Mulher com dor no braço em razão de possível câncer de mama.

Descubra como é a dor no braço em pessoas com câncer de mama. Entenda quais os sínais que indicam possíveis problemas de saúde!

Muitas pessoas acreditam que os sintomas do câncer de mama se restringem apenas aos seios, mas na realidade eles também podem atingir as axilas e os braços, nível de energia, peso e qualidade de vida. Mas você sabe como é a dor no braço de câncer de mama? Bom, no post a seguir, entenderemos melhor estes “efeitos colaterais”, além dos seus sinais de alerta, continue lendo.

O câncer de mama é uma doença na qual os genes das células da região das mamas sofrem uma modificação e começam a atuar de forma diferente do natural. A partir disso, formam tumores malignos e começam a se multiplicar, desenvolvendo o câncer de mama que quando não tratado, pode até mesmo se espalhar para outros órgãos e outras regiões do corpo humano.

Diagnosticar precocemente o câncer de mama pode garantir até 95% de chances de cura, sendo importante saber identificar quaisquer sinais de algo estranho nos seios.

Mulher segurando laço símbolo do combate ao câncer de mama.
O diagnóstico precoce de câncer de mama aumenta em 95% a taxa de cura.

Para lhe auxiliar a identificar a dor que pode surgir no braço em decorrência do câncer de mama, separamos um post completo sobre esse assunto. Confira a seguir!

Como é a dor no braço de câncer de mama?

Alguns pacientes podem notar o braço inchado e dolorido, com dores que surgem sem motivo aparente e sem que o músculo tenha sido forçado por meio de atividades do dia a dia, atividades físicas ou movimentos bruscos.

Mulher com dor no braços, segurando simbolo do outubro rosa.
A dor no braço causada pelo câncer de mama normalmente é leve, mas não cede facilmente.

Geralmente, a dor é leve e age como um pequeno desconforto ao longo do dia, podendo vir acompanhada de ardor e vermelhidão, o que pode indicar um tipo de câncer raro inflamatório.

Você deve buscar ajuda médica sempre que a dor no braço durar mais do que 4 dias seguidos e não passar com medicamentos analgésicos.

Quais outros quadros clínicos levam à dor no braço?

Além do próprio câncer de mama, existem outras patologias que podem levar você a ter dor no braço, tornando fundamental a análise profissional de um médico especialista em câncer de mama.

Tendinite

Uma das maiores causas de dores nos braços é a tendinite, dor causada por movimentos repetitivos muito recorrente em professores, pintores, serventes e pessoas que precisam trabalhar com o braço elevado por muito tempo. Também é comum em pessoas que trabalham em escritórios e mantêm os braços na mesma posição por muito tempo enquanto digitam.

A tendinite também pode causar dor em pacientes que sofreram quedas ou choques com os cotovelos e ombros.

Lesão do manguito rotador

Dores que ficam próximas à região do ombro podem indicar lesão no manguito rotador, que acontece quando as estruturas que estabilizam os ombros acabam sofrendo uma lesão que causa dor, fraqueza para levantar o corpo e dificuldades de se movimentar corretamente.

Luxação do ombro

Outra causa comum de dores no braço é a luxação do ombro, que normalmente irradia para o braço com dores um pouco mais intensas. Isso acontece devido ao deslocamento do osso do ombro, que sai da sua posição natural na articulação da região, e acaba gerando dores.

Artrose

A artrose é também uma das causas mais comuns de dores na região do braço, e pode acabar gerando uma grande confusão na hora de identificar a dor no braço do câncer de mama.

Leia também 14 Sintomas do câncer de mama que você deve se preocupar e buscar ajuda médica

A artrose causa uma dor que surge nos ombros e cotovelos, mas também pode acometer outras regiões do corpo, e que permanece durante algumas horas e depois some gradativamente, podendo ou não voltar.

Quais outros sintomas do câncer de mama?

Além de dores nos braços, que é um sintoma mais raro do câncer de mama, a doença ainda pode causar dores nas mamas em algumas pacientes, acompanhada de ardor e vermelhidão. Nesses casos, pode-se tratar de um tipo de câncer mais raro, chamado de carcinoma inflamatório. Isso porque geralmente pacientes com câncer de mama dos mais comuns não sentem dores frequentemente.

Leia também: Quem tem câncer de mama sente dor? Os nódulos são dolorosos?

Outros sintomas que são muito recorrentes nos estágios iniciais do câncer de mama são os nódulos, normalmente indolores e que podem surgir tanto nas mamas, como nas axilas. A coceira na pele dos seios também pode ser um sinal de um câncer em estágio inicial, além de descamações e textura da pele semelhante à casca de laranja.

Além disso, fique de olho em manchas mais escuras do que a pele, veias mais saltadas do que o normal e secreções que saem dos mamilos ou das mamas, podendo ser de cor amarelada, esbranquiçada ou transparente, e acompanhado ou não de sangue.

Imagem ilustrativa de nódulo do câncer de mama.
Nódulos são um dos principais sintomas de câncer de mama.

Sempre que notar esses ou quaisquer outros sinais de que há algo errado com as mamas, busque ajuda de um profissional da área para verificar o que pode estar causando os sintomas.

Por que realizar o autoexame mensalmente em casa?

Muitas pessoas acreditam que o autoexame deve ser feito apenas após os 40 anos, uma vez por ano. Porém, esse calendário é voltado apenas para a mamografia, já que os especialistas recomendam que mulheres acima de 18 anos façam o autoexame todos os meses para se familiarizar com seu corpo.

Isso garante que, assim que algo diferente surja nas mamas, você seja capaz de identificar no espelho ou pela palpação, o que facilita um diagnóstico precoce de câncer de mama ou qualquer outra doença que pode acometer os seios.

Isso porque, com o autoexame feito todos os meses, você conhece melhor seu corpo e sabe identificar os inchaços e debilidades causadas pelo período menstrual, e saberá identificar um aumento do volume mamário e dores fora do normal.

Agora que você aprendeu como é a dor no braço de câncer de mama, fique de olho em dores incomuns nas mamas, braços e axilas, e mantenha seus exames em dia. Apesar do autoexame auxiliar no diagnóstico precoce, a mamografia de rotina consegue identificar tumores menores em comparação aos nódulos que podem ser palpados. Isso auxilia ainda mais nas chances de cura.

Suspeita de câncer de mama? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Oncologistas e Médicos Mastologista especialistas em câncer de mama! Agende sua consulta online através do nosso aplicativo.

Histórias recentes

Postagens similares

2 Comments

  1. Bom dia. A dias venho sentindo umas queimacao no braço e no seio esquerdo
    Oq pode ser

  2. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá! É difícil dizer com apenas esses sintomas, mas recomendamos que realize os exames preventivos de rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.