Paciente fazendo limpeza de tártaro.

Entenda a importância de fazer a limpeza de tártaro, como é feita e qual a regularidade ideal!

Não é novidade para ninguém que uma boa higiene oral é imprescindível para qualquer pessoa e impacta, positivamente, na saúde do organismo na totalidade.

Se você não tomar esse cuidado e adotar bons hábitos de higiene, poderá ficar com a temida placa bacteriana e, em médio e longo prazos, sofrer com situações nada agradáveis, como halitose, doença periodontal, gengivite e muito mais.

Dentistas e demais profissionais de saúde não cansam de reforçar essa informação. Pensando nisso, preparamos este post ressaltando a importância da limpeza de tártaro. Continue lendo o artigo e veja como evitar esses problemas!

Afinal, o que é o tártaro?

O chamado tártaro é um tipo de placa calcificada que vai se formando naturalmente nos dentes, sobretudo quando não temos bons hábitos de higiene oral.

Muitas pessoas acham que o seu problema é exclusivamente estético, mas o fato é que ele pode causar complicações bastante sérias para a saúde dentária, principalmente em longo prazo.

Nos estágios mais avançados, só um dentista pode retirá-lo, até para que não cause problemas mais graves. Em geral, a aparência é de uma crosta branca ou amarelada, repleta de bactérias. Por isso mesmo, a escovação adequada e frequente, o uso de bons produtos e o hábito do fio dental são tão importantes e cruciais para evitar o quadro.

Como é feita a limpeza de tártaro?

Quando existe ainda um discreto acúmulo da placa bacteriana e não há calcificação, a limpeza pode ser feita por você mesmo, com o uso de uma boa escova de dentes, fio dental, pastas de dente de qualidade e assim por diante. Entretanto, depois que já há a calcificação e a formação do tártaro propriamente dito, somente um bom dentista pode ajudar. 

Dentista fazendo limpeza de tártaro em paciente.
A limpeza de tártaro deve ser realizada pelo dentista.

O profissional utilizará recursos como o ultrassom ou as curetas periodontais. Com o auxílio de tais instrumentos, é possível raspar a superfície dentária até remover tudo. Ele também poderá fazer uma boa avaliação da cavidade oral e das outras estruturas, até para perceber se o quadro gerou outros problemas concomitantes.

Qual é a importância da limpeza de tártaro?

Agora que você já aprendeu o que é o tártaro e descobriu como o profissional faz esse tipo de limpeza, vamos reforçar a importância de não deixar a placa bacteriana acumular e, sobretudo, calcificar sobre os seus dentes. Continue lendo e veja que forma a visita periódica ao seu dentista de confiança pode ajudá-lo.

Reduz o surgimento de bactérias

Uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas é como fazer para reduzir o surgimento de bactérias na boca e nos dentes. Obviamente, todos aqueles conselhos que escutamos de dentistas e demais profissionais de saúde desde que somos crianças são extremamente válidos, pois a higiene bucal é muito importante.

Dentista avaliando a boca do paciente.
A visita regular ao dentista previne o acumulo de bactérias prejudiciais à saúde.

No entanto, nada faz isso com tanta eficiência e precisão quanto uma boa limpeza de tártaro. Com o ultrassom e as curetas periodontais, é possível retirar até mesmo os cálculos mais calcificados, deixando uma sensação bastante agradável. Além disso, lembre-se de que uma higiene oral insuficiente pode resultar no famoso mau hálito

Diminui quadros de gengivite

Gengivite é um termo técnico para designar uma inflamação na gengiva e, pelo menos nas fases iniciais, costuma se manifestar de maneira branda. No entanto, se não houver o devido cuidado, a situação pode piorar e ficar bastante incômoda. Geralmente, ela tem a sua origem na má higiene, nos resquícios de alimentos e na presença do tártaro.

Mulher com gengivite.
A visita regular ao dentista ajuda a prevenir a gengivite.

Os sintomas mais comuns são vermelhidão na região, inchaço e sangramentos do tecido gengival, principalmente na hora da escovação dos dentes ou na passagem do fio dental. Nos quadros mais severos, isso pode ocorrer mesmo ao morder comidas mais rígidas, como uma pera ou maçã. A limpeza com um profissional, portanto, é imprescindível. 

Evita a doença periodontal

A doença periodontal, também chamada periodontite, é muito comum e está entre os dez problemas mais frequentes da cavidade oral. Ela pode ser evitada, entre outras coisas, com uma boa limpeza de tártaro. Inclusive, isso é muito relevante, tendo em vista que essa é a principal causa não traumática para a perda de dentes em adultos.

paciente sendo atendida por dentista.
O check-up regular com o dentista ajuda a prevenir a periodontite.

Usualmente, ela está relacionada com uma má higiene oral e chega a ser um fator de risco relevante para patologias mais sérias, sobretudo cardíacas e pulmonares. Pode ser encarada como uma fase posterior à gengivite, marcada por ainda mais inchaço, vermelhidão e sensibilidade, podendo causar danos até aos ossos circundantes.

Como ajudar a evitar o tártaro?

Para evitar o tártaro, você precisa adotar algumas medidas bem básicas. Uma delas, certamente, consiste em visitar a clínica do seu dentista de confiança regularmente. Como dissemos, em casos avançados e nos quais já houve calcificação, somente um profissional, com a ajuda dos devidos aparatos, poderá fazer a remoção.

No entanto, isso não quer dizer que você não deva fazer a sua parte. É crucial reforçar a escovação e o uso do fio dental, dando preferência para produtos de boa qualidade e marcas conhecidas do mercado. Caso o problema persista, pode ser aconselhável apostar em fazer um intervalo menor entre os seus atendimentos.

Por que o dentista é fundamental?

Para não dar vez a esse problema, como dissemos, a ajuda do dentista é muito importante. O uso dos aparelhos adequados para a limpeza contribui para um resultado melhor, tendo em vista que o tártaro mais avançado não sairá apenas com a escovação. Como se não bastasse, a consulta é o momento de tirar dúvidas e receber orientações. 

Um bom profissional, por exemplo, ensinará o paciente a fazer uma higienização bucal correta e com as técnicas adequadas, além de indicar bons produtos, tais como o fio dental e excelentes soluções para bochecho. Prevenir é sempre a melhor escolha. Por isso, você não deve marcar bobeira: o seu sorriso agradece!

Como você pôde ver, a limpeza de tártaro é extremamente importante e pode ser um passo fundamental para que você mantenha uma boa saúde bucal.

Procurando por um dentista? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médicos dentistas, agende sua consulta online, pelo site ou aplicativo.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *