Visitar o oftalmologista é fundamental para se proteger de doenças que podem causar danos sérios para a visão.

A capacidade de enxergar faz parte dos cinco sentidos dos seres humanos — olfato, audição, paladar, tato e visão —, sendo que cada um deles desempenha um papel muito importante para nossas vidas.

Por meio dos nossos olhos, é possível ver o mundo e coisas novas a cada dia, criando imagens permanentes na memória. No entanto, hoje o assunto é sério: como você está cuidando da sua vista? Ir ao oftalmologista periodicamente é essencial para proteger a saúde dos seus olhos.

Pense em como seria a sua rotina sem enxergar. Você viveria no escuro e teria dificuldades diárias para cumprir as tarefas simples, como caminhar, fazer compras no mercado e atravessar ruas. Por isso, é melhor prevenir do que remediar. Ir ao oftalmo é o caminho para proteger a sua vista de doenças sérias que podem afetar a sua visão e, até mesmo, provocar cegueira.

Sabendo disso, fizemos esse post para você entender melhor sobre a real importância das visitas ao especialista, quais são os motivos para agendar uma consulta e de quanto em quanto tempo elas devem acontecer em diferentes casos. Acompanhe!

Qual a importância de visitar um oftalmologista?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o médico oftalmologista não faz somente a receita de óculos e a manutenção do grau necessário nas lentes. A oftalmologia é uma especialidade médica responsável por cuidar da saúde dos olhos, pálpebras e cílios, detectando e tratando os mais diversos tipos de patologias que acometem a visão.

O grande objetivo de visitar este especialista é, portanto, prevenir essas doenças, principalmente as que causam a perda progressiva da visão e que podem, muitas vezes, levar o paciente à cegueira.

Outras enfermidades que acometem os olhos e que também podem ser prevenidas e tratadas por esse profissional incluem infecções, inflamações e alergias, as quais provocam sintomas que atrapalham muito a rotina.

Quais os motivos para se consultar com um oftalmologista?

Na sequência, elencamos os principais motivos e sintomas que indicam que está na hora de agendar uma consulta com o oftalmo para receber orientação, diagnóstico e o tratamento ideal para cuidar dos seus olhos.

Dificuldade para enxergar

Esse é, certamente, o principal motivo pela procura de um oftalmologista. Se a sua vista fica embaçada, se você tem dores de cabeça frequentes, principalmente após uma leitura ou se já percebeu que está cada vez mais difícil enxergar placas de trânsito, o quadro-negro ou letrinhas miúdas, a visita ao consultório médico precisa acontecer o mais rápido possível.

Mulher segurando os óculos apertando os olhos com dificuldade para enxergar.
Mulher com dificuldade para enxergar devido a problemas oftalmológicos.

O oftalmologista é quem diagnostica e trata alterações na córnea, como:

  • a miopia, que causa a dificuldade de enxergar de longe;
  • a hipermetropia, que provoca a dificuldade de ver de perto;
  • o astigmatismo, que remete à visão embaçada e dificuldade de definição de imagens.

Para isso, o médico faz a prescrição de lentes corretivas adequadas para cada caso, sejam óculos ou lentes de contato. Assim, é possível evitar que o problema se agrave e que você perca ainda mais a sua visão.

Idade acima de 40 anos

A medida que os anos passam, alguns problemas oculares ficam cada vez mais comuns, como a presbiopia, a famosa vista cansada, a coceira nos olhos, o lacrimejamento e a dificuldade de focalizar objetos próximos. A solução para esses casos também é o uso de óculos.

Oftalmologista realizando testes médicos em paciente.
Homem idoso realizando exames de rotina com oftalmologista.

Além disso, nos idosos, as chances de desenvolver doenças oculares graves também é maior. É o que acontece com o glaucoma, por exemplo, principal causa de cegueira irreversível no mundo. Por isso, as consultas de rotina nesta idade devem ser mais frequentes para que medidas de prevenção sejam tomadas.

Diabetes ou hipertensão

Se você é diabético ou hipertenso, já deve conhecer a importância de ir ao oftalmologista. Isso porque, a longo prazo, essas patologias podem causar danos sérios à visão, como o glaucoma e a catarata, o que é alertado por outros profissionais da saúde. Sendo assim, não deixe de marcar consultas periódicas para um check-up.

