Cuidar da saúde dos nossos dentes é um assunto sério que, muitas vezes, devido à correria do dia a dia, é deixado de lado. Marcar consultas é um processo demorado e um tanto chato, além de demandar um tempo do qual a maioria das pessoas não dispõe.

Como se não bastasse tudo isso, não é muito fácil saber exatamente qual profissional você deve procurar para atender às suas necessidades. Aliás, foi pensando exatamente nisso que montamos este post para ajudar você a ter um pouco mais de clareza na hora de marcar suas consultas dentárias.

Portanto, continue com a leitura para entender a diferença entre um cirurgião dentista e um dentista clínico geral e quando você deve procurar cada um deles.

O que faz um dentista clínico geral?

O dentista em questão — que, para facilitar, vamos chamar de clínico geral — é um profissional que se graduou em odontologia e tem como foco o tratamento de dentes, boca e ossos da face. Como o próprio nome diz, ele ajuda com situações mais genéricas. Porém, isso não quer dizer que o trabalho dele seja simples.

O clínico geral é, normalmente, o responsável pelo atendimento primário dos pacientes odontológicos, sendo encarregado de encaminhá-los a outros especialistas ou, em casos menos complexos, de resolver o problema encontrado. A sua função é garantir a qualidade da mordida, a saúde da gengiva e dos dentes, além de auxiliar com a higiene bucal.

Esse profissional pode, ainda, realizar procedimentos mais simples, como:

  • limpeza;
  • restauração;
  • remoção de tártaro e cáries;
  • aplicação de flúor;
  • orientar práticas educativas para garantir a saúde bucal.

Geralmente, ele é o encarregado a dar diagnósticos sobre qualquer problema que você desenvolva na boca. Assim, o clínico geral é capaz de indicar o melhor tratamento e, se for o caso, encaminhar o paciente ao especialista mais adequado.

O que faz um cirurgião dentista?

O cirurgião dentista é um profissional graduado em odontologia e que apresenta especialização em uma área mais específica de estudos. Você se lembra de que o clínico geral é o responsável pelo atendimento primário? Pois bem, quando ele não pode resolver a situação, o paciente é encaminhado para o cirurgião dentista.

O que torna o atendimento do clínico geral tão importante é que cada cirurgião dentista tem uma especialidade diferente e só ele será capaz de indicar qual é o profissional adequado para cada caso.

Com o diagnóstico em mãos, o cirurgião dentista tem, na maioria das vezes, a função de fazer uma pequena intervenção cirúrgica, a fim de tratar o problema que afeta a saúde do paciente.

Como você já deve saber, esse profissional é bastante versátil, podendo atuar com os mais diversos tratamentos que envolvem a região bucal. Dentre os procedimentos realizados, podemos citar alguns como:

  • extração de dentes;
  • bichectomia;
  • implante de próteses dentárias;
  • cirurgias corretivas (para melhorar o posicionamento dos dentes ou ossos na boca);
  • tratamento de cânceres bucais;
  • procedimentos emergenciais etc.

Assim como o clínico geral, o cirurgião dentista também é capaz de analisar quadros clínicos e dar diagnósticos. Porém, o ideal é que ele só entre em ação na hora de realizar o procedimento odontológico, pois isso vai reduzir o tempo gasto para resolver o problema e garantir um tratamento mais acertado, já que o profissional contará com um direcionamento feito pelo clínico.

A depender da área de especialização do cirurgião, os procedimentos que ele pode realizar variam. O mais interessante é que esses profissionais podem realizar desde procedimentos estéticos até atendimentos de emergência. Seja para tratar a dor de dente, seja para deixá-los mais bonitos, é com o cirurgião dentista que você deve contar.

Qual deles você deve procurar?

Bom, agora que você já sabe a diferença entre um clínico geral e um cirurgião dentista, é hora de pensar qual deles é o mais adequado para qualquer dos problemas que você possa ter.

O ideal mesmo é que você se consulte inicialmente com um clínico geral, já que ele é quem detém a expertise necessária para resolver a sua situação ou encaminhar você para o tratamento mais adequado.

O problema é que, muitas vezes, não temos tempo ou mesmo disposição para encarar duas ou mais consultas seguidas. Alguns casos são bastante intuitivos, como quando o seu siso está nascendo e você sabe que precisa extraí-lo por sentir fortes dores.

A parte complicada mesmo é quando você sente algum incômodo e não faz a mínima ideia de o que esteja acontecendo. Nesses casos, todo o processo de buscar por um dentista e conseguir agendar um horário pode ser uma grande dor de cabeça. A boa notícia é que você pode facilitar tudo.

Como um site de agendamentos pode ajudar?

Lembra-se da última vez que você precisou de uma consulta médica? Deve ter sido um tanto trabalhoso conseguir um horário. Mas e se tivesse uma maneira mais fácil e rápida de agendar um atendimento com o cirurgião dentista, por exemplo? Pois pode acreditar que há!

Deixando de lado todo o processo de pesquisar por um médico, buscar por telefones de contato, fazer uma ligação e torcer para conseguir um horário, você pode optar por utilizar um site de agendamentos.

É bem simples: nele, você encontrará uma lista de profissionais da saúde, com os dados de cada um e a especialidade em que atuam. Tendo em mente com quem você precisa se consultar, basta realizar o agendamento online, no próprio site. Isso pode fazer você se poupar de várias dores de cabeça e economizar um tempo valioso do seu dia.

Como você pôde ver, há uma grande diferença entre um clínico geral e um cirurgião dentista. É preciso pensar bastante antes de escolher com qual deles marcar sua consulta. Mas agora que você já sabe o que cada um faz, essa tarefa não será problema.

Melhor que isso, agora você conhece um atalho para facilitar todo esse processo. Basta lembrar das nossas dicas e sua próxima ida ao médico será bem mais tranquila.

Gostou deste post sobre as diferenças entre um cirurgião dentista e um clínico geral? Então, assine a nossa newsletter e não perca nenhum dos nossos conteúdos!

Escreva um comentário

Share This