Médico homem segurando laço azul da campanha novembro azul.

Exame de Próstata: O que é, como é feito e Qual a idade ideal para fazer? Descubra tudo sobre o assunto.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Para diminuir a mortalidade e o preconceito a respeito, foi criado o Novembro Azul, um mês para conscientizar sobre o problema e incentivar os homens a realizarem o exame de próstata.

Quer entender mais sobre esse assunto para cuidar melhor de sua saúde? Continue acompanhando a leitura para conferir o que é, como é feito e qual a idade ideal para fazer o exame de próstata.

O que é o exame de próstata?

O exame de próstata visa avaliar alterações incomuns presentes na glândula. Os exames mais indicados para detectar alterações são o toque retal e análise sanguínea do PSA.

Uma vez que o médico especialista detecta alterações no exame de próstata, pode solicitar outros, para elucidar melhor as alterações e estes podem ser medições do jato de urina e ultrassonografia transretal.

Assim torna-se possível investigar a existência de tumores que podem vir a evoluir para o câncer de próstata.

Como é feito o exame de próstata?

Existem várias formas de fazer o exame de próstata, mas os mais utilizados devido a sua eficiência, são o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal.

O exame Antígeno Prostático Específico (PSA) é feito através da coleta de sangue venoso, com objetivo de avaliar a quantidade de proteína presente e produzida pela próstata. Com o exame PSA é possível analisar a existência de câncer de próstata, bem como hiperplasia prostática benigna ou simplesmente detectar inflamações na próstata.

Paciente e médico conversando no consultório urológico.
Médico explicando para paciente como são os exames para detectar o câncer de próstata.

No caso do exame de próstata através do toque retal, normalmente realizado pelo médico urologista ou médico coloproctologista. O especialista da aérea introduz o dedo indicador no ânus do paciente, este processo é rápido e indolor.

Com o exame de próstata, através do toque retal é possível detectar fissura anal, nódulos ou hemorroidas entre outras enfermadas. Sendo este o principal exame para detecção do câncer de próstata.

O que é a Campanha Novembro Azul?

A campanha Novembro Azul visa conscientizar homens sobre os cuidados com a sua saúde e em específico a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A campanha é realizada por diversas entidades, durante todo o mês de novembro, diversos edifícios e monumentos são iluminados de azul, chamando a atenção para o movimento.

Idealizada pelo instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha tem como intuito desmistificar e romper paradigmas quanto a saúde do homem e sua necessidade de buscar auxílio profissional.

Qual médico faz o exame de próstata?

O médico que fazer o exame de próstata é o médico urologista ou o médico proctologista, ambos são capacitados a diagnosticar e tratar enfermidades relacionadas a este exame.

Você está procurando um urologista? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médicos urologistas! Agende a sua consulta em poucos cliques.

Mitos sobre o exame de próstata

A área da saúde vem evoluindo cada vez mais. Porém, ainda existem muitos mitos acerca desse exame tão importante e da saúde do homem. Conheça a seguir quais são os principais para não deixar que essas informações equivocadas impeçam você de se cuidar.

O toque retal dói

Apesar do que muitos homens pensam, o toque retal não é um exame que causa dor no paciente. No entanto, se a pessoa não estiver relaxada, ela pode acabar contraindo o corpo e a região, fazendo com que o toque seja um pouco incômodo. 

Além disso, caso o homem apresente uma inflamação grande da próstata, também é possível que o exame incomode. No entanto, como o teste é muito rápido (dura cerca de 5 segundos apenas), não há motivos para ter receio ou deixar de fazê-lo.

Poucas pessoas morrem com câncer de próstata

Engana-se quem pensa que a taxa de mortalidade pelo câncer de próstata é baixa. Segundo as pesquisas do INCA, 25% dos pacientes diagnosticados com essa doença morrem.

O câncer de próstata só atinge idosos

O câncer de próstata é mais comum em idosos (75% dos casos ocorre a partir dos 65 anos), porém, também acomete homens mais jovens. É possível que ele se manifeste a partir dos 50 anos ou até mesmo antes, caso haja na família incidência desse tipo de câncer.

Sendo assim, é essencial que todos os homens passem a realizar o exame por volta dos 50 anos, para que os tumores possam ser diagnosticados cedo e tratados. Se houver casos de primeiro grau na família, o ideal é que essa rotina de exames seja iniciada por volta dos 40 anos.

Só quem tem histórico de câncer na família deve fazer exame de próstata

Isso passa muito longe de ser verdade, fato é que indivíduos com histórico de câncer na família, possuem muito mais chances de também desenvolverem, principalmente o câncer de próstata, mas mesmo que na sua família nunca houve casos, a partir dos 50 anos é indicado fazer o exame de próstata.

A título de exemplo, caso seu avô ou pai, ou até mesmo um tio tenham desenvolvido o câncer de próstata, o indicado é iniciar a regularidade de exames mais cedo, assim evitando surpresas.

Verdades sobre o exame de próstata

Agora que já desmistificamos algumas informações que são propagadas a respeito do exame de próstata, venha conhecer algumas verdades importantes sobre o assunto!

Mesmo sem indícios de câncer o exame deve ser feito periodicamente

Dada a gravidade do problema, é essencial que o homem faça um acompanhamento anual mesmo quando os primeiros exames apresentam resultados negativos. Dessa forma, se o câncer começar a se desenvolver, é possível identificá-lo logo no começo e evitar maiores problemas.

Homens negros têm mais chance de ter câncer de próstata

Ainda não se sabe o porquê, mas homens negros apresentam 10% mais chances de desenvolver câncer de próstata. Além disso, a doença também costuma ser mais agressiva. Por isso, é essencial que comecem a realizar o exame por volta dos 40 anos, em vez dos 50.

Sendo assim, não deixe de cuidar de sua saúde e realize exames periódicos. Procure saber sobre a incidência do câncer em sua família. A partir disso, procure um médico urologista para tratar do assunto e passe a fazer o exame de próstata anualmente para evitar maiores problemas e conservar sua saúde.

Já conhecia a importância do exame de próstata? Já ouviu algum dos mitos? Compartilhe sua experiência conosco, deixando um comentário abaixo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima