Médico urologista realizando atendimento com paciente homem.

Médico urologista: o que faz e quando se consultar

O medico urologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário de toda a população, e do sistema genital dos homens, exclusivamente. Esse profissional conclui duas especializações, uma na área de cirurgia geral e outra em urologia, nas quais ele adquire toda a experiência necessária para atuar.

Entre o período de faculdade e residências médicas, são no mínimo 11 anos de dedicação para que esse médico esteja habilitado para a clínica e cirurgias urológicas.

Quer descobrir qual a importância de se consultar com um urologista e quando é fundamental procurá-lo? Neste artigo, reunimos as informações mais importantes sobre o assunto. Vamos conferir?

O que faz o médico urologista?

O médico urologista é o responsável por diagnosticar e tratar doenças do sistema urinário, que inclui órgãos, como a bexiga e os rins, e canais, como a uretra e os ureteres. Para problemas desse tipo, tanto homens quanto mulheres devem procurar o profissional.

O urologista também é habilitado para cuidar do sistema reprodutor masculino, que inclui a próstata, testículo, pênis, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos.

Ademais, esse médico também é responsável por realizar diagnósticos e tratar problemas relacionados às adrenais, também chamadas de glândulas suprarrenais, que produzem hormônios importantes como a adrenalina e o cortisol.

Médico urologista Homem
O urologista é o médico especialista no tratamento de enfermidades no trato urinário de homens e mulheres, além do sistema reprodutor masculino.

Assim, esse profissional pode atuar em todos os segmentos da urologia ou se qualificar em uma das subdivisões da especialidade. Exemplos desses ramos são:

  • Andrologia: em que o profissional cuida exclusivamente do sistema reprodutor masculino, assim como a sua função sexual e hormônios envolvidos;
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): como gonorreia, herpes e sífilis;
  • Urologia pediátrica: em que o profissional se especializa nos problemas que acometem principalmente essas populações;
  • Uroneurologia: em que o médico atua especialmente em casos de doenças urinárias consequentes de distúrbios neurológicos;
  • Uro-oncologia: para diagnóstico e tratamento específico de tumores urológicos;
  • Transplante renal.

Assim como acontece com outras especialidades, esse profissional também atende em consultório médico. Além disso, ele ainda trabalha em hospitais, para realizar cirurgias, exames diagnósticos e para acompanhar seus pacientes que estão internados.

Como destaque, o urologista tem um papel de relevância para a saúde dos homens, pois realiza exames preventivos essenciais, como o exame da próstata, indispensável no check-up anual para diagnosticar de maneira precoce um câncer na região.

Ao todo, as responsabilidades do urologista incluem diagnosticar e estabelecer o tratamento mais adequado para cada pessoa em relação às doenças urológicas e genitais. Dessa forma, ele garante a recuperação mais rápida, com o restabelecimento da saúde e qualidade de vida do paciente.

Quais doenças são tratadas por esse médico?

A lista de doenças tratadas pelo urologista é gigantesca. Entre os problemas que podem acometer tanto homens quanto mulheres em todas as idades estão:

  • Infecções urinárias, como a cistite e a pielonefrite;
  • Inflamações;
  • Tumores benignos ou malignos (câncer);
  • Cálculos renais, as famosas pedras no rim;
  • Incontinência ou obstrução do fluxo urinário.

Para os homens, o urologista identifica e trata problemas como:

  • Infertilidade;
  • Ejaculação precoce;
  • Impotência sexual;
  • DSTs;
  • Fimose;
  • Curvatura peniana;
  • Câncer que acomete o sistema reprodutor masculino.

No processo de diagnosticar essas doenças, o médico solicita alguns exames. Os mais comuns são os de sangue, para avaliar principalmente os parâmetros bioquímicos relacionados com o trato urinário, como creatinina, ureia e ácido úrico, além da contagem de leucócitos para verificar uma possível infecção.

Os exames de imagem também podem ser solicitados, os quais incluem ultrassonografias e ressonância magnética.

Médico realizando exame de sangue em paciente homem.
Os exames de sangue permitem que o urologista realize diagnósticos precisos, a cerca dos parâmetros bioquímicos do paciente.

Outros exames solicitados são o espermograma para verificar a quantidade e qualidade dos espermatozoides do paciente; biópsia vesical, realizadas quando há uma suspeita de câncer de bexiga; fluxometria, para avaliar o fluxo urinário e uretrocistoscopia, em que a uretra e a bexiga são visualizadas por meio de um endoscópio para procurar inflamações, estreitamentos ou tumores.

Um exame que merece destaque é o de próstata, realizado por meio do toque retal, para avaliar o desenvolvimento precoce de câncer e estabelecer o tratamento adequado o mais rápido possível.

Ademais, um marcador tumoral chamado PSA, detectado por meio de exame de sangue, também é muito útil no diagnóstico de tumores de próstata.

Como são diversas as doenças na área, o médico urologista pode estabelecer os mais diversos tipos de tratamento, prescrevendo o mais adequado conforme a condição de cada paciente. Entre as opções estão medicamentos, cirurgias, quimioterapia, radioterapia e outros.

Que sinais indicam a necessidade de procurar um urologista?

A maioria das pessoas não sabe como identificar situações em que a procurar pelo médico urologista é essencial. Por esse motivo, separamos alguns sintomas que servem como um sinal de alerta para você visitar o consultório médico, imediatamente.

Dor abdominal

As dores abdominais não costumam ser normais, podendo ser ocasionadas em razão de patologias Urológicas. Dentre diversas possibilidades podemos citar cálculos renais, tumores benignos e malignos, infecções urinárias etc.

Homem com as mãos na barriga com dor.
As dores abdominais podem significar problemas urológicos.

Em algumas situações os desconfortos abdominais, costumam ser bastante característicos, permitindo um fácil diagnóstico através de uma teleconsulta com um urologista.

No entanto, costuma ser comum a necessidade se realizar exames de sangue ou imagem, para obter um diagnóstico mais preciso a respeito da dor abdominal.

Dor lombar

Comumente as dores na lombar possuem diversos agentes causadores, mas é preciso sempre prestar atenção em sintomas anormais ou contínuos sem causa evidente.

Homem com a mão na lombar sentindo dor.
Homens com dores na lombar sem causa evidente, pode significar problemas urológicos.

Dores na lombar podem sinalizar problemas, desde um pequeno desarranjo muscular, como uma infecção urinária, estenose de JUP, cálculos reais, bem como tumores.

Sendo necessário comparecer ao médico para obter um diagnóstico preciso, permitindo um acompanhamento precoce e adequado.

Dor no pênis

Não é comum o aparecimento de dores no pênis, algo que normalmente prova um certo desconforto e dificuldade para urinar ou demais relações.

Homem com dor no pênis.
Dores no pênis ou canal urinário podem ser sintomas de infecções.

Muito embora, estas dores geralmente estão relacionadas a infecções na uretra ou na bexiga, se frequentes durante a ereção, podem sinalizar um diagnóstico de priapismo.

Dor nos testículos ou epidídimo

As dores nos testículos costumam ter os mais diversos motivos, desde “choque” de pequena relevância, inflamações ou torções. Podendo ser ocasionadas por enfermidades que não estejam diretamente relacionadas com a bolsa escrotal, sendo o caso de pedras nos rins ou ínguas.

Normalmente estes incômodos não costumam causar danos sérios ao órgão, mas existem sim, situações das quais devem ser encaradas como emergenciais, como nos casos de torções que provocam dores intensas.

Homem com dor nos testículos.
Dores nos testículos podem indicar patologias emergenciais.

Vale ressaltar que toda dor nos testículos deve ser investigada, prevenindo situações onde os dados podem ser irreversíveis e de caráter emergencial.

Este diagnóstico precoce pode auxiliar no tratamento de patologias como varicocele, inflamações, tumores, hidroceles, torções do testículo, epididimite entre outros problemas comuns.

Sintomas urinários

Através da observação minuciosa de fatores relacionados a frequência e conformidades da urina é possível diagnosticar doenças, que devem ser investigadas e tratadas pelo médico urologista

.

Homem com dificuldade na hora de urinar.
Irregulares e anomalias na urina podem ser indicativos de patologias urológicas.

Tais sintomas podem ser indicados através da frequência urinária, dor ao urinar, gotejamento, incontinência e intermitência urinária, sangue na urina, diminuição do fluxo urinário e aumento do número de vezes que é preciso ir ao banheiro à noite.

Estes sintomas e desarranjos podem ser indicativos de patologias ligadas a infecções, tumores e demais enfermidades ligadas ao sistema urinário.

Sintomas relacionados aos órgãos sexuais masculinos

Esses incluem ejaculação precoce, ausência de orgasmo, impotência, perda de libido, dores durante as relações sexuais, corrimentos, sangue no esperma e verrugas penianas, os quais indicam infecções e problemas no sistema reprodutor.

É indispensável procurar um urologista assim que você perceber qualquer um dos sintomas citados acima, porque, assim, é possível evitar agravos e complicações na sua saúde.

Para os homens com mais de 50 anos, no mínimo uma consulta por ano com o médico urologista é indispensável para realizar uma bateria completa de exames preventivos, especialmente quando se trata do câncer de próstata. Com todos os cuidados e com foco sempre em prevenção, a sua saúde ficará em dia!

Você está procurando um urologista? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores médicos urologistas! Agende a sua consulta em poucos cliques.


58 comentários em “Médico urologista: o que faz e quando se consultar”

  1. Ailton José de Menezes

    Ótimas informações, principalmente para quem nunca precisou usar esse profissional, muito obrigado.

  2. Preciso de uma consulta com urologista pro meu marido se puder entrar em contato agradeço.

  3. Como já é a segunda vez que acontece, eu fiquei muito preocupado, com meu pênis, na primeira vez, eu usava sabonete Protex em barra(pra lavar o pênis), só que apareceu um vermelhidão no pênis, e uma coceira na cabeça… Conforme o tempo foi passando, eu usei uma cueca molhada, e voltou o vermelhidão, não sei se foi por isso, mas tô muito preocupado com meu pênis. Só preciso de uma ajuda, tenho 17 e me chamo Luís Gustavo.

  4. Olá bom dia meu nome e Riquelme eu estou com umas feridas no pénis não e grande mais esta encontrando muito e eu queria saber como eu fasso pra poder melhorar isso

  5. Tenho percebido que estou com um saco maior que o outro é tenho notado que dentro do saco a algo gelatinoso é se eu ficar catucando doi

  6. Boa noite !
    meu bebê vai fazer 6 meses , e comecei a introduzir papinhas e frutas , mas TD vez que dou dá uma travada no xixi dele , qualquer coisa que eu dou que não seja o leite materno acontece isso , fórmulas , papinha , suco ,chá etc … O que fazer ? Já fiz exame de urina e sangue e tá TD ok , mas basta eu introduzir qualquer alimentação trava o xixi dele , demora muito pra fazer ,ela chora e põe força na hora que faz e diminue o fluxo tmb , não sei o que fazer , eu amamento mas não dá pra ficar só no leite materno pois já vai fazer 6 meses … Obg

  7. gostaria de saber porque estou ejaculando com uma cor avermelhada do meu esperma , eu pratiquei duas vezes uma compenetração na vagina e outra com masturbação e observei que a cor do esperma está avermelhada, da pra ver varios pontinhos vermelhos

  8. Eduardo Alves

    Oi bom dia eu sinto o pouco de dor
    quando vou urina e a urina fica com mal cheiro e sempre vou ao banheiro

  9. Jonathan Moura De Brito

    Tenho 26 anos ja estou com 3semanas sem fazer sexo pois ñ consigo fica com o pênis duro oq pode ser

  10. Volmara vieira lyra

    Um profissional da área urologista ele pode operar mulher com câncer no endométrio?

  11. moro em Buzios,gostaria uma consulta com um especialista em continencia urinaria ,na minha cidade ou cabo frio obrigada

  12. Boa noite Dr gostaria de saber qual o peso estimável da próstata,eu fiz um ultrassom da próstata.o resultado diz o peso estimado da próstata e 26,7g

  13. CRISTIANO MARQUES DE BARROS

    Já tenho 87 anos de idade,sou profissional administrativo e contabilista sinto-me ainda com grande vontade de praticar as minhas relações sexuais,embora algumas vezes com sucesso e outras vezes não mas sempre com grande vontade para praticar o ato.É neste sentido que peço aos Dres.a vossa opinião e de saber também me podem ajudar,que muito vos agradeço
    Os meus melhores cumprimentos
    Leeds-Reino Unido,17/11/2020

  14. Tenho 44 anos, sex. Masculino.
    Quando vou urinar,a urina não sai toda.
    Mesmo que abane o sexo.
    Fica sempre urina no ureter.
    Tomo priadel 400 g,desde 2009.
    O problema surge em 2012.

  15. Eu tenho problema com fimose e depois que eu paguei a covid agora tá braqueando a pele do meu pênis e tá fechado tá tracando o canal empedindo de urinar a faço tudo na roupa o que pode ser isso

  16. Equipe Boa Consulta

    Brendow, tudo bem?

    Aqui no site do BoaConsulta você pode encontrar um Médico Urologista e ao acessar o perfil do mesmo, você pode entrar em contato através do WhatsApp.

  17. Equipe Boa Consulta

    Olá Jefferson, como vai?
    Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar.

  18. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Raquel?
    Para realizar o agendamento com um médico, você deve escolher o profissional, qual a sua localização e verificar a disponibilidade de horário (Clicando aqui).

  19. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Denys?
    Meu caro, jamais se automedique isso pode provocar danos péssimos a sua saúde.
    A nossa recomendação é que busque ajuda de um Médico Urologista, este profissional poderá ajuda-lo, indicando sempre o melhor tratamento.

  20. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Valdemir?
    Como você notou algo diferente no seu órgão genital, recomendamos que agende uma consulta com um Médico Urologista, assim será possível avaliar a ocorrência.

  21. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Luís?
    Inicialmente pode se tratar de um quadro alérgico, mas diante da desconfiança de algo mais sério, recomendamos que busque auxílio de um médico.
    Aqui no BoaConsulta você pode agendar uma consulta com um Médico Urologista.

  22. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Eduardo?
    Esses sintomas podem estar relacionados a alguma infecção, mas é preciso receber uma análise profissional para receber um diagnóstico.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médico Clínico Geral.

  23. Equipe Boa Consulta

    Olá Jonathan.
    O ideal é procurar ajuda médica para receber uma avaliação e iniciar o tratamento adequado.
    No BoaConsulta você encontra os melhore Médicos Urologistas, este profissional poderá diagnosticar as causas e indicar o melhor tratamento.

  24. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Andreina?
    Ficamos felizes em ajudar, mas qual seria a sua dúvida?

  25. Equipe Boa Consulta

    Olá Luís.

    Você já procurou atendimento médico? Recomendamos que procure um Urologista para receber uma avaliação profissional.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Urologistas.

  26. Equipe Boa Consulta

    Olá Maria, como vai?
    Recomendamos que você agende uma consulta com um Pediatra para que o profissional possa avaliar o seu caso, dessa forma você poderá seguir com as orientações mais adequadas.

  27. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Cristiano?
    Para manter-se com uma vida sexual saudável, você pode contar com exames regulares com um médico urologista.
    Aqui no BoaConsulta você encontra os melhores Médicos Urologistas para consultas online ou presenciais.

  28. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Julião?

    O tamanho normal da próstata de um adulto jovem saudável costuma ser 3 centímetros de altura, 4 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura, pesando entre 20 e 30 gramas.

  29. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Volmara.

    Nos casos onde a endometriose está localizada somente no peritônio e no útero, dois ginecologistas realizam a cirurgia, porém, quando a endometriose se localiza em outros locais, como no intestino ou ureter, outras equipes devem participar da cirurgia, como os cirurgiões do aparelho digestivo e urologista.

  30. Equipe Boa Consulta

    Olá, como vai Heraldo?

    As causas mais frequentes de sangue no sêmen são pequenas pancadas ou inflamações no sistema reprodutor masculino, no entanto, o sangramento também pode surgir devido a exames médicos, como a biópsia da próstata, ou problemas mais graves. A nossa recomendação é agendar uma consulta com o Médico Urologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima