Mulher jovem dormindo.
| |

8 Dicas para Dormir Melhor a Noite Toda!

Você tem dificuldades para dormir bem a noite? Sofre com insônia? Bom, talvez algumas dicas para dormir melhor possam tornar tudo mais fácil e natural, sendo assim, para ajudar você, preparamos algumas dicas ótimas para você conseguir dormir melhor a noite toda, confira.

Uma boa noite de sono é fundamental não apenas para nos recuperarmos fisicamente de uma rotina estressante, mas até mesmo para a nossa saúde mental. Afinal, é nesse período que produzimos determinados hormônios, reparamos tecidos e muito mais. Sendo assim, conhecer algumas dicas para dormir melhor pode ser muito importante para sua qualidade de vida.

Por mais natural que isso devesse ser, o fato é que, com o estilo de vida moderno e o imenso estresse que boa parte das pessoas é submetida nas grandes cidades, nem sempre é simples fechar os olhos e ter bons sonhos. Você se identificou com essa situação? Então, o conteúdo de hoje é para você! Confira.

Como dormir melhor a noite?

Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. E as causas para isso são muitas, sendo as mais comuns a rotina, excesso de estímulos ou preocupações em excesso.

Desse modo, procurar dicas para dormir melhor é fundamental para manter ou reestabelecer a qualidade de vida, afinal o sono é fundamental para a manutenção da saúde física e psicológica.

E pensando nisso, nós separemos dicas muito eficientes para auxiliar você a conseguir dormir bem e melhor, confira.

1. Mantenha uma rotina

Uma das mais importantes dicas para dormir melhor é manter uma rotina, pois o nosso organismo se beneficia com isso. Temos uma espécie de relógio biológico, chamado de ciclo circadiano, que faz com que o organismo reconheça, naturalmente, os horários de cada tarefa.

Sendo assim, se a cada dia você come, dorme ou faz tudo em uma hora completamente diferente, você desregula esse ciclo. Portanto, evite virar noites acordado, tenha um período reservado para refeições e tente ir para a cama, mais ou menos, no mesmo momento.

2. Deixe de lado o celular e desligue a televisão

Os aparelhos eletrônicos já fazem parte dos hábitos de boa parte das pessoas em todo o planeta, e isso é quase impossível de ser mudado. No entanto, existem estratégias inteligentes e ações bastante simples que podem contribuir para você dormir melhor.

Uma atitude bastante importante é a de evitar aparelhos eletrônicos duas horas antes de deitar. Com isso, além de se manter longe de notícias que possam causar ansiedade, você consegue relaxar a mente, que fica pronta para descansar.

3. Evite beber café durante a noite

Evitar o consumo de café ou mesmo de outras bebidas que contenham cafeína é outra das melhores dicas para dormir melhor. Além disso, você deve estar atento não apenas ao café, mas também a outras opções comuns em nossa mesa.

Refrigerantes, chás e outros líquidos também podem contar a substância e atrapalhar o seu sono. Sempre que possível, busque ingerir algo mais leve, como um copo de leite morno ou até uma taça de vinho tinto, por exemplo.

4. Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas também é uma das dicas para dormir melhor. Você não precisa ser um atleta, mas 30 minutos diários podem ter um impacto bastante positivo, ainda que se trate de uma atividade leve.

No entanto, é importante lembrar de não fazer isso durante a noite, pois isso pode agitá-lo e prejudicar o seu repouso. Para quem não é fã de academia, caminhar levemente pode ser uma boa opção.

5. Crie um ambiente escuro

A quinta dica para dormir melhor é criar um ambiente escuro no seu quarto. Além disso, não deve haver barulhos e a temperatura deve estar agradável, de acordo com o seu conforto térmico.

Esses são fatores que podem ser determinantes para uma noite tranquila, pois a qualidade do sono melhora e você consegue descansar mais. Não se esqueça também de um bom colchão e um ótimo travesseiro.

6. Evite sonecas longas durante o dia

Dormir um pouco após o almoço ou tirar uma soneca de no máximo 30 minutos, pode ajudar e muito em nossa disposição, para as tarefas do dia a dia, além de ser um hábito bem saudável.

Mas quando a soneca ultrapassa esse tempo, facilmente isso pode influenciar na qualidade do seu sono, visto que você tendera a dormir mais tarde, prejudicando a rotina de descanso necessário que seu corpo necessita.

7. Realize atividades relaxantes antes de dormir

Uma dica muito eficiente para dormir melhor é a realização de atividades que proporcione relaxamento, evitando os superestímulos, torna a tarefa de dormir muito mais simples.

Quando você pratica atividades leves e relaxantes, seu cérebro tende a relaxar, diminuindo a excitação, euforia ou pensamentos tortuosos. Sendo assim, fazer uma leitura, meditar, ouvir uma música calma ou até mesmo tomar um banho morno antes de dormir, pode facilitar com que você pegue no sono.

8. Investigue possíveis problemas de saúde

A dificuldade para dormir ou como é muito conhecida a famosa insônia, pode ter diversas causa, sendo elas psicológicas ou físicas, tornando-se fundamental a investigação dos sintomas.

Existem patologias psicológicas como:  ansiedade, depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar entre outras, que além de prejudicar outras esferas da vida, debilitam muito a qualidade do sono.

Além disso, sendo um pouco mais obvio geralmente, patologias físicas como: hipertireoidismo, refluxo, Alzheimer, dor crônica, síndrome das pernas inquietas, doenças cardiovasculares entre outros, podem afetar intensamente o sono.

Estás foram as dicas para dormir melhor que a equipe do BoaConsulta, separou para você, esperemos que você tenha gostado, deixe um comentário se as dicas funcionaram.

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.