Exame de colonoscopia.

Exame de colonoscopia: Para que serve, quando fazer, como é realizado e cuidados

A colonoscopia é um exame de imagem que tem como finalidade avaliar o intestino grosso, reto e até a porção final do intestino delgado. Este exame pode ser solicitado por um gastroenterologista, clínico geral, proctologista ou oncologista em caso de suspeita de alguma doença, como por exemplo, infecções, tumores, pólipos ou outras alterações no intestino.

A colonoscopia é um exame indolor, durante todo o procedimento o paciente estará sedado. Para realizar o exame, o médico irá utilizar um aparelho chamado colonoscópio, uma espécie de tubo que possui em média entre 1,0 a 1,3 cm de diâmetro e aproximadamente 185 cm de comprimento, com uma minicâmera acoplada na ponta.

Este aparelho se assemelha ao endoscópio utilizado na endoscopia, mas neste caso, o médico deverá introduzir o colonoscópio na região anal do paciente para obter imagens transmitidas em tempo real de toda a extensão do intestino grosso até a porção final do intestino delgado.

Para que serve a colonoscopia?

Em geral, o exame de colonoscopia é indicado em casos onde o paciente apresenta sinais e sintomas de doenças intestinais, alguns sinais podem incluir sangramentos e diarreia persistente, já os sintomas consistem principalmente em fortes dores na região abdominal.

Médico preparando instrumentos para colonoscopia.

A principal vantagem da colonoscopia é fornecer imagens que as radiografias tradicionais não são capazes de oferecer, além de contribuir para o diagnóstico, a colonoscopia também pode ser utilizada no tratamento de algumas doenças que acometem o cólon e o reto, um exemplo é a sua utilização na retirada de pólipos, cauterização de vasos sanguíneos que estejam apresentando sangramento e descompressão de nós intestinais (volvo).

Outra utilização do colonoscópio é que ao encontrar alguma anormalidade nas paredes intestinais, o médico poderá acoplar uma espécie de pinça na ponta do aparelho para remover lesões suspeitas e posteriormente enviar este material para análise e biópsia.  

Quando e quem deve fazer a colonoscopia?

Assim como já dissemos anteriormente, o exame de colonoscopia é recomendado principalmente para investigar doenças que possam estar comprometendo a saúde interna de um indivíduo. As recomendações mais comuns para realização do exame de colonoscopia são:

  • Suspeita de câncer colorretal;
  • Investigação e acompanhamento de pacientes com pólipos intestinais;
  • Investigação de sangramentos, normalmente notado nas fezes;
  • Investigação na mudança dos hábitos intestinais sem origem conhecida;
  • Investigação de problemas como diarreia persistente;
  • Avaliação da síndrome do intestino irritável;
  • Investigação das possíveis causas de anemia;
  • Investigação de dores abdominais persistentes e de causas desconhecidas;
  • Suspeita de úlceras;
  • Suspeita de colite;
  • Suspeita de doença de Crohn;
  • Suspeita de diverticulite e diverticulose;
  • Suspeita de tuberculose intestinal.

Além disso, a colonoscopia também pode ser indicada para investigar detalhadamente alterações encontradas em outros exames realizados anteriormente, como por exemplo em radiografias, tomografia computadorizada, ultrassonografia, exame de sangue, exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes, entre outros.

Devemos ressaltar que o rastreamento de câncer colorretal é indicado para todas as pessoas a partir dos 50 anos desde que não tenham histórico familiar para este tipo de câncer. Aqueles que possuem histórico familiar da doença devem iniciar o acompanhamento médico e realizar exames com frequência a partir de dez anos antes da idade que o familiar tinha quando descobriu o câncer.

Como é o preparo para a colonoscopia?

Para que a colonoscopia seja feita sem intercorrências e evitando problemas com a visualização do intestino, é recomendado que o cólon esteja completamente limpo e sem resíduos de fezes ou alimentos, para isso, é comum que a preparação seja iniciada dois dias antes do procedimento.

Sempre recomendamos que entre em contato com a clínica ou o hospital onde será realizado o exame com antecedência para receber as instruções e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir, isso porque o preparo para a colonoscopia pode variar de acordo com o protocolo de cada instituição.

Mas, de maneira geral, é recomendado que dois dias antes o paciente tenha uma dieta com alimentos de fácil digestão, evitando leite, frutas, frutos secos, verduras, legumes e cereais.

Um dia antes da realização do exame o paciente deve manter uma dieta ainda mais leve, preferencialmente com caldos e sopas e com muita ingestão de líquidos, evitando qualquer tipo de alimento sólido. Neste período, para que o intestino fique completamente limpo o médico poderá solicitar o uso de laxantes e até que seja feito uma lavagem intestinal.

