Laudo médico à distância.

Laudo médico a distância: entenda como funciona, vantagens e como fazer!

A tecnologia não para de evoluir em diversas áreas, o que inclui a medicina. Nesse setor, o laudo à distância se destaca como uma novidade que chegou para mudar o que conhecemos em diagnóstico médico.

Tudo isso é possível por causa da telemedicina, um sistema que facilita a comunicação, interpretação de dados e acesso a médicos especialistas por meio de equipamentos conectados à internet.

Quer descobrir mais sobre o assunto? Neste post, vamos explicar melhor sobre o que são os laudos à distância, como eles funcionam e suas principais vantagens. Vamos lá?

O que é um laudo à distância?

O laudo é um documento produzido a partir da avaliação clínica, dados e imagens gerados por equipamentos de exames, como raio-X, ressonância magnética ou ultrassom. Essas informações precisam ser interpretadas por um especialista para que o diagnóstico seja definido. Quando isso é feito por meio da internet, de forma remota, temos um laudo à distância.

Médico interpretando laudo.
O laudo médico a distância é uma comprovação através de exames de imagens, através da teleconsulta.

Com a aplicação da tecnologia é possível ter acesso à opinião de profissionais habilitados mesmo quando eles não estão por perto, o que beneficia principalmente as pessoas que moram em cidades afastadas dos grandes centros de saúde. O resultado do exame com os dados dos pacientes, interpretação e assinatura digital do especialista é disponibilizado online, no entanto, também pode ser impresso pela clínica responsável pela sua execução.

Como funciona o laudo à distância?

A telemedicina é a ferramenta que permite a realização de laudos à distância. Por meio dela, os dados gerados por aparelhos digitais são facilmente enviados por uma plataforma online para que médicos especialistas emitam um diagnóstico. Assim, é possível contar com a opinião desses profissionais, tudo pela internet.

O processo é bem simples e funciona da seguinte maneira: primeiro, os exames são executados por aparelhos específicos. Com o auxílio de computadores e softwares, os dados gerados são salvos em arquivos e transmitidos pela plataforma de telemedicina em tempo real.

Médico avaliando informações de exames digitalmente.
O laudo é possível através do envio de informações obtidas por exames prévios, no qual o médico avalia e gera o laudo digital.

Com seu login e senha, o médico especialista acessa todas as informações geradas sobre o paciente, analisa imagens e gráficos, descreve possíveis alterações e emite uma conclusão diagnóstica. Quando pronto, o laudo pode ser acessado pelo paciente, profissionais e instituições de saúde autorizadas.

Quais são as vantagens do laudo remoto?

A realização de laudos à distância por clínicas e hospitais gera diversos benefícios aos pacientes. 

Segunda opinião

O compartilhamento de dados de exames permite que o paciente tenha uma segunda opinião de um profissional ou de uma equipe formada por especialistas. Assim, dúvidas são esclarecidas com maior facilidade, o diagnóstico é mais seguro e o tratamento aplicado ao paciente é o mais eficiente possível.

Maior oferta de exames

O laudo à distância abre a possibilidade de que clínicas e hospitais não precisem contratar especialistas para cada um dos exames realizados no local. Dessa forma, caem os custos para essas instituições, que precisam investir apenas em uma equipe de assistência técnica para a execução dos testes. Como consequência, as instituições podem oferecer uma gama maior de exames e, assim, a saúde do paciente é diretamente beneficiada.

Praticidade

Com o sistema de laudos à distância, as pessoas que necessitam de um exame não precisam percorrer longos trajetos até chegar ao local onde ele é feito e laudado pelo especialista. Além de ser uma comodidade e tanto para o paciente, para aqueles que têm locomoção reduzida, como idosos e deficientes físicos, isso é essencial.

Outro ponto positivo é quanto à retirada do exame, que pode ser feita a qualquer hora pela internet, por meio da plataforma online com acesso por login e senha fornecidos pela instituição. Assim, economiza-se tempo e dinheiro, além de evitar transtornos como trânsito e saídas durante o expediente de trabalho para a realização e retirada do exame.

Agilidade no diagnóstico

Quando o assunto é procedimento diagnóstico de saúde, o tempo é um fator determinante para a recuperação do paciente. Com o laudo à distância, a emissão do resultado de exames é reduzido para apenas algumas horas, ao contrário do sistema tradicional que pode levar dias ou até semanas para ser concluído. Para um paciente com suspeita de câncer, por exemplo, o diagnóstico será feito de forma muito mais rápida e o tratamento pode iniciar precocemente, o que é essencial para a sua cura.

Registro e histórico do paciente

Todos os dados e resultados de exames do paciente ficam armazenados na web, em um sistema conhecido como nuvem. No local, todas as informações ficam protegidas por criptografia e são acessados somente por pessoas autorizadas com login e senha. Assim, evita-se a perda de documentos importantes, o que pode acontecer por causa de roubos, ação do tempo e até fenômenos naturais, como chuvas fortes e enchentes. 

Ademais, os profissionais da saúde podem conhecer essas informações cruciais para definição de um diagnóstico e tomada de decisões a qualquer hora e de qualquer lugar, por meio de um dispositivo eletrônico com acesso à internet, como smartphone, tablet ou notebook.

O sistema de armazenamento digital também otimiza a organização dos arquivos, agiliza a tarefa de consulta às informações e gera melhorias significativas no processo de emissão de segunda via de laudos. Por fim, não podemos deixar de citar que isso faz com que os profissionais tenham uma visão completa do estado de saúde do paciente, o que é determinante na hora de definir um diagnóstico.

Melhorias no atendimento

Todos os benefícios citados colaboram para a obtenção de um objetivo final: a melhoria total no atendimento ao paciente. Com opinião de especialistas renomados, maior oferta de testes nas instituições de saúde, praticidade para fazer e retirar exames, agilidade na obtenção dos resultados e registro de todo seu histórico em um sistema seguro, o atendimento atinge um elevado nível de excelência.

A emissão de um laudo à distância é apenas um dos reflexos da evolução da tecnologia na área da saúde. Então, já começou a usufruir desses benefícios? Marque a sua consulta e comece hoje mesmo!

Precisa agendar com um médico ou deseja ser atendido por teleconsulta? No BoaConsulta encontra as mais diversas especialidades médicas, agende sua conta e seja atendido presencialmente ou por teleconsulta.

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.