A atividade física está entre os hábitos mais recomendados para uma vida saudável. Devido a isso, a Organização Mundial da Saúde passou a tratar o sedentarismo (que é a inatividade física) como um problema de saúde pública. A falta da prática de exercícios é um perigo crescente na sociedade, gerando maiores riscos à saúde e aumentando o índice de obesidade, doenças cardíacas, e a taxa de mortalidade.

Fazer exercícios físicos de forma contínua e moderada pode trazer inúmeros benefícios, como controlar o peso; diminuir riscos de desenvolver doenças crônicas (como diabetes, hipertensão, depressão, doenças cardiovasculares) ou atenuar seus sintomas; gera o fortalecimento muscular e aumentar a sensação de bem-estar, equilibrando-se assim saúde física e mental.

Para conhecer melhor os principais benefícios da atividade física, continue conosco.

Perda e controle de peso

Quando associada a uma alimentação sadia, lembrando inclusive dos probióticos (presentes em iogurtes, queijos, coalhadas etc.), a atividade física auxilia tanto no emagrecimento quanto na manutenção do peso desejável, já que a queima de calorias será frequente.

Para os que estão acima do peso, recomendam-se os exercícios aeróbicos, pois aceleram o metabolismo gerando grande perda de gordura corporal. Alguns deles são: caminhada, corrida, ciclismo, natação, dança e outros.

Diminuição dos riscos de doenças crônicas

O exercício físico pode ajudar a prevenir patologias crônicas como doenças cardíacas e doenças vasculares, já que fortalece o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea, reduz os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL).

Além disso, há outras doenças que podem ser evitadas ou controladas através de exercícios:

  • hipertensão arterial: a redução da pressão acarreta a melhora do quadro de saúde, tornando possível que o uso de medicamentos não seja mais necessário (com autorização médica, obviamente);
  • diabetes: a diminuição da gordura corporal reduz também os níveis glicêmicos;
  • doenças ósseas: o fortalecimento da estrutura óssea previne contra a osteoporose, por exemplo;
  • doenças musculares: a melhora da flexibilidade e da postura evita dores e fortalece os músculos.

Benefícios à saúde mental

Estudos mostram que a atividade física pode combater a ansiedade. Um dos fatores responsáveis por isso (e bastante simples, porém muitas vezes subestimado) é a concentração necessária durante um treino, por exemplo. Esse estado psicológico faz com que o indivíduo tenha momentos prazerosos, focando no exercício que está sendo realizado.

Outra patologia mental que pode ter seus sintomas diminuídos e seu quadro melhorado é a depressão. O exercício físico libera certas substâncias durante sua prática e uma delas é a endorfina, um neurotransmissor capaz de proporcionar a sensação de serenidade e bem-estar.

Em vista dos efeitos mencionados, atividades físicas são altamente recomendadas para combater distúrbios psíquicos que estão cada vez mais presentes no estilo de vida atual, em que o tempo é pouco e os compromissos são muitos.

Melhora da produtividade e da autoestima

Pessoas que praticam exercícios em sua rotina tendem a ser mais produtivas nas atividades diárias do que os sedentários. A serotonina, substância produzida durante o exercício, ajuda a combater a baixa autoestima e a tornar o indivíduo mais confiante.

Isso possibilita o crescimento da sua disposição física e mental, o que melhora seu desempenho nas ocupações cotidianas. Além disso, a autoconfiança predispõe a pessoa a um convívio social mais intenso e mais harmonioso.

Como vimos, a prática de atividade física é importante pelas vantagens que traz ao corpo e à mente. Introduzi-la na sua rotina pode evitar o desenvolvimento de doenças e amenizar os sinais e sintomas das preexistentes. Pode também aumentar sua produtividade no dia a dia, melhorar sua autoimagem e beneficiar sua vida social.

Gostou das dicas acima? Queremos saber quais as atividades físicas você está praticando para ter esses benefícios. Conte para nós nos comentários!

Escreva um comentário