No dia do exame o paciente deve ingerir apenas líquidos, como água, água de coco, sucos naturais (sempre coados) e chás leves. Lembre-se de evitar bebidas com corantes (principalmente com corantes vermelhos), refrigerantes, água com gás e leite. 

É importante ressaltar que se você fizer uso de laxantes deve redobrar a ingestão de líquidos para repor a quantidade perdida durante o processo de limpeza intestinal.

Uma dica para ter certeza de que o preparo para a colonoscopia foi feito de maneira adequada é observando as fezes, se elas estiverem em consistência líquida e quase incolor é porque o processo foi feito corretamente.

Preciso parar de tomar meus remédios habituais antes da colonoscopia?

Cada paciente e cada caso possui suas particularidades, portanto o ideal é esclarecer todas estas dúvidas diretamente com o seu médico para que o profissional possa lhe orientar da maneira mais adequada.

Informe sobre todos os medicamentos que você faz uso rotineiro e ele irá avaliar se há a necessidade de suspender ou diminuir alguma dose. Em geral não é necessário suspender nenhum medicamento, mas no caso de pacientes diabéticos as doses devem ser reduzidas em decorrência da dieta mais leve que antecede o exame.

Paciente com remédios para amenizar síndrome do pânico.

Medicamentos a base de ferro podem atrapalhar a visualização do cólon, neste caso é importante informar o médico para avaliar a necessidade de suspender o uso.

Os medicamentos que atuam na coagulação sanguínea também devem receber uma atenção a mais, isso porque durante a colonoscopia o médico pode remover algumas amostras teciduais, então para evitar complicações o médico responsável deverá avaliar os riscos e benefícios de suspender ou manter o uso dos medicamentos.

Como é feita a colonoscopia?

Para realizar a colonoscopia o paciente deverá estar sedado, uma equipe ficará monitorando seus sinais vitais e avaliando o efeito do sedativo. 

Quando tudo estiver pronto o médico irá introduzir o colonoscópio no ânus do paciente guiando o aparelho progressivamente por toda a extensão do intestino grosso até chegar ao ceco, parte inicial que liga o intestino grosso com o intestino delgado, em alguns casos o médico poderá prosseguir até o íleo terminal, que consiste na porção final do intestino delgado.

Durante todo o procedimento o médico irá acompanhar as imagens reproduzidas em um monitor, posteriormente a filmagem ou apenas as imagens fotografadas serão entregues ao paciente.

Paciente fazendo exame de colonoscopia.

Ainda durante o exame, se o médico identificar a presença de pólipos, ele poderá fazer a retirada com o próprio colonoscópio, outras alterações nas paredes intestinais também poderão ser removidas e enviadas para análise. 

Para facilitar a visualização do intestino, pequenas quantidades de ar poderão ser injetadas para expandir o espaço e melhorar as imagens.

Se a limpeza do cólon não for realizada da maneira correta, o médico poderá interromper o exame e remarcar para outro dia, afinal é extremamente importante que o profissional consiga visualizar todo o intestino com clareza.

Cuidados após a colonoscopia

A colonoscopia costuma durar cerca de 20 a 60 minutos, após o procedimento o paciente deverá permanecer em repouso e em observação cerca de 2 horas para aliviar os efeitos do sedativo, porém, a recuperação total da sedação costuma demorar um dia. Por este motivo é sempre recomendado que o paciente vá acompanhado no exame para voltar para casa em segurança.

O paciente jamais deverá ir embora desacompanhado, dirigir veículos, trabalhar ou operar máquinas pesadas no dia do exame, a recomendação é repouso total.

Seguindo a orientação do médico, a alimentação após o exame deve ser leve, outras recomendações poderão ser feitas apenas em casos específicos, como pacientes que passaram pela retirada de pólipos.

Efeitos colaterais da colonoscopia

Pacientes que passaram por outros procedimentos durante a colonoscopia, como no caso da retirada de pólipos ou outros tecidos anormais e de lesões, é possível que seja observado a presença de pequenas quantidades de sangue nas primeiras fezes após o exame. O médico deverá ser comunicado apenas em casos onde o paciente notar grandes quantidades de sangue ou sangramento persistente.

Cólicas e gases também são comuns após a colonoscopia, cerca de uma a duas horas após o procedimento este desconforto tende a desaparecer, se ao chegar em casa você ainda notar que está com desconforto, faça pequenas caminhadas pela sala para ajudar a aliviar o sintoma.

Reações como vômitos e náuseas devem ser informadas ao médico para seguir orientação profissional adequada. 

A diarreia ainda pode continuar após o exame devido ao uso de laxantes, lembre-se de repor os líquidos perdidos e fazer repouso.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *