Homem realizando eletrocardiograma.

O que é o eletrocardiograma? Entenda como é feito e qual a importância desse exame!

O coração é um órgão indispensável para a vida. É ele quem bombeia o sangue para todas as regiões do corpo, nutrindo cada célula ali presente. O exame eletrocardiograma é um dos principais testes para avaliar a integridade funcional desse órgão.

Isso porque ele vai mostrar como está a atividade elétrica do coração e, diante disso, é possível analisar se está tudo normal ou não. Achou curioso o coração ter atividade elétrica? Pois é! Mas isso é algo que vamos explicar ao longo do texto!

Se você já passou por esse procedimento alguma vez na vida, pode ter se perguntado o que eram cada um daqueles fios e o que exatamente detectavam. Se ainda não fez, pode ser que já esteja na hora. Continue a leitura e entenda melhor!

Entenda o funcionamento do coração

Que o coração bombeia sangue para o organismo você já sabe, mas como ele sabe qual o momento de cada batimento? É aí que está a magia do órgão! É ele quem avisa para si mesmo o momento de bater.

A contração cardíaca

Isso é possível graças ao chamado nó sinoatrial, mas não precisa decorar esse nome. Basta saber que é dessa região cardíaca que vai partir o estímulo para o batimento. Então, quando o impulso elétrico é disparado pelo nó para o órgão, ele se contrai.

Ilustração contração cardíaca.
O nó sinoatrial é responsável pela contração cardíaca.

Essa contração nós conseguimos sentir colocando a mão no peito e detectando uma vibração. Se você fizer isso em repouso, pode ser que seja mais difícil perceber. Já após uma atividade física, o coração bate mais rápido e mais forte.

Os ritmos de batida

Com os exemplos acima, podemos perceber que o funcionamento cardíaco se adapta de acordo com a necessidade. Fisiologicamente, o coração pode bater entre 60 a 100 vezes por minuto. Abaixo dessa faixa, chamamos de bradicardia e, acima, taquicardia.

Durante o exercício físico, precisamos de mais suprimento para as células, por isso o coração trabalha para bombear mais rápido. Já em repouso, não há necessidade de tanto suprimento. Então, os batimentos são mais espaçados e a contração não é tão forte.

Essa é a dinâmica esperada para o bom funcionamento cardíaco. Porém, em algumas patologias, o ritmo pode estar afetado. Sendo assim, é importante analisar como está sendo a geração do impulso e a condução dele ao longo do órgão.

Saiba o que é o exame eletrocardiograma

É agora que entra o eletrocardiograma (ECG)! O exame é utilizado para mostrar como está a atividade elétrica do coração. Como vimos, condições normais podem alterá-la, bem como condições patológicas.

A realização do exame

Se você acha que é um exame invasivo, pode ficar tranquilo. O ECG é um exame bem simples e prático. A duração é, em média, de 5 a 10 minutinhos e não demanda nenhum preparo.

São colocados alguns eletrodos em contato direto com a pele do paciente, na região do peito, nos pulsos e tornozelos. É importante estar sem camisa, visto que o contato do equipamento com a roupa também pode prejudicar a técnica.

Homem sentado com eletrodos no peito para realizar eletrocardiograma.
O eletrocardiograma é um exame simples, para captar e identificar variações anormais no batimento cardíaco.

A oscilação elétrica será captada pelo eletrocardiógrafo. É ele quem vai registrar tudo em um papel. Esse registro vai indicar as ondas formadas pela passagem do impulso. Ao final, teremos 12 derivações, que são como analisar o coração por 12 diferentes ângulos.

Alguns cuidados importantes

Embora seja um exame simples, é importante ter alguns cuidados. Como vai haver passagem elétrica, é ideal retirar joias do pescoço e dos pulsos. Além disso, se houver muitos pelos na região do tórax, pode ser necessário cortá-los. Assim, evitar prejudicar o contato dos eletrodos com a pele. 

Lembra das condições naturais que alteram o ritmo? Então, é importante evitar atividades físicas — ou mesmo subir escadas às pressas — logo antes do exame.

Por último, informe sempre ao médico sobre os medicamentos usados recentemente. Alguns podem sim interferir no resultado e o profissional vai saber orientar acerca da melhor conduta. No mais, o exame é bem simples, nada invasivo e nem sequer requer um preparo complexo prévio!

Conheça a importância desse teste

Bom, ao saber o objetivo do exame, já podemos imaginar a importância dele. Se a estrutura funcional do coração não está funcionando corretamente, isso pode significar uma série de condições que precisam ser identificadas quanto antes.

O uso no pronto atendimento

Com tamanha praticidade e utilidade, um dos principais usos do ECG está relacionado ao pronto-atendimento, sobretudo em suspeita de síndrome coronariana.

Essa síndrome é conhecida popularmente como infarto e é decorrente da interrupção do fluxo de sangue para o próprio coração. Embora tenha sinais clínicos característicos, é o ECG quem vai ditar a conduta.

Pessoas com a mão no peito durante sintomas de infarto.
O eletrocardiograma é realizado para detectar emergências como o infarto.

Então, dependendo do que as ondas registradas indicarem, o profissional conseguirá manejar o tratamento ideal.

A realização eletiva

Nem sempre o uso do ECG é indicado para casos urgentes. Pode ser, ainda, de forma eletiva, a fim de detectar arritmias ou avaliar risco cirúrgico.

Por isso, é importante consultar um cardiologista de confiança. É o médico que vai identificar o momento certo de pedir o exame, baseado na idade e também no quadro clínico. Então, além de ser indicado em queixas agudas, pode, ainda, ser feito de rotina anualmente.

As doenças detectadas

Já demos o exemplo do uso para identificação de síndrome coronariana. Mas diversas outras doenças podem influenciar na condução elétrica cardíaca e, consequentemente, serem detectadas pelo ECG.

Isso porque nem sempre a alteração no registro de ondas será decorrente de falhas exclusivas da condução. Uma alteração anatômica, por exemplo, pode provocar interferências no processo.

Uma sobrecarga cardíaca, em contrapartida, que aumenta a espessura das câmaras, pode alterar o traçado do ECG. Falhas nas válvulas do coração, que mantêm o fluxo na direção correta, também podem interferir.

Ilustração de doenças cardíacas.
O eletrocardiograma como exame preventivo, é utilizado para detectar doenças cardíacas.

Outras doenças isoladas, como pericardite e tamponamento cardíaco, também influenciam no eletrocardiograma. Então, com uma abrangência tão ampla, é indispensável procurar um médico de confiança para realizar e interpretar bem o ECG.

Concluímos, por fim, que o exame eletrocardiograma é prático e indispensável para os cuidados com a saúde. A facilidade em realizar o procedimento e a grande abrangência de diagnósticos são os pontos-chave desse avanço que, embora simples, tem destaque na medicina. Não deixe de procurar um cardiologista capacitado para sempre acompanhar de perto como está a saúde cardíaca!

Precisa fazer um chek-up no seu coração? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhor médicos cardiologistas, agende a sua consulta através do site ou aplicativo.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *