Criança com infecção urinária.
|

Infecção urinária em Crianças: causas, sintomas, tratamento e prevenção!

A infecção urinária em crianças e bebês recém-nascidos é um problema relativamente comum, e estando associada a diversas situações, causa dúvidas nos pais, portanto, nesse post compreenderemos melhor o assunto conhecendo o que é, causas, sintomas tratamento e como prevenir a infecção do trato urinário em crianças e bebês.

A doença causada pela proliferação de bactérias atinge em média 2,9% dos bebês prematuros, sabe-se também que crianças do sexo masculino de até 03 meses, possuem 8 vezes mais suscetibilidade a quadros de infecção urinária do que as do sexo feminino. Após estes primeiros meses de vida, as meninas tornam-se de 10 a 20 vezes mais suscetíveis ao problema.

Todo esse quadro gera um grande desafio aos pais e responsáveis, afinal estamos falando de crianças, estes pequenos ainda não conseguem expressar o que sentem, quem dirá intender o incômodo.

Diante desse desafio, nós do BoaConsulta, preparamos esse conteúdo para ajudar pais e responsáveis a intender melhor a infecção urinária e reconhecer seus sinais, para então poder ajudar suas crianças, continue lendo.

O que é a infecção urinária?

A chamada infecção urinária é uma doença que afeta os órgãos do trato urinário (uretra, rins, ureteres e bexiga), órgãos responsáveis pela eliminação e filtragem da urina, tais quais podem conter substâncias nocivas à saúde humana. Ocasionada pela proliferação de bactérias invasivas ao sistema urinário masculino ou feminino.

O principal agente das infecções urinárias, são as bactérias do grupo Escherichia coli, normalmente presentes na microbiota intestinal, provocando a doença, quando estas bactérias conseguem adentrar no trato urinário.

As infecções urinárias são classificadas basicamente em três tipos, variando de acordo a localização de infecção. A infecção que ocorre apenas na região da uretra é chamada de Uretrite, quando a região afetada é a bexiga recebe o nome de Cistite, nos casos mais graves, quando afeta os rins a doença recebe o nome de Pielonefrite.

Quais são as causas da Infecção Urinária em crianças?

As causas da infecção urinária em crianças e bebês são as mais diversas, talvez por isso gere tantas dúvidas. De acordo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o quadro de infecção do trato urinário em crianças abaixo de 2 anos, pode estar relacionado a má-formação do trato urinário, facilitando a proliferação de bactérias.

Segundo os especialistas um exemplo relativamente comum, é o caso do refluxo vesicouretral, uma alteração dos ureteres que facilita o retorno da urina da bexiga para os rins, quadro que precisa de muita atenção.

As causas da infecção urinária podem ser:

  • Higienização incorreta: nas meninas, a limpeza deve ser sempre feita no sentido da vagina para o ânus, para evitar que as bactérias sejam levadas para a uretra;
  • Segurar o xixi por longos períodos e esvaziar a bexiga por completo;
  • Usar cateter uretral de longa permanência;
  • Sistema imunológico comprometido;
  • Posição incorreta para usar o vaso sanitário: as meninas devem sempre fazer xixi sentadas no vaso;
  • Malformação congênita dos rins e do trato urinário.

Além disso, existem aspectos da biologia individual da criança. Anteriormente citamos o caso curioso, onde bebês de até 3 meses do sexo masculino, possuem uma probabilidade maior de desenvolverem o quadro de infecção do que bebês do sexo feminino.

Essa tendência maior nesse período ocorre, pois, bebês do sexo masculino nascem com a glande do pênis coberta pela pele, dificultando a higienização, portanto, facilitando a proliferação de bactérias.

O problema pode ser similar ao decorrer da vida dessas crianças, principalmente quando os meninos ainda possuem fimose, e não há a correta higienização da região íntima.

No caso das meninas o risco é ainda maior, principalmente devido ao trato urinário ser menor e a proximidade do ânus com a região da vagina, podendo facilitar a contaminação com as bactérias presentes na microbiota intestinal.

Quais são os sintomas de infecção urinária em crianças?

Os sintomas de infecção urinária em crianças e bebês são similares à de um adulto, no entanto, identificar estes sintomas pode ser um desafio, afinal crianças ainda não são capazes de se comunicar com clareza, assim como não conseguem entender o incômodo.

No entanto, é possível identificar os sinais ainda que no início, para procurar o devido atendimento médico.

Sintomas de infecção de urina em bebês e crianças:

  • Febre acima de 37,5ºC sem razão aparente;
  • Choro ao urinar;
  • Urina com cheiro intenso;
  • Presença de sangue na fralda;
  • Irritabilidade constante;
  • Diminuição do apetite.

Os sintomas podem variar, mas no geral, pais com um olhar mais atento conseguem perceber mudanças comportamentais e físicas na criança. Ao identificar algum desses sintomas, procure atendimento de um médico pediatra, pois o quadro pode evoluir para algo mais sério.

Precisa agendar um pediatra para seu filho? No BoaConsulta você encontra os melhores médicos pediatras, agende sua consulta online e receba atendimento médico presencialmente ou teleconsulta.

Como é o tratamento de infecção urinária em crianças?

A abordagem de tratamento dependera bastante de qual é o grau da infecção e também da idade da criança.

No geral o tratamento é feito através do uso de antibióticos durante 7 a 14 dias. Quando a criança demonstra um quadro mais grave, esta medicação pode ser administrada através de injeção ou veia.

Criança ingerindo antibiótico para tratar infecção urinária.

Durante o período de tratamento, mesmo que a criança aparenta estar bem, não se deve interromper a medicação, pois a doença pode voltar. Além disso, quando o tratamento é interrompido ou adiado, segundo alguns estudos, 6% a 13% das crianças desenvolvem cicatrizes renais, podendo futuramente desenvolver hipertensão e insuficiência renal crônica.

Em situações onde a infecção é provocada devido à má-formação no trato urinário, pode ser necessária a realização de uma cirurgia, para evitar a reincidências no futuro.

Como recomendação final para o tratamento de infecções urinárias em crianças, não tente automedicar seu filho (a), o antibiótico ou dosagem errada, pode acabar fortalecendo a bactéria, tornando o tratamento mais difícil e doloroso para a criança.

Reconhecendo os sintomas, procure o médico pediatra ou o clínico geral, jamais tente realizar ou adiar o tratamento.

Como prevenir a infecção urinária em crianças?

A prevenção da infecção urinária não costumar ser difícil, exceto quando se trata de um problema de má-formação, no entanto, os pequenos precisam da ajuda e orientação dos adultos.

Algumas práticas de prevenção são:

  • Realize a higienização adequada da região íntima dos bebês para impedir que bactérias do trato intestinal, cheguem a região do trato urinário, não deixe a criança com a fralda suja por muito tempo. A limpeza das regiões intimas do bebê deve ser feita sempre em direção ao ânus, nunca na direção oposta;
  • Ensine as crianças maiores a realizarem a correta higienização no banho e após fazerem suas necessidades;
  • Estimule a criança a ingerir mais água, crianças até 6 meses de vida, ou bebês que consomem leite artificial, a orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que sejam consumidos 700mL de água por dia;
  • Pais de crianças maiores recomenda-se que incentive a criança a urinar a cada 3 horas, assim como ingerir bastante água ao longo do dia;
  • Ensine as crianças a sempre secarem bem o xixi residual, prevenindo a proliferação de bactérias;
  • Insira na alimentação das crianças, alimentos ricos em fibras e ricos em vitaminas.

A melhor maneira de prevenir a infecção urinária é a boa higienização, portanto, não negligência a higiene dos pequenos, tente ao máximo ensiná-los a realizar a higiene pessoal adequadamente.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *