Dentística, você já ouviu falar? Se trata de uma área da odontologia voltada a restauração do sorriso não somente em seu aspecto visual, mas também funcional, dividindo-se em dentística estética e restauradora, respectivamente.

Mesmo que você não conheça a especialidade por seu nome, certamente está familiarizado com seus principais procedimentos: clareamento dos dentes, facetas de porcelana, lentes de contato dentárias, restaurações, dentre outros. 

A dentística foi reconhecida como uma especialidade odontológica ainda na década de 1970, e de lá para cá tem evoluído muito, o que beneficia tanto pacientes como profissionais. 

Que tal conhecermos melhor essa área? Continue a leitura e entenda o que é dentística, conheça os principais procedimentos e descubra quando procurar por essa especialidade. 

O que é a dentística?

Quando se fala em dentística, a primeira coisa que deve nos vir a mente é o cuidado com o sorriso. Lembrando sempre de seus dois ramos, cosmético e restaurador. 

Por um lado, a especialidade tem como objetivo transformar a aparência do sorriso, tornando-o mais branco, simétrico e harmonioso, o que favorece a autoestima do paciente. 

Contudo, não podemos esquecer também dos benefícios funcionais de muitos dos procedimentos realizados por especialistas que atuam nessa área. Eles são essenciais para preservação e recuperação da integridade estrutural dos dentes, contribuindo para que esses sejam efetivos em seu papel e não sejam motivo de dor ou qualquer outro desconforto ou dificuldade. 

Vale lembrarmos aqui que os dentes influenciam não só no processo de mastigação, mas também na fala e até mesmo na respiração.  

Quando procurar por um especialista em dentística?

Por mais que muitos utilizem a dentística como sinônimo de odontologia estética, essa é apenas uma de suas atuações. Por isso, podemos pensar nesses especialistas quando passarmos por problemas como dentes danificados, manchados ou escurecidos, por exemplo. Ele certamente saberá indicar qual o melhor tratamento para cada caso. 

Mas é claro que não podemos ignorar o seu potencial no que se trata da estética do sorriso. Elevar a autoestima do paciente ao dar a ele um sorriso mais harmônico, é um benefício muito valioso. Muitas vezes, são os problemas com autoimagem, a insatisfação com a cor do sorriso ou o posicionamento dos dentes o motivo das pessoas procurarem por esses profissionais. 

De maneira geral, a recomendação é que todos busquem por um profissional da área pelo menos duas vezes ao ano. Dessa forma, será possível manter a boca e o sorriso sempre saudáveis, prevenindo problemas mais graves. Além disso, se for necessário, o especialista irá encaminhar o paciente para outras especialidades, realizando assim uma atuação multidisciplinar, sempre priorizando cada indivíduo e suas necessidades. 

Conheça os principais procedimentos 

Como vimos, a dentística é composta por uma diversidade de procedimentos. Abaixo descrevemos os principais para que você fique a par do que se trata essa especialidade na prática. 

Restaurações

As restaurações são tratamentos muito comuns em consultórios odontológicos, esses procedimentos são buscados principalmente para tratar traumas causados por cárie ou fratura. 

Sua principal função é reconstruir a estrutura dentária, evitando graves consequências ao paciente, como a perda de um dente, por exemplo. 

Normalmente é realizada primeiro a retirada da parte afetada do elemento, sendo essa área preenchida por materiais específicos, capazes de impedir a infecção ou a deterioração do local. 

Existem dois tipos de restaurações: 

  • Restaurações diretas: quando o material é aplicado diretamente sobre o dente. 
  • Restaurações indiretas: quando o material precisa de um preparo para ser encaixado no dente. 

Facetas de porcelana

As facetas são pequenas “capas” de porcelana aplicadas na face externa dos dentes com a finalidade de melhorar sua forma e cor. Sem dúvidas, um dos queridinhos quando se fala em dentística. 

Esse procedimento é muito indicado para pacientes que sofreram desgastes dentários, que podem ser causados até mesmo pelo excesso de restaurações. Além disso, é também uma ótima alternativa para pessoas que não obtiveram o resultado esperado por meio do clareamento dentário.

Lentes de contato

Embora tenha uma aplicação predominantemente estética, as lentes de contato também trazem benefícios funcionais, gerando melhorias para quem sofre com problemas de oclusão e beneficiando a mastigação. 

Contudo, de fato, é preciso admitir que sua principal função é a restauração da aparência do sorriso, deixando-o mais branco e harmônico. 

Esse procedimento é bastante similar ao tratamento com facetas de porcelana, sendo considerado um avanço do mesmo. A principal diferença, é que por serem mais finas, as lentes de contato requerem um menor desgaste dos dentes em sua implantação. 

Clareamento dentário

Quem não gostaria de ter dentes mais brancos? Sem dúvidas a cor do sorriso é um dos símbolos da beleza estética. É normal que os nossos dentes escureçam com o tempo, principalmente devido às alterações pigmentares causadas pelos próprios alimentos. 

O clareamento é uma boa maneira de lidar com isso. Através de géis e produtos oxidantes capazes de penetrar o esmalte e a dentina, o tratamento quebra as moléculas de pigmentos causadoras de manchas, dando ao sorriso um aspecto mais branco e uniforme. 

Gengivoplastia e Gengivectomia

A gengivoplastia e a gengivectomia são procedimentos mias complexos, contudo, também são da expertise da dentística. Embora cirúrgicos e com finalidades similares, existem diferenças entre eles. 

No caso da gengivoplastia, seria como uma cirurgia plástica da gengiva. Esse é o tratamento recomendado para pessoas que sofrem com sorriso gengival e se incomodam muito com isso.  

Normalmente suas indicações são mais estéticas, sendo ele voltado para um acerto do contorno anatômico da gengiva. 

Você já tem alguém para cuidar da sua saúde bucal? Clique aqui e conheça alguns especialistas em dentística.

Escreva um comentário