Causas de manchas vermelhas na pele.

Manchas vermelhas na pele: 15 causas e o que fazer

As manchas vermelhas na pele normalmente são lesões dermatológicas comuns, podendo ser causadas por fungos, dermatite atópica, psoríase, pitiríase rósea de Gilbert, alergia, urticária provocada por remédios, contato com substâncias e até problemas no fígado.

As manchas na pele podem ter causas simples como uma alergia pequena ou um problema de circulação, mas podem ser um sinal de alerta para algumas doenças graves, como infecções, psoríase ou até o câncer.

Estar atento a todos os sintomas que acompanham o surgimento das manchas na pele é fundamental, tais como coceira, inchaço, febre ou tosse, visto que estas informações podem auxiliar o médico no pré-diagnóstico. Vale também identificar o momento do surgimento das manchas.

O ideal é que ao notar qualquer diferença em sua pele, procure um médico dermatologista,  assim caso exista algum problema, será possível diagnosticar e tratar o mais rápido possível. Em geral, os tratamentos se dão com analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos.

Principais causas de manchas vermelhas na pele

Confira a seguir quais são as principais causas do surgimento de manchas vermelhas na pele, quando podem ser um sinal de doenças e como agir diante dos sintomas, continue lendo.

Antes de continuarmos, é fundamental que você saiba que apenas um médico pode fazer uma avaliação precisa, esta lista tem o objetivo de ajudar a identificar possíveis problemas, percebendo algo, procure o dermatologista e jamais se automedique.1.

1. Alergias

Como identificar as manchas de alergia: manchas de tamanho pequeno a médio, podem ter a coloração avermelhada ou brancas e costumam coçar muito, além de poderem conter líquido ou ficam inflamadas e desaparecem com certa agilidade, dentro de 3 dias.

Em determinados casos, dependendo do agente causador da alergia, além das manchas vermelhas ou brancas, pode ser sentido sintomas como a falta de ar, podendo levar a condições de risco de vida.

Pessoa com alergia e manchas vermelhas na pele.

As alergias de pele podem surgir por uma infinidade de causas, como o contato com pêlos, plantas ou ingestão de medicamentos, por exemplo. Podendo ser causadas por picadas de insetos ou intoxicações alimentares.

O tratamento para manchas de alergia: o tratamento vai depender dos sintomas, mas, em geral, podem ser aliviados com medicamentos como Loratadina, corticosteroides, como a prednisona, ou o uso de pomadas e cremes como fenergan, geralmente receitada pelo dermatologista.

2. Zika Vírus

Como são as manchas por Zika Vírus: trata-se de pequenas pintas vermelhas com elevação e costumam coçar bastante e surgem após 3 dias em que o mosquito picou a pessoa. Em geral, aparece primeiro no rosto e vai se espalhando por todo o corpo em coisa de horas, tendo como duração média de 5 dias, também pode estar associada a dores musculares ou articulares, por exemplo.

Zika vírus manchas vermelhas na pele.

Como tratar as manchas de Zika Vírus: para o tratamento, recomenda-se repouso absoluto, hidratação em abundância e remédios indicados por seu médico, como dipirona ou paracetamol, com objetivo de aliviar os sintomas.

3. Micose

Como são as manchas da micose: surgem em diferentes partes do corpo, em diferentes tamanhos e costumam tomar uma parte bem delimitada do corpo. Em certos casos, pode-se observar a presença de bolhas e descamação na região afetada.

Sem o devido tratamento, a infecção pode se espalhar para diversas outras regiões do corpo, podendo gerar inconvenientes como outros sintomas, coceira e odor.

Pele com mancha de micose.

O tratamento: o dermatologista pode indicar a ingestão de antifúngicos e em alguns casos o médico para recomendar um dermatologista.

4. Psoríase

Como são as manchas de psoríase: caracteriza-se por um centro branco com as bordas vermelhas ou rosas, seca, podendo ou não ter descamação e coceira em função disso, além disso, pode apresentar sangramento na região.

Psoríase doença de pele.

Na maioria dos casos, as manchas se fazem presentes nos cotovelos, joelhos, nádegas ou cabeça. Na maioria das pessoas, ocorrem antes dos 30 anos e após os 50 anos e não são transmissíveis, geralmente ocorre devido a fatores genéticos.

Como tratar: tratando-se de um  quadro mais severo, deve-se procurar o dermatologista para iniciar o tratamento adequado, podendo ser recomendado o uso de cremes ou pomadas anti-inflamatórias. Para auxiliar na melhora é indicado evitar ao máximo a exposição solar e ingestão de alimentos ricos em gorduras e produtos industrializados, e adicionando a dieta, alimentos ricos em ômega-3 e betacarotenos.

5. Eczema

Como são as manchas de Eczema:  surgem com o avermelhamento da pele, às vezes inchaço no local e provocam bastante coceira. As manchas de Eczema, podem surgir e desaparecer espontaneamente ao longo do tempo, e costumam ocorrer com maior frequência em crianças e em profissionais da área da saúde que usam muito sabonete antisséptico.

Eczema doença de pele.

Como é o tratamento: o dermatologista pode indicar o uso de medicações anti-alérgicas como loratadina e aplicações de pomada ou cremes corticoides, como Fenirax.

6. Rubéola

Como são as manchas da Rubéola: se caracterizam por seu tamanho pequeno, são geralmente planas, mas podem ocorrer de algumas serem elevadas, e podem se unir de forma a parecerem maiores e provocam coceira no paciente. Na maioria das pessoas surgem no rosto e parte de trás de orelhas e costumam se espalhar muito rápido, durando uma média de 2 ou 3 dias.

Doença de pele Rubéola.

Formas de tratamento: é necessário seguir o cronograma de tratamento indicado por seu médico, podendo ser utilizado medicamentos como o paracetamol até o desaparecimento completo das manchas vermelhas.

7. Lúpus

Como são as manchas de lúpus: se apresenta como manchas vermelhas planas ou elevadas, podem surgir em qualquer parte do corpo, mas é mais comum em mulheres na parte da face (nariz e bochechas).

Manchas do lúpus.

O lúpus é uma patologia inflamatória que ocorre quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos e órgãos.

Como fazer o tratamento: deve ser realizado com orientação do médico, podendo ser utilizado corticoides e imunossupressores.

8. Rosácea

Como são as manchas de Rosácea: surgem como manchas vermelhas na região das bochechas, testa e nariz e se assemelham a pequenos vasinhos na pele. Na região das manchas, pode ocorrer uma sensibilidade aumentada, sensação de estar quente e em alguns casos ocorre o inchaço.

Mulher com Rosácea na bochecha.

As manchas possuem um tempo de permanência indefinido, podendo ficar por semanas ou meses e sumirem após algum tempo, mas podem ser recorrentes, portanto devem ser acompanhadas de perto por um dermatologista.

Como tratar: deve-se fazer o uso de sabonetes e hidratantes neutros para minimizar a vermelhidão, mas em determinados casos pode ser recomendado o uso de medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios.

9. Sarna

Como são as manchas da Sarna: surgem como pequenas manchas vermelhas, principalmente na região dos dedos das mãos e dos pés, podendo surgir entre as axilas também, estas manchas costumam coças bastante, principalmente durante a noite.

Sarna humana.

A coceira constante, bastante incomoda, pode ocasionar o surgimento de úlceras pela pele, tanto nos adultos como nas crianças e bebês.

Como é o tratamento: o tratamento deve ser indicado pelo dermatologista, mas pode ser conduzidos com uso de cremes e pomadas, variando de acordo a gravidade e intensidade dos sintomas, podem ser utilizados a Ivermectina, Crotamiton ou Permetrina.

10. Câncer de pele

Como são as manchas do câncer de pele: a aparência e características da mancha vão depender da variação de câncer que a pessoa possui. De modo geral, as manchas do câncer de pele costumam ser pequenas, com formatos irregulares e que tendem a aumentar de tamanho e espessura ao longo do tempo.

Homem com câncer de pele no braço.

Estas manchas podem ou não sangrar, estas também podem ser planas, extensas ou apresentar protuberâncias.

Como tratar: o tratamento também dependera do tipo e estágio do câncer, mas em geral, pode ser feito com auxílio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.

11. Dermatite atópica

Como são as manchas da dermatite atópica: este tipo de dermatite se caracteriza pelo aparecimento repentino de manchas vermelhas e que caçam bastante, principalmente a noite, e que muitas vezes podem descamar e conter líquido e que ao longo do tempo geram crostas.

Dermatite atópica nas mãos.

A coceira incessante e pode levar ao surgimento de feridas na pele, o que aumenta levar ao aumento da espessura da pele no local.

Como é o tratamento: deve ser seguido as recomendações do médico, mas em geral podem ser utilizado cremes e pomada com corticoides para aliviar e tratar os sintomas.

12. Má Circulação

Como são as manchas de má circulação: este tipo de mancha pode ter outras colorações além da vermelha, como amarelada ou marrom, principalmente quando surgem nas pernas e tornozelos. Se caracterizam pela comunhão de sintomas como a coceira na região, presença de vasinho ou varizes, pés ou tornozelos inchados, formigamento e em alguns casos dor.

Mancha na pele devido a má circulação.

Este problema é muito comum em pessoas que passam muito tempo em pé, sentadas ou acamadas, podendo surgir em casos como veias varicosas, insuficiência venosa ou trombose venosa profunda, por exemplo.

Como tratar: este tipo de problema deve ser acompanhado pelo médico angiologista, que por sua vez pode indicar o uso de meias de compressão que auxiliam na circulação sanguínea, além de pomadas de aplicação local e até mesmo antibióticos em alguns casos.

13. Brotoeja

Como são as manchas da brotoeja: outra causa comum de manchas vermelhas na pele são as brotoejas, que se caracterizam por bolinhas vermelhas que podem gerar coceira e ardor, surgindo com maior frequência na região da coxa, face, peitoral, pescoço e costas.

Brotoejas na região das costas.

Como fazer o tratamento: não costuma necessitar de tratamento específico ou clínico, em geral, é realizado apenas compressas frias na região e é recomendado manter a região arejada e livre de calor.

14. Sarampo

Como são as manchas do sarampo: se caracterizam por pequenas manchas vermelhas, que podem ou não ser levemente elevadas, em geral, não coçam e que se espalham rapidamente por todo o corpo.

Criança com sarampo.

Costumam dar os primeiros sinais no rosto, em seguida se espalham pelo tronco e braços, podendo ser acompanhado por quadros de febre.

Como é o tratamento: deve ser realizado o repouso e aumento na hidratação, seu médico pode recomendo o uso de paracetamol para minimizar sintomas de febre, por exemplo.

15. Esclerodermia cutânea

Como são as manchas: são manchas avermelhadas que podem se tornar endurecidas e brancas no centro, se caracterizando pelas bordas vermelhas. Ao longo do tempo as manchas se tornam mais escuras.

 Esclerodermia cutânea.

Neste caso, trata-se de uma patologia crônica em que ocorre a produção excessiva de colágeno, fato que provoca o surgimento dos sintomas na pele, mas que em alguns casos podem afetar alguns órgãos internos, como pulmões e coração, em certo casos pode afetar a articulação, músculos e vasos sanguíneos.

Como é o tratamento: o tratamento deve ser orientado pelo médico dermatologista, mas em geral, pode ser indicado o uso de corticoides na forma de pomada ou comprimidos.

Você está procurando um dermatologista? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos dermatologistas! Seja para consultas presenciais ou online.

Histórias recentes

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.