Quando damos aquela olhadinha no espelho logo pensamos em algumas mudanças, como  dentes mais brancos. Muitos se incomodam com a coloração do dente, mas, felizmente a odontologia tem a solução para isso. As possibilidades de tratamentos são inúmeras, entre elas as lentes de contato dental, que estão mostrando resultados incríveis. Mas a dúvida de todos é: qual escolher? Tire todas as suas dúvidas agora!

Conquiste um sorriso mais branco

Por mais cuidado que tenhamos, os nossos dentes tendem a escurecer ou amarelar um pouco durante o tempo. E isso é por alguns fatores, como:

  • Alimentos com corantes;
  • Cigarros;
  • Tratamentos de canal;
  • Resinas;
  • Envelhecimento do dente.

Essas são as principais causas do escurecimento do dente, mas existe uma lista extensa de possibilidades. É recomendado que você procure um profissional, assim, ele poderá te guiar de uma forma melhor, fazer uma avaliação sobre a sua cavidade bucal, e te instruir a respeito de qual é a melhor maneira de clarear os seus dentes. Inclusive, também são muitas as formas de realizar esse clareamento, tanto com as lentes de contato dental ou  com o clareamento dental. Existem opções para clareamento dental tanto caseiro, quanto o realizado em consultório, com coroas e facetas.

Qual o melhor procedimento: clareamento dental ou lente de contato dental?

Bom, a dúvida de todos na hora de escolher é: qual deles é mais adequado, clareamento ou lente de contato dental? Tal escolha sempre vai depender de cada caso. O clareamento dental é uma excelente opção quando o paciente já  está satisfeito com o formato, tamanho e posicionamento dos dentes. 

Quando não existem mais elementos dentários, como tratamento de canal na região anterior ou resinas extensas ou quando a insatisfação está somente na cor, o clareamento dental consegue executar o serviço completo e branquear o sorriso de uma maneira mais prática, trazendo o resultado que o paciente deseja.

Mas, existem pacientes que precisam fazer outras alterações além de somente alcançar aquele sorriso branquinho como, por exemplo, fechar um espaço entre os dentes, corrigir o formato dos dentes e minimizar as retrações e desgastes do esmalte. Nessas situações, as lentes de contato dental são as mais indicadas, além de corrigir todos esses detalhes, também tornam o sorriso mais branco.

Cuide do seu sorriso após os tratamentos

Conquistar os famosos dentes branquinhos é algo possível, mas exige muitos cuidados após o procedimento, sendo ele lente de contato dental ou clareamento. Então, mantenha sempre os cuidados, e dessa forma os resultados alcançados irão perdurar por mais tempo. Para cada caso existem cuidados indicados, e a seguir falaremos um pouco a respeito. Nos casos de clareamento, o paciente deve evitar consumir alimentos com muito corante, como café, vinho, e muitos ácidos. Os dentes tendem a ficar mais sensíveis após o clareamento, então os cuidados devem durar até 15 dias após a finalização do tratamento. 

Já para as lentes de contato dental, é preciso seguir cuidados com mais atenção, principalmente por se tratar  de um tratamento de revestimento, aplicado na superfície do dente. Afinal, não é um dente natural, por isso, é importante retornar ao consultório do seu dentista semestralmente e o cuidado com a higiene bucal deve ser redobrado. Converse com o seu dentista para ele te direcionar no melhor caminho com  devidos cuidados bucais. 

O cuidado com a nossa estética é um caminho excelente para todos que buscam um sorriso perfeito, a área da odontologia vem buscando cada vez mais soluções para enaltecer a autoestima e bem-estar de todos os pacientes, uma forma de provar isso é: a estética e a odontologia estão caminhando juntas em muitos procedimentos. Hoje em dia um sorriso saudável não basta, todos procuram um pouco a mais, como dentes brancos e alinhados. E nos dias de hoje, existem diversas opções nos consultórios odontológicos capazes de realizar esse desejo. 

Conheça as diferenças entre os tratamentos

Clareamento dental: todos podem fazer o procedimento de clareamento dental, desde que toda a cavidade bucal esteja saudável, ou seja, sem cáries, doenças periodontais, lesões e quantidades grandes de trincas no esmalte do dente.

Lentes de contato dental: já esse modelo de lente, é feito de materiais laminados cerâmicos indicados para correções mais difíceis, envolvendo o desgaste da estrutura dentária permitindo assim o encaixe das peças.  

Qual procedimento é a melhor escolha?

Agora vem a parte mais difícil: escolher um dos tratamentos. Todas as opções parecem ótimas, e você com certeza pensa em fazer as duas, correto? Mas saiba que a técnica certa varia de caso para caso e também depende muito da avaliação de seu cirurgião-dentista, esse momento de decisão pode te deixar bastante confuso, mas, só o seu profissional poderá te ajudar nessa escolha. 

O dentista pode passar um vislumbre ao seu paciente, de como vai ficar o resultado final do procedimento, assim facilita a escolha dentre as opções de procedimento. A ilustração do resultado que mais lhe agrade e esteja dentro do seu orçamento, é o tratamento e a escolha certa para o seu caso. 

É importante lembrar que, quando é comparado às resinas, têm um custo mais elevado e maior longevidade. As suas características de material inerte, permite  que permaneçam com o mesmo formato e cor. Agora as restaurações em resina acabam sofrendo descoloração e desgaste com o passar dos anos. 

Com essas informações e dicas, você consegue escolher o melhor procedimento para alcançar um sorriso dos seus sonhos. 

Mas fique tranquilo, a escolha do tratamento é uma decisão para tomar junto com um profissional de sua confiança. A estética é uma área da dentística que está cada dia mais evoluindo e avançando as técnicas, com muitas opções de tratamento, para que todos os pacientes possam alcançar os tão sonhados dentes e sorriso perfeitos. Afinal, todos nós sabemos que não é só para manter a nossa boca saudável, isso também significa dentes bonitos, brancos e bem alinhados. 

Então pensando nisso, a odontologia e a estética nos dão o clareamento dental ou as lentes de contato dental como soluções práticas, como dito com todas as evoluções dessas duas áreas, agora você pode alcançar o sorriso dos seus sonhos. Não perca tempo, procure o seu profissional, e faça já uma avaliação.

Naymara Ribeiro
Produtora de Conteúdo do Clínica Ideal  

Escreva um comentário

Share This