Já tive cálculo renal, será que posso ter de novo?

Esta é uma pergunta muito comum no meu consultório, principalmente de pacientes que já sofreram muito com esse mal

Infelizmente a resposta para esta pergunta é SIM.

Lembrando que o cálculo renal, a famosa pedra nos rins, é ocasionada pela formação de cristais nos rins, estes cristais são formados por minerais presentes na urina. A causa destas formações podem ser diversas, mas normalmente estão ligadas alimentação e fatores genéticos.

Desta forma, todo indivíduo que já teve uma vez o problema é um forte candidato a ter novamente. Principalmente, se não seguir algumas recomendações médicas atreladas a hábitos de vida mais saudáveis. No meu consultório é muito comum atender pacientes retornando com um novo cálculo.

Uma vez diagnosticado que você tem cálculo renal, o primeiro passo é determinar, por meio de exames, o tamanho dos cristais presentes em seu rim. Dependendo do tamanho, local e sintomas o tratamento poderá variar entre medicamentos e em alguns casos cirurgia.

Portanto, evitar a recorrência dos cálculos renais pode não ser uma tarefa fácil. No meu consultório passo as seguintes recomendações para os meus pacientes  evitarem de ter o problema novamente:

– Ingerir muito líquido ao longo do dia para hidratar o organismo

– Procurar manter uma dieta com pouca proteína

– Ter uma alimentação com pouco sal

– Em alguns casos uso de medicamentos preventivos

Uma dica que dou para todas as pessoas evite o sódio, isso garante inúmeros benefícios, e não ter cálculo renal é um deles.

6 comentários em “Já tive cálculo renal, será que posso ter de novo?”

  1. Anaile Rodrigues soares

    Olá.. Quando tinha 5 anos tirei muitas pedras no rins. Hoje tenho 21 anos e tenho sentido muitas dores no rins, pode ser pedras novamente?

  2. Equipe Boa Consulta

    Olá Maria, como vai?

    Infelizmente sim, é possível que apareçam novos cálculos renais.

  3. Carla Aparecida Muller

    Olá meu nome e Karla tive calculo a 5 meses de 4 mm dois em cada rim … Hj não tenho ND mais começou a dor meus rins novamente do ND um depois migrou pro outro é provavelmente ter novamente nesse curto tempo ???

  4. Equipe Boa Consulta

    Olá, Como vai Carla?

    Se não houver os devidos cuidados e mudanças de hábitos, pode sim, acontecer uma reincidência.
    A nossa recomendação é que busque um médico, no caso o Médico Nefrologista.

  5. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Anaile?
    Infelizmente pode sim, mas para ter certeza o ideal é buscar auxílio de um Médico Nefrologista. Assim será possível obter um diagnóstico preciso e principalmente um direcionamento de como proceder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima