Vivemos em um mundo ultra-conectado, no qual o uso de smartphones e aplicativos faz parte da rotina pessoal e profissional de quase toda a população. Por isso, é natural que essa conectividade seja utilizada para a área da saúde como um meio de acompanhar determinado tratamento ou tirar dúvidas médicas online.

Cuidar da saúde com auxílio da internet é possível ao conversar com um especialista de forma virtual, com o objetivo de procurar orientação e entender como proceder diante de algum problema de saúde.

Para aproveitar ao máximo a consulta médica online, é importante colocar em prática algumas atitudes que vão facilitar esse contato. Veja, a seguir, as principais dicas sobre esse assunto!

Fale sobre seus sintomas

Uma ação importante em qualquer consulta médica também se aplica ao contato virtual com um profissional da área: relatar todos os sintomas. É comum que as pessoas achem irrelevante relatar pequenos sintomas, mas um bom diagnóstico reside nos detalhes.

Por isso, é importante falar sobre qualquer queixa relacionada ao seu bem-estar. Nesse sentido, fazer uma lista dos seus sintomas pode ajudar a não deixar nada de fora.

Considere o início dos sintomas, a localização do incômodo, o que agrava ou alivia, o tempo de duração e qualquer outra informação que possa estar associada.

Peça orientação sobre exames ou especialistas

O contato com médicos pela internet é uma excelente oportunidade de adiantar questões para uma consulta presencial e tornar todo o processo mais ágil. É um meio muito eficaz de ajudar a identificar quais exames podem ser necessários para o diagnóstico do problema.

Outro ponto importante é que o profissional poderá direcionar o paciente para o especialista correto. Procurar uma opinião médica especializada é um passo importante no desenvolvimento do plano de tratamento.

Nesse sentido, a indicação de qual especialidade procurar também contribui para acelerar a busca pelos médicos certos para aquele determinado problema.

Determine a urgência ou não da situação

Quando sentimos algo diferente, é comum ficarmos preocupados com a necessidade de uma intervenção imediata. Contudo, muitos sintomas estranhos não passam de problemas comuns e podem ser tratados sem urgência.

Por isso, a possibilidade de tirar dúvidas médicas online permite determinar se há necessidade de buscar ajuda presencial de forma urgente ou não. O médico que atende de forma virtual consegue amenizar a ansiedade do paciente sem negligenciar sua saúde.

Se a situação for realmente preocupante, necessitando de maior atenção médica, o profissional é capaz de informar e orientar que o indivíduo tome outras providências o quanto antes.

Tire todas as dúvidas

É essencial que fique claro para o paciente qual seu diagnóstico e tratamento, ou qual caminho seguir para dar continuidade ao atendimento. Por isso, é importante não deixar nenhuma questão pendente e tirar todas as dúvidas médicas online.

Todo paciente precisa entender o porquê de determinado tratamento. Por isso, não deixe que a vergonha impeça uma boa relação com o especialista. Além disso, questione caso não concorde com a orientação dada.

Podemos perceber como a tecnologia vem influenciando a medicina. As ferramentas tecnológicas têm impacto sobre várias áreas da saúde, como a criação de procedimentos menos invasivos, a realização de exames diagnósticos mais rápidos e exatos, o estabelecimento de tratamentos mais eficazes, entre outros.

Além disso, com tantos dispositivos à disposição, é muito comum recorrermos à internet para responder a nossas questões sobre saúde e bem-estar. Nesse sentido, a telemedicina tem várias vantagens, mas é preciso estar atento à melhor forma de aproveitar esse meio para tirar dúvidas médicas online.

Gostou das dicas? Ficou com alguma pergunta sobre o assunto? Deixe seu comentário no post e compartilhe sua opinião com a gente!

Escreva um comentário

Share This