Mulher com pele ressecada.
|

Pele ressecada: conheça os 4 principais cuidados!

Nos dias de calor intenso e de verão, nada melhor do que entrar em um local com ar-condicionado, não é mesmo? No entanto, esse aparelho, que deixa o ambiente mais fresco, também é um grande vilão para a pele. Isso porque ele causa o ressecamento da derme do rosto e do corpo.

Por isso, conhecer alguns cuidados com a pele ressecada é fundamental para evitar problemas, como aspecto craquelado, coceira, descamação, ardor e sensação de repuxamento.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas simples de como mantê-la sempre bonita e hidratada. Confira!

1. Faça uma boa hidratação

A hidratação é um passo fundamental para melhorar o aspecto da pele seca. Para isso, é importante usar produtos que atraiam a umidade para retê-la na epiderme. Esse processo, além de aumentar a quantidade de água na derme, incentiva a renovação celular, o que confere uma aparência luminosa e saudável.

Mulher hidratando a pele do rosto.
Fazer hidratações ajuda a tratar e prevenir a pele ressecada.

Dê prioridade a séruns hidratantes e produtos com textura cremosa. Aqueles com aloe vera, ácido hialurônico, ureia ou com vitamina A e E em sua composição são ótimas opções. Além do rosto, não se esqueça de hidratar o restante do corpo, incluindo os pés e as mãos. Uma dica é aplicar o creme após o banho.

2. Realize esfoliações

A esfoliação é uma etapa importante para remover células mortas que, quando se acumulam na camada externa da pele, fazem com que ela pareça descamada, seca e opaca, obstruindo os poros. Logo, o recomendado é esfoliá-la no máximo 2 vezes por semana, já que o excesso aumenta o ressecamento.

Mulher esfoliando pele do rosto.
Fazer esfoliações ajuda a limpar pele morta e melhorar a saúde da pele.

Essa técnica oferece várias vantagens, pois deixa a pele pronta para absorver o hidratante de modo mais eficaz, o que aumenta a sua elasticidade. Além disso, faz com que se pareça mais saudável, lisa e jovem.

3. Evite banhos quentes

Tomar um banho quente é bem relaxante. No entanto, além de causar queimaduras, também pode retirar a sua proteção natural, aumentando ainda mais o ressecamento. Assim, o ideal é que a água seja morna, em uma temperatura agradável.

Chuveiro com agua quente.
Evitar banhos quentes ajuda a preservar a saúde da pele.

Ao mesmo tempo, escolha um sabonete hidratante, que diminui a agressão e ajuda na nutrição da pele. Também é importante evitar o uso de buchas, já que removem a camada protetora da derme, diminuindo sua umidade.

4. Mantenha uma alimentação saudável

Para evitar o ressecamento da pele, é essencial manter uma alimentação equilibrada e investir em alimentos que sejam ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão, beterraba e manga. Eles apresentam carotenoides, uma substância que tem ação antioxidante.

Muitos vegetais, verduras e frutas são ricos em água, o que auxilia a manter a hidratação corporal. Eles também são fontes de potássio, mineral que deve ser reposto após um calor intenso. Não se esqueça de optar sempre por alimentos saudáveis e leves.

Mulher comendo alimentos saudáveis para prevenir infarto.
Investir em uma alimentação balanceada ajuda a melhorar a hidratação da pele.

Agora que já conhece os principais cuidados com a pele ressecada, lembre-se de seguir as nossas dicas para evitar que a sua derme tenha um aspecto craquelado e descamado. Além disso, consulte um dermatologista para ele poder avaliar o seu caso e, se possível, indicar algum tratamento estético.

Você está procurando um dermatologista? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos dermatologistas! Seja para consultas presenciais ou online.

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.