Fazer visitas periódicas ao pediatra está em primeiro lugar na lista de cuidados fundamentais com a saúde de uma criança, as quais devem ser acompanhadas desde os primeiros dias de vida. Contudo, você sabe como encontrar o melhor médico para o seu filho?

Uma opção disponível atualmente é a busca por um pediatra online. Com apenas alguns cliques, você consegue achar um ótimo especialista para acompanhar o pequeno durante toda a infância, o que vai refletir no seu desenvolvimento e qualidade de vida no futuro.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o acompanhamento pediátrico, sua importância e dicas de como escolher um bom profissional. Acompanhe!

O que é a pediatria?

A pediatria é a especialidade responsável por acompanhar o desenvolvimento das crianças, orientar quanto aos cuidados necessários, prevenir doenças e intervir no caso de problemas de saúde.

Qual a importância de levar seu filho ao pediatra?

A importância de procurar um pediatra vai muito além da necessidade de tratamento médico quando a criança está doente. Na verdade, esse profissional atua em quatro aspectos fundamentais nos primeiros anos de vida do ser humano.

Crescimento

O primeiro aspecto analisado é o crescimento, no qual o médico vai observar a estatura e ganho de peso da criança. Esses dados são comparados com medidas previstas para cada idade, o que é conhecido como curva de crescimento. Embora pareça algo simples e para alguns até banal, acompanhar o crescimento é crucial para definir se a criança está nutrida e se o seu estilo de vida é saudável. 

Assim, o profissional pode recomendar mudanças na dieta, uso de vitaminas e prática de exercícios físicos. Ademais, problemas hormonais que afetam o crescimento podem ser detectados e tratados precocemente, o que evita a baixa estatura na vida adulta.

Desenvolvimento

Além de observar o desenvolvimento físico, o pediatra também acompanha a aquisição de habilidades motoras e cognitivas da criança, assim como a interação dela com o mundo e outras pessoas, de acordo com o esperado para a faixa etária.

Caso seu filho esteja abaixo dos níveis de desenvolvimento ideais para idade, é possível aplicar estímulos enquanto o seu cérebro ainda está em fase de aprendizado e apto a modificações. 

Vacinação

Um dos pontos de maior destaque na atualidade, devido ao aumento de doenças contagiosas antes erradicadas, a exemplo do sarampo, é a importância da vacinação na infância. A imunização evita uma série de doenças que podem provocar consequências sérias na saúde, visto que o sistema imunológico da criança é menos desenvolvido e seu organismo é mais frágil.

Além disso, o contágio também pode acontecer na vida adulta e provocar estragos significativos. Sabendo disso, o pediatra vai analisar a caderneta de vacinação do seu filho e indicar quais delas estão em atraso, para que sejam tomadas o mais rápido possível.

Ele também pode recomendar vacinas adicionais, que não fazem parte do calendário do Ministério da Saúde, mas que estão disponíveis na rede privada para proteger ainda mais a saúde dos pequenos. 

Alimentação

Os hábitos alimentares são definidos desde a infância e, por isso, é muito importante que dietas saudáveis e nutritivas sejam incentivadas desde os primeiros meses de vida. Nesse processo, contar com o auxílio do pediatra é a melhor estratégia para ter instrução sobre os alimentos adequados e quais não são recomendados para cada fase. 

Muitas vezes, os pais não seguem práticas alimentares corretas. Com orientação profissional, no entanto, eles recebem dicas úteis de como agir quanto à alimentação das crianças para que elas sejam saudáveis e não acabem obesas ou desnutridas.

O acompanhamento pediátrico é, portanto, uma estratégia de cuidado integral da criança. Somente assim é possível garantir o seu desenvolvimento ideal, o que vai refletir na sua qualidade de vida quando adulta.  

De quanto em quanto tempo é preciso marcar uma consulta?

As consultas com o pediatra devem iniciar ainda na primeira semana de vida. As seguintes devem acontecer mensalmente, até o sexto mês. Depois disso, elas passam a ser trimestrais, até os dois anos. 

Até os seis anos, os pequenos devem ser avaliados a cada seis meses e, após ultrapassar essa idade, as consultas acontecem uma vez ao ano, o que pode se estender até os dezoito. Garantir a regularidade desse acompanhamento é essencial para avaliar o desenvolvimento e transformações que acontecem em cada etapa da vida da criança e do adolescente.

Como escolher um bom pediatra online?

Agora que você já sabe a importância de levar seu filho no pediatra e de quanto em quanto tempo essas visitas devem acontecer, é muito provável que você esteja se perguntando sobre como escolher o profissional que vai cuidar dele durante esse período. Afinal, os pais só querem o melhor para as crianças e isso reflete na preocupação em buscar por um médico de elevada qualidade.

Entre as nossas dicas, fazer uma boa pesquisa de profissionais na internet é a de maior destaque. Na internet, você consegue acessar o currículo dos profissionais, como formação acadêmica e especializações, o que facilita na hora de determinar qual deles é o mais qualificado para atender as necessidades da sua criança durante essa fase fundamental de desenvolvimento e transformações. Ademais, você também pode encontrar relatos de pessoas que já se consultaram com o médico, os quais podem ser positivos ou negativos. Assim, evita-se surpresas na hora de entrar no consultório.

A recomendação é que a procura pelo pediatra comece no último trimestre de gestação. Se possível, agende um horário com o profissional antes do bebê nascer para conhecê-lo melhor, tirar dúvidas e verificar se ele realmente é o ideal — esse primeiro encontro vai deixar a família mais tranquila e preparada para a chegada da criança.

As consultas ao pediatra são fundamentais para garantir a saúde do seu filho. Por isso, escolha muito bem o profissional que vai cuidar dele — não se esqueça que procurar um pediatra online é uma das melhores alternativas para tomar uma boa decisão! 

Está pensando em marcar um horário? Por meio da plataforma BoaConsulta, é possível fazer o agendamento pela internet, sem estresse, rápido e fácil. Faça o teste gratuito e aproveite!

Escreva um comentário

Share This