Homem idoso fazendo exames de rotina com oftalmologista.
Idoso com patologia que afeta a visão realizando exames de rotina.

Ademais, o consultório oftalmológico também é um ótimo local para detectar essas doenças em pacientes que nem imaginam que estão com tais problemas. A diabetes, por exemplo, causa um inchaço da lente ocular, o que altera a qualidade da visão. Já a hipertensão danifica os pequenos vasos da retina, o que afeta a capacidade de formar imagens. Essas duas condições são facilmente identificadas pelo oftalmologista.

Coceira nos olhos

Sentir coceira nos olhos ou qualquer outro tipo de desconforto, como irritação, vermelhidão, ardência ou dor é mais um motivo para procurar um oftalmologista. Os olhos são regiões extremamente sensíveis do nosso corpo por isso, qualquer resíduo que entre em contato com ele pode gerar grandes incômodos.

Isso acontece quando a proteção natural proporcionada pelas pálpebras, cílios e sobrancelhas não é o suficiente.

Mulher sentada em frente ao computador com os olhos coçando.
Mulher com coceira nos olhos devido a problemas oculares.

Com os níveis de poluição que convivemos hoje em dia, os quadros de alergia tendem a ser ainda piores. Em alguns casos, pode até ocorrer situações mais sérias, como uma catarata traumática.

Além disso, ela talvez seja um sinal de conjuntivite, que provoca muita irritação nos olhos e até uveíte, um tipo de inflamação intraocular que pode levar à cegueira. Visto a seriedade dessas condições, não menospreze uma “simples” coceira nos olhos. Procure um oftalmologista e descubra a causa desse problema.

Detecção de doenças hereditárias

Você tem casos na família de patologias oculares, como ceratocone, catarata ou glaucoma — doenças de progressão lenta e que podem afetar a qualidade da visão de maneira significativa?

Então, é ainda mais importante fazer visitas periódicas ao seu oftalmologista para identificar se você também sofre de alguma dessas patologias, com o intuito de iniciar um tratamento precoce que evite o sofrimento com as consequências desses problemas.

Quando marcar uma consulta?

Fazer consultas periódicas com um oftalmologista é a única maneira de prevenir, diagnosticar e tratar doenças oculares. Como você pôde ver ao longo desse post, você não deve demorar muito tempo para agendar uma consulta com o especialista, pois isso pode acabar custando a qualidade da sua visão.

A seguir, vamos mostrar para você qual deve ser a periodicidade das visitas ao oftalmo em diferentes fases da vida.

Quando criança

A primeira consulta com o oftalmo deve acontecer por volta dos 5 anos de idade, que é quando a criança começa a ir à escola e começa a ser alfabetizada.

Assim, ela não vai ter problemas para enxergar o quadro ou reconhecer símbolos caso tenha distúrbios que dificultam a formação nítida das imagens, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. 

Adolescência

Na adolescência, o recomendado é que as consultas ao oftalmologista aconteçam, no mínimo, uma vez ao ano para realizar exames de rotina e verificar se a saúde dos olhos está de acordo com o esperado. 

Na fase adulta

A recomendação de consultas periódicas ao oftalmologista uma vez ao ano continua durante a fase adulta, com o mesmo objetivo: fazer exames para prevenir doenças e proteger a saúde da vista. 

Após os 40 anos para homens e mulheres

Depois dos 40 anos de idade, o acompanhamento médico deve ser realizado com maior frequência, a cada seis meses, ou segundo a recomendação médica. 

Pacientes com doenças de visão

Pessoas que já apresentam um diagnóstico e fazem tratamento de visão também devem consultar o oftalmo mais frequentemente. Nesses casos, a periodicidade varia conforme orientação do profissional, visto que cada caso merece cuidados específicos. Assim, é possível acompanhar a doença de perto e evitar agravos. 

Consultar o oftalmologista periodicamente é, portanto, essencial para cuidar da sua visão. Não espere sentir desconfortos ou dificuldades para enxergar para agendar um horário — a prevenção é o segredo para não ter problemas no futuro e garantir que a saúde dos seus olhos esteja sempre em dia.

Precisa agendar uma consulta? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Oftalmologistas, agende sua consulta online de forma fácil e rápida!

Escreva um comentário