A calvície é um problema que afeta principalmente os homens, mas também pode atingir as mulheres ainda que em menor escala. Por isso, o ideal é saber como prevenir a calvície.

Afinal, ela costuma trazer muito incômodo, principalmente por ser normalmente associada a idades mais avançadas e, muitas vezes, comprometer a vaidade. Neste post, apresentamos o que é esse problema e maneiras de prevenir a calvície. Confira!

Origens e tratamento

Nos homens, geralmente o problema se inicia pelas laterais e na parte de cima, onde fica o redemoinho. Já nas mulheres, os fios ficam enfraquecidos e há queda na risca central. Pode ser causado por stress, genética, oscilações hormonais, entre outros fatores. O tratamento é à base de medicamentos e de procedimentos como o microagulhamento, implante capilar e intervenção de LED.

Maneiras de prevenir a calvície

Ainda que possa ter causas diversas, há algumas formas de prevenção. No entanto, existem algumas coisas que podem ser feitas para se prevenir. Quer saber mais a respeito? Venha conferir as 4 dicas que preparamos para você!

1. Esteja atento aos sinais

O primeiro passo para evitar que a calvície se desenvolva é identificar o problema e se atentar aos sinais que podem surgir já na adolescência ou durante a vida adulta. Sendo assim, fique atento quando houver escassez dos fios no redemoinho e nas estradas laterais. Além disso, é importante verificar se há histórico de calvície em parentes próximos. E lembre-se: quanto mais cedo for iniciada a prevenção ou o tratamento, menor será o impacto da doença.

2. Cuide da alimentação

Você sabia que a alimentação é um aspecto que afeta amplamente as funções do nosso corpo, incluindo o crescimento e saúde dos fios? Pois é, os alimentos saudáveis e naturais — como as frutas, legumes, sementes, etc. — são ricos em vitaminas e outros nutrientes essenciais para a nossa saúde e impactam diretamente no nosso cabelo.

Por isso, homens e mulheres que sofrem de anemia, perderam muito peso e têm dietas muito restritivas ou pouco saudáveis são mais susceptíveis à queda, enfraquecimentos dos fios e, consequentemente, à calvície. Portanto, o ideal é investir em uma alimentação saudável e diversificada para trazer grandes resultados a saúde do seu corpo. Se tiver dificuldades em inserir essa mudança, é possível procurar um nutricionista para que ele lhe ajude.

3. Faça cirurgia preventiva

A cirurgia preventiva consiste em um implante capilar e é bastante eficaz. Ela pode ser utilizada quando apenas o couro foi afetando ou quando a doença ainda não impactou completamente os cabelos. Nesse procedimento são utilizados fios saudáveis e de áreas definitivas, ou seja, aquelas partes que geralmente não prejudicadas pela calvície.

Esses fios são implantados nas áreas de queda. Dessa forma, à medida que a doença vai se alastrando e os fios originais vão sumindo, ainda devem permanecer os implantados. Isso impede com que a doença afete a sua aparência e garante um aspecto bastante natural dos fios.

4. Procure ajuda profissional logo no início

Ao identificar os primeiros sinais da calvície, procure um médico especialista, como um dermatologista, para avaliar seu caso, diagnosticar as causas e orientar o tratamento para adequado para você. Só assim é possível prevenir a calvície e não deixar que esse problema afete sua saúde, sua vaidade e bem-estar.

Gostou de entender sobre como combater a calvície? Então, o que está esperando para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de mais temas como este?

 


Escreva um comentário

Share This