Qual o dia mundial do combate ao câncer de mama e qual sua importância?

Apesar de o mês de outubro ser oficialmente o mês voltado para os cuidados com o câncer de mama e saúde da mulher, existe uma data específica em que se comemora mundialmente o combate a essa doença. Mas você sabe qual o dia mundial de combate ao câncer de mama? Vamos conhecer o dia e entender melhor a importância dessa data, cotinue lendo.

Inicialmente, o Outubro Rosa foi criado como uma forma de conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar exames periódicos para avaliar a condição das mamas e possíveis tumores que podem acabar surgindo.

Nisso estão inclusas as mulheres acima de 18 anos com o autoexame mensal, e mulheres acima de 40 anos, que devem fazer a mamografia anualmente. A partir dos dois exames, fica mais fácil identificar a doença em estágios iniciais, o que pode contribuir para a cura.

Para lhe ajudar a entender melhor sobre a data do combate ao câncer de mama e por que a campanha é importante, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Veja a seguir!

Qual o dia mundial de combate ao câncer de mama?

O dia mundial do combate ao câncer de mama é dia 19 de Outubro. No entanto, durante todo o mês, desde o dia 1 até o dia 31, instituições públicas e privadas promovem eventos, palestras e até descontos em procedimentos para conscientizar as mulheres da importância de realizar anualmente os exames necessários.

Calendário demonstrado que o combate ao câncer de mama ocorre desde o dia 1 de outubro ao dia 31.
Embora o combate ao câncer de mama dure todo o mês de outubro, dia 19 é considerado o dia mundial do câncer de mama

Em alguns locais, clínicas chegam até mesmo a oferecer mamografias gratuitas durante o mês de outubro, como forma de incentivo para que o público feminino possa se cuidar e ser diagnosticado precocemente.

Existe diferença entre prevenir e combater o câncer de mama?

Na verdade, as duas coisas estão interligadas, já que ao prevenir o câncer de mama, você está combatendo a doença. Porém, a ideia principal do Outubro Rosa é ajudar as mulheres a serem diagnosticadas precocemente, de forma que seja possível iniciar o tratamento e eliminar o tumor antes que ele progrida.

O que é prevenção do câncer de mama?

A prevenção da doença se dá pela mudança de hábitos e atividades do dia a dia, que podem prejudicar a saúde da mulher e contribuir para um câncer de mama. Porém, vale ressaltar que a causa da doença pode variar e depender de muitos fatores, não sendo possível uma forma de prevenção 100% eficaz, já que fatores genéticos também podem contribuir para o desenvolvimento de células cancerosas.

Vale ressaltar, porém, que adotar uma vida mais saudável é essencial para a prevenção de qualquer tipo de câncer, incluindo o de mama, que hoje é o segundo câncer que mais atinge as mulheres no mundo todo, perdendo apenas para o câncer de pele.

Ilustração de práticas preventivas do câncer de mama.
Realizar exames de rotina, alimentar-se e exercitar-se são ótimas formas de prevenir o câncer de mama.

Alguns hábitos que devem ser adotados como método de prevenção do câncer de mama são:

  • deixar de fumar;
  • consumir menos bebidas alcoólicas;
  • manter o peso ideal;
  • fazer exercícios regulares;
  • evitar alimentos ricos em açúcares e gorduras hidrogenadas;
  • evitar exposição a riscos ambientais.

O que é o diagnóstico precoce do câncer de mama?

Já o diagnóstico precoce acontece quando a mulher já desenvolveu o câncer na mama, mas descobre a doença antes que o tumor sofra progressões mais críticas. Ou seja, quando a doença ainda está no início e ainda não afetou a saúde da paciente em níveis muito elevados e ainda pode ser revertida.

Normalmente, esse tipo de diagnóstico é feito por meio da mamografia, já que o autoexame só consegue identificar nódulos maiores de 2cm, o que indica um tumor bastante avançado. Mas, o autoexame pode ser útil para identificar sintomas que surgem antes dos nódulos, como manchas, secreções e até textura e aspecto diferente na pele da mama.

Os nódulos identificados na mamografia normalmente tem menos de 1cm, e nesse estágio as chances de cura da doença podem chegar até 95%.

Mulher jovem segurando laço simbolo da campanha de combate ao câncer de mama.
O diagnóstico precoce pode garantir até 95% de chances de cura.

Na etapa do diagnóstico precoce, a ideia não é evitar que o câncer de manifeste, e sim conseguir identificar se ele está presente para que o tratamento se inicie o mais rápido possível. É por esse motivo que os exames como o exame de mamografia, por exemplo, recebe o nome de exame preventivo, já que mesmo não prevenindo a doença, previne que ela progrida em níveis mais sérios.

Sabe-se hoje que o câncer pode se manifestar antes que os sintomas possam ser identificados pela paciente, o que enfatiza mais ainda a importância de realizar os exames em dia. 

Quem deve fazer o exame de mamografia?

Os especialistas indicam que mulheres entre 40 e 69 anos realizem a mamografia de rastreamento anualmente para detectar qualquer tipo de tumor dentro da mama. Porém, ainda é possível que o profissional consiga identificar um câncer por meio do exame clínico de palpação da mama da paciente, ou por meio do autoexame feito em casa.

O autoexame deve ser feito por mulheres acima de 18 anos mensalmente, 5 dias depois do primeiro dia da menstruação. Isso faz com que você conheça melhor seu corpo e consiga identificar qualquer alteração mínima, podendo diagnosticar um câncer de mama precocemente e iniciar o tratamento o quanto antes.

Vale ressaltar que o autoexame não substitui a necessidade de realizar a mamografia anualmente em mulheres acima de 40 anos.

Quando devo procurar ajuda médica?

Sempre que você notar alteração no aspecto da mama como manchas, nódulos ou secreções, é importante buscar ajuda de um ginecologista para investigar o que pode ter causado os sintomas. Além disso, alguns sinais mais sutis como coceira constante nas mamas e mamilos, ardência e dores longe do período menstrual, também podem indicar câncer de mama, especialmente se você contar com casos de câncer na família.

Leia também: Quais os sintomas do câncer de mama

Outro sintoma bastante comum de câncer de mama são nódulos próximos das axilas, que podem passar despercebidos pelas pacientes no autoexame.

Agora que você viu qual o dia mundial do combate ao câncer de mama, é importante ficar atento à programação da sua cidade e realizar anualmente a mamografia. Isso auxiliará no diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura da doença em casos de tumores no estágio inicial.

Suspeita de câncer de mama? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Oncologistas e Médicos Mastologista especialistas em câncer de mama! Agende sua consulta online através do nosso aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima