|

Endocrinologista em SP: saiba porque regular os seus hormônios!

Há tantas especializações e áreas de atuação médica que é comum não conhecermos a importância de cada uma para a saúde do nosso corpo. No caso do endocrinologista em SP não é diferente. Resumidamente, esse profissional é capacitado para conhecer os tipos de hormônios, bem como suas funções e distúrbios.

Com esse resumo do trabalho de um endocrinologista, pode ser que você pense que dificilmente precisará consultá-lo ao longo da sua vida. E é aí que se engana, pois os nossos hormônios estão relacionados a diversas áreas e efeitos, sendo que muitas vezes não sabemos como essas substâncias influenciam o funcionamento do nosso corpo.

Quer descobrir por que regular os seus hormônios é tão importante para manter a saúde sempre em dia? Venha conosco para conferir essas e outras informações!

Quais são as principais áreas de atuação de um endocrinologista?

Os hormônios desempenham inúmeras funções dentro do nosso corpo. Desenvolvimento das características sexuais, crescimento, sono, surgimento de pelos, apetite… todas essas questões estão relacionadas às substâncias nas quais os endocrinologistas são especializados.

Isso significa que até um problema com espinhas pode ter uma causa hormonal por trás. Por isso, saber quando consultar esse profissional é muito importante para garantir o funcionamento do corpo e acabar com incômodos. Entenda!

Obesidade

Você sabia que muitas vezes a obesidade e o ganho de peso podem estar associados a distúrbios hormonais? Pois é! Alguns hormônios, quando desregulados, são capazes de desencadear esses efeitos.

Nesse caso, o endocrinologista ajuda a identificar o que não está funcionando corretamente a fim de realizar um tratamento. Além de verificar problemas decorrentes da obesidade, como colesterol alto, pedra na vesícula, entre outros.

Distúrbios da menstruação

Distúrbios da menstruação (quando ela vem mais de uma vez por mês ou fica ausente durante um tempo) e desconfortos durante a menopausa são problemas da área de atuação de um endocrinologista, pois geralmente estão relacionados a disfunções hormonais.

No caso da menopausa, pode ser realizada a reposição hormonal para aliviar os sintomas. Já no caso dos distúrbios menstruais, é preciso ajustar os níveis de alguns hormônios para regular a menstruação.

Diabetes

A diabetes é uma doença bastante conhecida que faz parte da área do endocrinologista, afinal, está diretamente relacionada a um hormônio muito importante no funcionamento do nosso organismo: a insulina.

Ela é produzida pelo pâncreas, mas, em alguns casos, o corpo para de liberá-la em quantidades adequadas. Isso desencadeia diversos problemas, além de ter relação com o excesso de gordura na área abdominal.

Como encontrar um endocrinologista em SP?

Já percebeu como algumas especialidades médicas são mais fáceis de serem encontradas que outras? Para não ficar limitado aos profissionais que você já conhece ou ter que sair à procura de um especialista na sua região, existem algumas dicas.

Além de perguntar a familiares e conhecidos se conhecem algum endocrinologista de confiança em São Paulo, vale utilizar aplicativos de marcação de consulta. Assim, você pode encontrar o médico de que precisa sem sair de casa ou ter muito trabalho.

Não deixe de consultar um endocrinologista em SP se estiver com algum desses problemas citados. Caso esteja na dúvida sobre a melhor especialidade para a sua situação, vale buscar um clínico geral, que encaminhará você para o médico mais apropriado para cuidar da sua saúde.

Este artigo sobre endocrinologista foi útil para você? Então, não deixe de conferir também como e onde você pode doar sangue em São Paulo!

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *