Esta é uma pergunta muito comum no meu consultório, principalmente de pacientes que já sofreram muito com esse mal

Infelizmente a resposta para esta pergunta é SIM.

Lembrando que o cálculo renal, a famosa pedra nos rins, é ocasionada pela formação de cristais nos rins, estes cristais são formados por minerais presentes na urina. A causa destas formações podem ser diversas, mas normalmente estão ligadas alimentação e fatores genéticos.

Desta forma, todo indivíduo que já teve uma vez o problema é um forte candidato a ter novamente. Principalmente, se não seguir algumas recomendações médicas atreladas a hábitos de vida mais saudáveis. No meu consultório é muito comum atender pacientes retornando com um novo cálculo.

Uma vez diagnosticado que você tem cálculo renal, o primeiro passo é determinar, por meio de exames, o tamanho dos cristais presentes em seu rim. Dependendo do tamanho, local e sintomas o tratamento poderá variar entre medicamentos e em alguns casos cirurgia.

Portanto, evitar a recorrência dos cálculos renais pode não ser uma tarefa fácil. No meu consultório passo as seguintes recomendações para os meus pacientes  evitarem de ter o problema novamente:

– Ingerir muito líquido ao longo do dia para hidratar o organismo

– Procurar manter uma dieta com pouca proteína

– Ter uma alimentação com pouco sal

– Em alguns casos uso de medicamentos preventivos

Uma dica que dou para todas as pessoas evite o sódio, isso garante inúmeros benefícios, e não ter cálculo renal é um deles.

Escreva um comentário

Share This