Os check-ups são exames de prevenção que avaliam o funcionamento do organismo. Eles servem para prevenir ou diagnosticar doenças e devem ser realizados periodicamente, tanto em homens quanto em mulheres.

Durante toda a vida, o corpo passa por transformações fisiológicas e psicológicas que precisam do acompanhamento de um profissional da saúde. Isso, junto a turbulenta rotina de vida da maioria dos brasileiros que envolve trabalho, manter bons relacionamentos e ter uma vida saudável, faz com que os check-ups sejam importantes para ajudar as pessoas a realizarem todas essas atividades com saúde. 

Homens e mulheres com até 45 anos

Segundo o Labi Exames, rede de exames laboratoriais, para homens e mulheres com até 45 anos de idade, é importante saber como está o metabolismo de gorduras, avaliar o fígado, rim e tireoide, realizar um hemograma e analisar a proteína C Reativa, responsável por se manter em concentrações elevadas no sangue em casos de inflamação ou infecções.  

Homens e mulheres acima de 45 anos

Para quem tem idade acima dos 45, o cuidado deve ser redobrado: além dos exames citados anteriores, devem-se adicionar outros a rotina, como avaliar a vitamina D, substância que aumenta a absorção de cálcio no intestino; sangue oculto nas fezes, que busca alterações no sistema digestivo, além de fazer uma avaliação hormonal.

Além dessa rotina de exames específicos para cada idade e sexo, outros também são essenciais a manutenção da qualidade de vida, como o do coração, o do diagnóstico da diabetes, o de medição de gordura no sangue e o check-up da tireoide. A seguir, explicamos alguns procedimentos laboratoriais.

Saúde do coração

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares lideram o número de mortes no mundoO check-up do coração, por exemplo, avalia o funcionamento do órgão responsável por levar sangue para todo corpo e fornecer oxigênio e nutrientes. Os exames consistem em avaliar o metabolismo das gorduras, avaliação do rim – que mede a creatinina -, metabolismo do açúcar, hemograma e medição do nível de quantidade de proteína C. 

Controle de DST

O check-up sexual ajuda no combate de DST, doenças sexualmente transmissíveis. Podem ser causadas por vírus e bactérias por meio do sexo sem proteção. Aqui, enquadram-se exames de sorologia para HIV 1 e 2, sífilis e hepatites B e C. 

Diabetes

O controle do diabetes auxilia na prevenção dessa perigosa doença silenciosa que pode causar complicações. Ela ocorre quando a quantidade de açúcar no sangue permanece alta por um tempo prolongado. O exame controla o metabolismo do açúcar: glicose, hemoglobina glicada e avaliação de urina. 

Cuidar da saúde é essencial para manter uma boa qualidade de vida. Por isso, reservar um tempo periódico para realização de exames faz parte de ter um estilo de vida saudável e detectar as doenças precocemente para evitar seu desenvolvimento. Além dos exames, ir ao médico também é importante para saber mais sobre prevenção e diagnóstico de eventuais problemas de saúde.

Escreva um comentário

Share This