A homeopatia é reconhecida no Brasil desde 1980 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Existe há 200 anos e foi desenvolvida na Alemanha pelo pesquisador e doutor Samuel Hahnemann. Começar um tratamento de homeopatia para crianças traz resultados significativos para estimular o sistema imunológico no processo de cura.

Os medicamentos homeopáticos não causam efeitos secundários nem agridem o organismo, porém, como todo remédio, deve ser prescrito pelo pediatra homeopata. Além de tratar a doença, a homeopatia equilibra físico, mental, emocional e espiritual. Entenda melhor as ações desse tratamento alternativo que tem conquistado cada vez mais os pais!

O que é a homeopatia?

Ao contrário dos tratamentos com alopatia, que neutralizam os sinais da doença, a homeopatia estimula o organismo a combatê-la por meio dos princípios dos semelhantes. Os medicamentos são ministrados em baixas doses para provocar efeitos parecidos da doença no organismo e ativar a ação metabólica.

Considerada uma medicina alternativa, seus componentes advindos dos reinos animal, vegetal e mineral são diluídos em água várias vezes e conservados com doses de álcool que não afetam a saúde. Como as crianças ainda não foram expostas a muitos remédios alopáticos, seus corpos conseguem dar uma resposta mais rápida ao tratamento homeopático.

Pediatras têm se especializado na área por não encontrarem na medicina tradicional soluções para doenças como medo e fobias, infecções repetitivas, alergias, distúrbio do sono, distúrbio do comportamento etc. A medicina alternativa tem conseguido proporcionar aos seus pacientes uma melhor qualidade de vida e até mesmo a cura.

Por que a homeopatia pode ser a melhor alternativa para seu filho?

O restabelecimento da saúde da criança com a homeopatia é feito de forma tranquila, sem efeitos colaterais. Com o tempo de uso, o remédio recompõe o organismo, estimulando a energia vital e fortalecendo o sistema imunológico.

Dessa forma, a incidência de doenças comuns ou mesmo específicas se tornam menores e até desaparecem. Inclusive, gestantes podem fazer uso dos medicamentos homeopáticos. Seu objetivo é promover a saúde, prevenção e cura mesmo em quadros agudos ou crônicos, restabelecendo o equilíbrio do corpo de forma pontual.

Quais doenças podem ser tratadas dessa forma?

A homeopatia é muito ampla e utilizada para problemas costumeiros das crianças como:

  • regurgitação;
  • cólicas;
  • gripes;
  • infecções reincidentes;
  • otites;
  • sinusites;
  • faringites;
  • laringite;
  • alergias;
  • problemas digestivos,
  • nascimento dos dentes.

Transtornos emocionais

A homeopatia também tem efeitos muito positivos nos problemas emocionais, favorecendo a superação de desequilíbrio desde a gestação até o crescimento.

Segundo o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung, o funcionamento errado da mente causa problemas no corpo. O mesmo ocorre ao contrário: uma doença no corpo afeta e desequilibra a saúde mental, pois corpo e mente são um conjunto que dão vida ao corpo. Dessa forma, é muito difícil uma doença corporal não afetar a mente, mesmo não sendo causada pelos problemas emocionais ou distúrbios mentais.

Seguindo esse princípio, problemas emocionais como depressãoansiedade e distúrbio comportamental têm tido resultados satisfatórios entre 6 a 8 semanas de consumo da homeopatia.

Por exemplo, a homeopatia trata os sintomas que a depressão proporciona. Primeiro são os mais evidentes e que o paciente está disposto a falar, depois o tratamento vai sendo ajustado para cuidar do fundo emocional até obter um equilíbrio. O paciente deve estar aberto a essa proposta terapêutica.

Dependendo do caso, o tratamento homeopático pode ser feito em conjunto com o alopático, pois existem algumas limitações devido à demora para fazer efeito da medicina alternativa. Por isso, quando há infecção ou uma depressão profunda, o pediatra homeopata deve recorrer aos antibióticos ou antidepressivos, se assim for necessário.

Como é a consulta de homeopatia para crianças?

O pediatra homeopata fará uma avaliação completa da criança, entrevistando os pais ou cuidadores quanto aos detalhes da vida do pequeno como histórico médico, antecedentes familiares, comportamento, alimentação, qualidade de sono, período de gestação, parto e convívio emocional dentro de casa.

Avaliará os sintomas, postura da criança durante a consulta, exames para criar um registro clínico e verificar qual o melhor tratamento a ser feito.

Qual a importância do acompanhamento?

O acompanhamento da criança pelo pediatra homeopata traz benefícios quanto à evolução e redução das doenças,  a fim de obter conhecimento do paciente em questão. Assim, pode ajustar os tratamentos para amenizar ou curar os distúrbios. E como os medicamentos homeopáticos não causam efeitos colaterais, proporcionam maior qualidade de vida à criança.

Quanto mais cedo a criança for levada ao homeopata, mais rapidamente obterá os benefícios desse tratamento alternativo. Recomenda-se que o acompanhamento seja realizado mensalmente ou bimestralmente, conforme determinar o médico.

Existe alguma contraindicação?

Não existe contraindicação. Nesses 200 anos de existência da homeopatia, não foram registrados casos de intoxicação nem morte devido aos remédios utilizados. O sucesso da homeopatia é comprovado em trabalhos científicos e artigos publicados em revistas médicas renomadas tanto brasileiras quanto internacionais, como Pediatrics, British Journal, Journal of Pediatrics, JAMA etc.

A homeopatia é um tratamento individualizado para a saúde orgânica e emocional das pessoas. Crianças que fazem uso desse recurso adoecem menos e usam poucos remédios tradicionais. Pelo lado emocional são mais alegres, tem bons relacionamentos sociais e desempenho escolar.

Não deixe de agendar uma consulta por falta de tempo. Use o agendamento online que está próximo de suas mãos e beneficie a sua saúde e a das crianças.

Está precisando levar seus filhos a um médico e depois deste artigo quer optar por um pediatra homeopata? Com o BoaConsulta, você pode agendar as consultas rapidamente e com muita facilidade. Conheça nosso serviço e entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para atendê-lo!

Escreva um comentário

Share This