Médico mastologista homem segurando prancheta.

Médico Mastologista: O que faz e quando procurar um? Descubra a importância desse especialista!

Sempre que há algo de errado nas mamas e desconfia-se de câncer de mama, o ginecologista encaminha a paciente para um médico mastologista. Com isso, a maioria das pessoas começou a acreditar que esses profissionais tratam exclusivamente do câncer que surge nessa região, mas a profissão abrange diversas outras áreas da saúde feminina. Você sabe o que um especialista em Mastologia faz? Bom nesse post iremos entender isso e quando é a hora de procurar um, continue lendo.

Muitas pessoas também acabam causando confusão entre oncologista e mastologista, dois profissionais diferentes que também podem trabalhar juntos para diagnosticar e tratar o câncer de mama.

Hoje falaremos exclusivamente sobre a mastologia, uma das áreas da medicina mais importantes na hora do diagnóstico do câncer de mama. Confira a seguir!

O que é um especialista em Mastologia?

A mastologia é uma área da medicina responsável por estudar, diagnosticar e tratar as doenças que podem surgir nas mamas. Para se tornar um mastologista, o profissional deve ser graduado em medicina para depois realizar uma residência em ginecologia e obstetrícia ou em cirurgia geral, para então se especializar em mastologia.

Isso significa que o especialista em Mastologia não trata apenas o câncer de mama, e sim qualquer problema que pode acometer as mamas.

Quais as doenças que o mastologista diagnostica e trata?

Além do câncer de mama, o mastologista também é responsável por identificar e tratar doenças como:

Mastites

As mastites são inflamações nos ductos mamários que surgem especialmente durante a amamentação e em alguns casos durante a gravidez, e é causada por uma bactéria muitas vezes encontrada na flora da boca do bebê.

Porém, também pode se desenvolver em mulheres que não estão amamentando, ou por acúmulo de leite nas mamas quando a lactante produz muito leite, que acaba ficando preso nos ductos, ou por lesões nas mamas.

Mulher jovem com a mão no seio com possível quadro de mastite.
Mulher com incômodo no seio devido a possível quadro de Mastite.

Algumas mulheres podem até mesmo desenvolver quadros graves de inflamação envolvendo febre, e em alguns casos pode ser necessário até mesmo o uso de antibióticos como tratamento.

O responsável por diagnosticar e cuidar desse quadro clínico é o mastologista, que também orientará a mãe sobre como evitar o acúmulo de leite nas mamas e como usar as bombas de leite para auxiliar a esvaziar os ductos, especialmente nos primeiros meses de vida do bebê.

Nódulos e assimetrias

Embora acredite-se que nódulos sejam sempre um sinal de câncer, algumas mudanças hormonais que ocorrem nos ciclos férteis das mulheres podem resultar em cistos benignos e que não trazem grandes riscos para a saúde.

Normalmente eles têm uma textura mais firme e surgem como carocinhos nas mamas, e o mastologista é responsável por identificar se o nódulo pode ou não se tornar um tumor depois de alguns anos.

Mulher jovem com a mão no seio com possível nódulo.
O mastologista é responsável por diagnosticar e avaliar nódulos nos seios.

Já as assimetrias são alterações nos volumes mamários, que podem até mesmo fazer com que um seio fique aparentemente maior do que o outro, e o profissional da mastologia é o responsável por identificar as causas dessa mudança.

Ginecomastias

A ginecomastia são aumentos anormais das mamas, que podem acontecer tanto em mulheres como em homens. Vale ressaltar que um mastologista também é responsável por diagnosticar doenças que podem surgir nas mamas masculinas, incluindo o câncer de mama.

As alterações causadas pela ginecomastia podem derivar de vários fatores, e na maioria dos casos são associados com mudanças hormonais, sendo mais comum durante a adolescência. Afinal, é nesse período que a mulher sofre mais alterações e transformações no sistema reprodutivo, incluindo os seios.

Secreções

Algumas doenças e alterações nas mamas podem se precipitar por meio de secreções e sangue nos mamilos e até mesmo na pele dos seios. O mastologista ficará responsável por identificar a causa dessas secreções, avaliando possíveis outros sintomas que as acompanham como dores, vermelhidão e ardência.

Qual a diferença entre ginecologista e mastologista?

A principal diferença é que, enquanto o ginecologista cuida de toda a saúde da mulher, envolvendo os órgãos pélvicos e útero, o mastologista cuida exclusivamente da região dos seios. Porém, é muito comum que os mastologistas também sejam ginecologistas, já que antes de se especializar na área alguns optam por estudar ginecologia.

Vale ressaltar, também, que na grande parte dos casos é o ginecologista que identifica um possível câncer de mama por meio do exame clínico de palpação, encaminhando assim a paciente para um mastologista.

Quando eu devo procurar um mastologista?

Você deve procurar um mastologista sempre que notar algo de errado ou estranho com as mamas, incluindo coloração e manchas diferentes, pele avermelhada, nódulos, dores foras do período menstrual, aumento do volume mamário, pele com aspecto de laranja e secreções que saem das mamas e podem, ou não, acompanhar sangue.

Além disso, mulheres acima de 40 anos devem visitar o mastologista anualmente, mesmo que não apresentem qualquer sintoma ou alteração das mamas.

Como é a consulta com um mastologista?

Normalmente, a consulta com o mastologista é semelhante às consultas com outros profissionais da saúde, e de início o profissional fará perguntas a respeito do seu quadro clínico, sintomas e o que te levou a visitá-lo, especialmente se essa for a primeira vez que você está se consultando com ele.

Durante essa primeira conversa, ele lhe perguntará a respeito de seus hábitos alimentares, prática de atividades físicas e o histórico familiar de saúde da sua família e o seu.

Feito isso, o profissional fará uma avaliação das suas mamas e um exame clínico de palpação, em especial se o motivo que a levou até o consultório foi a identificação de um ou mais nódulos nos seios.

Médica mastologista realizando exame clínico de palpação em mulher jovem.
Médica realizando exame de palpação para identificar possíveis nódulos.

A partir desse exame de palpação, ele poderá lhe indicar exames complementares para o diagnóstico preciso do caso, podendo ser ressonância magnética, ultrassonografia das mamas, mamografia e até exame de sangue em alguns casos.

Viu como o especialista em mastologia é importante para a saúde feminina? Não deixe de procurar ajuda de um mastologista caso note algo de diferente nas mamas e faça visitas regulares a esse profissional para manter sua saúde em dia. Isso porque visitar o mastologista anualmente depois dos 40 anos de idade é uma forma de prevenção ao câncer de mama, que quando diagnosticado precocemente pode ter até 95% de chances de cura.

Você desconfia de algum problema nos seios? No BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Mastologistas e Ginecologistas! Agende sua consulta pelo site ou aplicativo de foma fácil, rápida e segura.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *