Você é daqueles que evita a qualquer custo uma ida ao médico e acha que isso só é necessário em situações extremas, como no caso de um infarto ou uma perna quebrada ― algo que esteja doendo muito, pois, caso contrário, prefere aguentar firme?

Chegou a hora de rever esse pensamento. Muito homens têm resistência em ir ao médico e acompanhar devidamente a saúde. Porém, é preciso ter atenção, pois existem doenças em homens que, se não forem bem tratadas, comprometem todo o seu bem-estar!

Ainda que você não faça nada muito arriscado para afetar a sua saúde, esses problemas podem aparecer devido a diversos motivos: genética, predisposição, idade. Então, vamos ver alguns exemplos?

Doenças em homens: os tipos comuns

Antes de tudo, é bom deixar claro que a lista apresentada a seguir só reúne algumas doenças recorrentes. Assim, qualquer desconfiança relacionada a um sintoma, dê a devida importância e procure um médico de verdade!

Câncer de próstata

É uma das mais atingem os homens no Brasil. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga. O exame de toque retal é um grande tabu para alguns pacientes, pois se sentem envergonhados pelo modo como ele é realizado. Entretanto, o médico urologista já está acostumado com essa situação e fará tudo de forma a evitar constrangimentos.

Homens com mais de 50 anos devem realizá-lo anualmente. Agora, se você tem histórico de câncer na família, é bom começar mais cedo, por volta dos 40. Apesar de parecer uma situação desconfortável, não se acanhe e faça o check-up correto, está bem?

Andropausa

Os primeiros sintomas da andropausa começam a surgir por volta dos 50 anos e são: fadiga, alterações repentinas de humor e diminuição do desejo sexual. É uma condição normal do ser humano, devido à dose hormonal que vai baixando com o tempo. O urologista ou o endocrinologista podem receitar medicações para aumentar os níveis de testosterona e garantir mais saúde e bem-estar.

Incontinência urinária

A incontinência é a perda involuntária de urina e causa embaraço a quem passa pelo incômodo. Uma tosse ou espirro pode fazer um pouco de xixi escapulir e, quando a vontade surge, o impulso de encontrar um banheiro o mais rápido possível é desesperador.

Há também outros problemas que podem causá-la, como uma infecção urinária ou condições neurológicas. É mais comum que surja a partir dos 40 anos — entretanto é sempre bom fazer uma consulta com o urologista, para se certificar de que não existe outra patologia mais séria.

Distúrbios de ereção

Tem sido cada vez mais comum homens jovens, antes dos 30, apresentarem problemas com a ereção. Isso pode acontecer devido a muitas causas: rotina de trabalho estressante, depressão, problemas circulatórios e no coração, uso de drogas, ansiedade e crenças limitantes sobre o que é um bom desempenho durante a relação sexual.

Então, atenção caso você esteja passando por isso. Há várias maneiras de resolver a sua situação, antes de se automedicar. Um urologista indica exames a fim de verificar suas taxas hormonais ou presença de outras doenças. Um psicólogo também é de grande ajuda, avaliando quesitos emocionais que possam interferir.

Agora que você já sabe algumas doenças em homens mais habituais, não deixe procurar ajuda de um profissional, seja para prevenção, seja para tirar aquela dúvida que tira o seu sono.

Se esse post foi útil, aproveite a sua visita em nosso blog para descobrir também os mitos e verdades sobre a saúde do homem. Vamos lá!

 


Escreva um comentário

Share This