens!

Como a telemedicina funciona na prática?

A tecnologia nos permite cada vez mais facilitar processos simples e essenciais para nossa saúde. Até pouco tempo atrás, era necessário ir a uma clínica ou consultório para agendar consultas, por exemplo. Logo depois, foi possível utilizar um telefone para isso. Hoje em dia, já conseguimos agendar um horário totalmente online, por meio de aplicativos como o BoaConsulta ou do navegador. Mas a evolução e as mudanças não param: agora, em alguns países, existe a possibilidade de consultar um médico via internet.

Tal prática é chamada de telemedicina. Trata-se de uma ótima ferramenta para aproximar o profissional do paciente tanto em casos nos quais ambos estão em locais distantes quanto naqueles em que não existe a total necessidade de agendar um horário. Essa atividade permitiria contato via WhatsApp, Messenger e chamadas de vídeo sem remuneração. Para constituir um atendimento (embora não completo), seria preciso que o paciente já tenha tivesse ido a uma primeira consulta presencial com o médico. 

Contudo, a resolução 2.227/2018 foi revogada, portanto não se trata mais de uma atividade regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Ainda assim, existem alguns países que apresentam essa prática — e o Brasil pode estar entre eles futuramente.

Quais são as vantagens de conversar com médico online?

Como se trata de uma ideia recente, a telemedicina ainda tem muito a ser explorada por todos. Apesar disso, suas vantagens para médicos e pacientes seriam inegáveis. Entenda abaixo quais seriam elas se a lei fosse aprovada no Brasil!

1. Permitiria tirar dúvidas simples sem a necessidade de agendamento

Quando marcamos consultas com especialistas, geralmente estamos cercados de dúvidas em relação a determinadas questões ou problemas de saúde. Mesmo seguindo as recomendações de anotar todas as perguntas que temos antes do encontro com o profissional, é comum que alguma acabe esquecida.

Além disso, devido a sintomas de medicações, reações do corpo e outras questões que aparecem semanas ou meses após a consulta com o médico, muitas dúvidas podem surgir ao longo do tratamento. Sem contar que, em alguns casos, existe a necessidade de refazer um exame após alguns meses e mostrá-lo ao especialista.

É aí que está o problema: muitas vezes, a dúvida é tão simples que agendar um horário só para saná-la se torna dispensável — especialmente se for pouco tempo depois da última consulta. Nessas situações, ter a oportunidade de conversar com o seu médico seria uma grande facilidade para não ter que ir até lá e desembolsar aquele valor de novo.

2. Estreitaria a relação entre médico e paciente

Ir ao médico sempre envolve falar sobre sua vida pessoal e seus problemas. Em muitos dos casos, até o seu trabalho ou seus hábitos estão relacionados às doenças que desenvolve, sejam mentais, sejam físicas. Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis por terem que falar sobre suas vidas, as necessidades fisiológicas do corpo, os problemas de saúde e outras questões pessoais com alguém que não conhecem ou têm intimidade. 

Mas sempre vale lembrar que o médico é especializado na área, portanto todos os assuntos abordados serão tratados com profissionalismo. Dessa forma, é essencial escolher um profissional ético e de confiança para que você se sinta confortável.

Para auxiliar ainda mais nessa relação entre médico e paciente, o contato online funcionaria como uma excelente ferramenta tecnológica, pois você teria mais possibilidades de conversar com o profissional sem ser cara a cara. O paciente também teria a chance de conhecer o trabalho dele, o que traria mais familiaridade e confiança.

3. Tranquilizaria o paciente quanto às suas questões

Não é novidade que estamos cada vez mais imediatistas com a nossa saúde mental e física, concorda? É comum que, ao identificar algum sinal incomum pelo corpo, a maioria das pessoas comece a se preocupar em saber o que é aquilo e por que o quadro está sendo causado.

O corpo é um dos bens mais preciosos que alguém pode ter. Ele permite tantas possibilidades no dia a dia que pode ser bastante incômodo tê-lo prejudicado em algum aspecto. Muitas vezes, os sintomas estranhos identificados não passam de problemas comuns, que podem ser tratados para que o paciente viva normalmente.

Mas, como muitas pessoas não se tranquilizam quando notam algo diferente no funcionamento do organismo, consultar um médico online seria recomendado para amenizar a ansiedade dessas situações, sem negligenciar a saúde. Afinal, caso os sintomas realmente fossem preocupantes e necessitassem de maior atenção médica, o profissional informaria o paciente e o orientaria a tomar uma providência o quanto antes, com exames e medicações.

4. Ajudaria a identificar quais possíveis exames serão solicitados

Para adiantar a consulta e tornar o processo mais ágil, a possibilidade de conversar com o médico previamente pela internet é bastante útil. Além de todos os benefícios citados, outro ponto interessante é que tal prática seria capaz de ajudar a identificar quais possíveis exames seriam necessários realizar para o diagnóstico do problema.

No entanto, é preciso entender que esse processo não descartaria a necessidade de consultar o especialista de forma presencial posteriormente. Para ter um atendimento completo, é indispensável marcar um horário. Assim, o médico poderá examinar você de perto e minuciosamente. Sem falar que os pedidos de exames e receitas médicas devem ser feitos pessoalmente pelo especialista (e estar devidamente assinados).

Portanto, ter a oportunidade de conversar com médico online é uma ideia que traria muitas vantagens para cuidar da sua saúde e manter sua tranquilidade com praticidade. Enquanto a lei não entra em vigor, devemos nos contentar com a possibilidade de consultar um médico presencialmente, usando aplicativos e plataformas seguras para facilitar na escolha.

Gostou de saber mais sobre a alternativa de consultar um médico online? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer melhor as soluções que temos para facilitar sua vida!

Escreva um comentário

Share This