Na imagem, um rim dissecado é mostrado.

Doença renal crônica: entenda o que é de uma vez por todas!

A doença renal crônica, também conhecida como insuficiência renal, é um problema que afeta diretamente o funcionamento dos rins, prejudicando lentamente o seu desempenho, até chegar em estágios mais avançados em que podem parar de funcionar completamente.

Cuidar dos rins é fundamental, uma vez que eles apresentam funções essenciais, tais como filtrar resíduos do sangue e eliminar o excesso de água do organismo. Além disso, secretam substâncias de relevância para a saúde do corpo.

Sendo assim, é importante estar atento às características dessa doença para que você seja capaz de cuidar de si mesmo. Quer conhecer mais a respeito da insuficiência renal crônica? Vamos lá!

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

Um dos primeiros passos para identificar que há algo de errado com o seu corpo é ficando atento aos sinais que ele dá para você, afinal, os sintomas que você sente dizem muito sobre o que está afetando sua saúde. Então, aqui vão alguns dos principais indícios dessa doença:

  • mal-estar;
  • falta de apetite;
  • perda de peso;
  • cansaço excessivo;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • coceira constante;
  • pele seca;
  • cãibras.

Quais são suas principais causas?

A doença renal é uma disfunção e geralmente é desencadeada por outros problemas já existentes no corpo. A maneira mais comum de desenvolver esse problema é ter diabetes ou pressão alta, mas não fazer o tratamento e controle adequado dessas enfermidades.

Além desses citados, existem outras questões que contribuem para o desenvolvimento da insuficiência renal, mas que são menos comuns, como é o caso do uso excessivo de medicamentos, inflamações recorrentes nesse órgão, rins policísticos, entre outras.

Qual a importância de fazer exames preventivos?

Ir ao médico regularmente, ou seja, fazer check up e exames de rotina é um cuidado indispensável com a saúde do seu corpo. Essa é uma precaução que você deve tomar para manter seu organismo em bom funcionamento. Ao fazer exames de sangue, o médico informará como está a saúde geral do seu corpo, se é necessário modificar um pouco a alimentação, investigar alterações nos resultados, tomar medicamento ou suplementos, entre diversos outros cuidados.

No caso da doença renal crônica, os exames ajudam a identificar os problemas citados anteriormente que a desencadeiam. Dessa forma, caso haja algum indício delas, você pode fazer um tratamento para que não cheguem a provocar a insuficiência. Contudo, caso você já tenha começado a desenvolver a doença renal, é possível fazer exames complementares, passar com nefrologista e mudar seus hábitos para controlar o problema e viver bem.

Como é o tratamento dessa doença?

Seu tratamento envolve principalmente uma mudança da alimentação. Ela é estabelecida por um nutricionista de acordo com o estágio em que a doença se encontra. Além disso, pode ser necessário fazer hemodiálise e tomar medicamentos adequados.

Por isso, cuide bem de sua saúde e faça exames médicos periodicamente para mantê-la sempre em dia. Essa é a melhor maneira de evitar problemas mais graves, como é o caso da doença renal crônica, bem como manter um controle ou tratamento.

Este artigo sobre doença renal crônica ajudou você a entender mais sobre o assunto? Então, assine agora mesmo nossa newsletter para não perder informações úteis como essas!

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *