20 Melhores alimentos e bebidas para o fígado.
|

20 Melhores Alimentos e Bebidas para o Fígado

Os melhores alimentos para o fígado são os que possuem vitaminas C e E, ômega 3, carotenos ou flavonoides, como o salmão, castanha-do-pará, alho, brócolis e alcachofra, por exemplo. Estes alimentos possuem propriedades ricas em antioxidantes, anti-inflamatórias e protetoras do fígado, que atuam no bom funcionamento do órgão e evitam o acúmulo de gorduras, responsáveis pelo fígado gordo, por exemplo.

Os alimentos bons para o fígado podem ser incluídos como medidas preventivas, quando existem sintomas de problemas no fígado ou como parte do tratamento de doenças relacionadas a este órgão tão importante para o nosso organismo.

Exatamente tudo que comemos ou bebemos passa através do fígado, fato que torna este um dos mais importantes órgãos do corpo humano, sem ele não teríamos condições de sobreviver.

O fígado atua como um “filtro” para o sangue, livrando de substâncias nocivas (como drogas, álcool entre outros), fornece vitaminas e ferro ao organismo, utiliza açúcar como fonte de energia quando os níveis estão abaixo do ideal, produz a bile (propriedade fundamental para digerir gorduras), divide a hemoglobina e insulina e descarta os glóbulos vermelhos sem funcionamento.

Diante de tantas funções importantes, cuidar do bom funcionamento do fígado é fundamental, mas para isso, além de evitar o excesso de álcool, tabagismo, sedentarismo e obesidade, devemos cuidar muito bem da nossa alimentação.

Sendo assim, separamos uma lista com os melhores alimentos para o fígado, capazes de contribuir para o bom funcionamento e prevenir doenças como o fígado gordo, cirrose, hepatite e o câncer de fígado, por exemplo.

1. Abacate

O abacate além de ser um ótimo alimento para a saúde do fígado, também é uma ótima fonte de nutrientes e gorduras boas para o organismo como um todo. Essa fruta, quando consumida com regularidade, contribui para a produção de glutationa pelo organismo.

Mulher comendo abacate para a saúde do fígado.
O abacate é um alimento rico em vitaminas e gorduras boas e ajuda na saúde do fígado.

Trata-se de um antioxidante natural, e contribui para o tratamento de toxinas prejudiciais à saúde do fígado e organismo. Claro, consuma com moderação e se possível com a indicação de um nutricionista.

2. Alho

O alho é um tempero muito utilizado por nós Brasileiros, mas além de dar aquele sabor maravilhoso na comida, é rico em alicina e selênio, substâncias que tem ação antioxidante e contribui para a redução do colesterol ruim e de triglicerídeos, diminuindo o risco do acúmulo de gordura no fígado, tornando-se um alimento muito recomendado para a saúde do fígado.

Foto de alhos descascados.

Muito embora o alho seja um ótimo alimento para o fígado, nem sempre é fácil consumir uma quantidade considerável, mas uma boa alternativa é o chá de alho ou então picar alguns dentes de alho e colocar em 1 litro de água e deixar descansar por 10 minutos.  Após isso é possível utilizar essa água para cozinhas o arroz, por exemplo.

3. Azeite de oliva extra virgem

Além do azeite de oliva ser uma das melhores fontes de gorduras saudáveis para o corpo humano, é rico em polifenóis como o aleocantal, que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de contribuírem para a redução de gordura e melhora do fluxo de sangue no fígado.

Azeite de oliva bom para o fígado.

O azeite é um ótimo alimento para o fígado, afinal traz uma  boa base de lipídios que “sugam” as toxinas, evitando a sobrecarga do órgão, entretanto, é preciso que o consumo seja feito com moderação, não ultrapassando (6,5 ml) uma colher de chá por dia.

4. Brócolis

O brócolis é outro alimento muito bom para o fígado, pois é rico em canferol, um tipo de flavonoide, possuindo ações anti-anti-inflamatórias muito potentes e que contribuem para a proteção do fígado. Estes alimento além de ótimo para o organismo de modo geral, ajuda a prevenir doenças como fígado gordo, hepatite e cirrose, devido a sua ação em combater substâncias inflamatórias ao fígado.

Prato de brócolis.

Outro ponto importante, é que o brócolis é rico em fibras, fundamentais para reduzir a absorção de gorduras da alimentação pelo intestino, contribuindo para a regulação do colesterol ruim, além de estimular o fígado a produzir enzimas que desintoxicam o corpo.

Em associação regular a ingestão de brócolis, outros alimentos ricos em canferol é a couve de Bruxelas, repolho e couve.

5. Alcachofra

A alcachofra é um ótimo alimento para o fígado, pois é rica em propriedades antioxidantes, como cinarina e silimarina, que atuam na proteção do fígado contra danos causados por radicais livres, além de também estimularem a produção de bile, reduzir a produção de colesterol ruim e estimular a renovação de células saudáveis no fígado.

Foto da fruta e chá de Alcachofra.

Existem diversas formas de fazer o consumo, mas talvez o chá seja uma opção fácil para todos. Ferver 1 litro de água e após desligar o fogo, adicionar 1 colher de chá (5 a 6g) de folhas secas de alcachofra., após isso deixe descansar por 5 ou 1 minutos, coe e beba 3 xícaras ao dia.

6. Suco de beterraba

O suco de beterraba é um alimento bom para o fígado, devido  a sua composição rica em nitrato e antioxidante, como as betalaínas, que contribuem para a redução do dano oxidativo provocado por radicais livres e a inflamação das células do fígado.

Suco de beterraba para o fígado.

Fazer o suco de beterraba, também ajuda na elevação da produção de enzimas do fígado, das quais tem a função de desintoxicação do corpo.

7. Aveia

A aveia é um alimento rico em fibra (beta-glucana), propriedade que ajuda o fígado a trabalhar de forma mais eficiente. Além disso, contribui para a redução do colesterol ruim que se acumulam no fígado, pois reduz a absorção de gorduras dos alimentos, melhora o funcionamento do sistema digestivo e imunológico, além de combater inflamações que causa o fígado gordo.

Flócos de aveia.

Vale dizer, que para obter tais benefícios é preciso que o consumo seja regular de ao menos 3 gramas de beta-glucana por dia, cerca de 150 gramas de aveia em flocos.

Outro ponto importante, é que aveia é uma grande aliada na perde de peso, parte fundamental para a manutenção da saúde do fígado, pois tem um processo digestivo lendo, sendo assim libera energia lentamente para o organismo.

8. Salmão

O salmão esta entre os melhores alimentos para o fígado, principalmente por ser rico em ômega-3 em especial o DHA, uma ótima gordura para o organismo, contendo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem proteger o fígado e atuam na manutenção da saúde do órgão. Este alimento ajuda a combater o acúmulo de colesterol e triglicerídeos, principais causas do fígado gordo, por exemplo.

Foto de Salmão assado.

Consumir o salmão assado ou cozido com a pele é o ideal, pois é onde possuem a maior concentração de ômega-3 e se possível de 1 a 3 vezes por semana para obter os melhores benefícios.

O ômega-3 também pode ser obtido de outras fontes, tais como fígado, sementes de linhaça ou chia, nozes e outros peixes como o atum, sardinha e arenque, por exemplo.

9. Amêndoas, Nozes, Castanhas, etc.

Segundo algumas pesquisas, as amêndoas, nozes, castanhas, entre outras, são ótimas fontes de vitaminas e muito eficientes no combate ao acúmulo de gordura no fígado. Segundo os especialistas, consumir estes alimentos todos os dias, podem ajudar a afasta o diabete, ajudar na perda de peso e proteger o coração e suas doenças.

Para garantir os ganhos à saúde, o conselho é que o consumo de castanha-do-pará, nozes, castanha de caju e amêndoas seja de 30 gramas por dia.

Nozes, Castanhas e Amendoas para a saúde do fígado.

As nozes são outro fonte rica em ômega-3, a macadâmia, por exemplo, possuir um alto teor de gordura e menor concentração de proteínas e carboidratos, já as amêndoas são fontes de antioxidantes, gorduras monoinsaturadas, vitaminas B1 e E e minerais.

Já a avelã é uma das principais oleoginosas que ajudam a combater o colesterol ruim e otimizar o colesterol bom. Devemos citar a castanha do Pará, como uma grande fonte de selênio.

A Castanha do Caju, por sua vez, é grande fonte de zinco, sendo fundamental para prevenção de anemia e redução do colesterol ruim, além de manutenção do colesterol bom.

10. Laranja

A laranja faz bem ao fígado, pois além de uma ótima fonte de vitamina C, contem flavonoides e carotenoides, propriedades com ação anti-inflamatória, fundamental para reduzir os danos as células que podem se tornar inflamações e gerar doenças no fígado.

Foto suco e fruta laranja, bons para o fígado.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

11. Uva roxa

A uva roxa é um alimento muito bom para o fígado, pois em sua composição ela contem resveratrol, em especial em suas sementes, que nada mais é que uma excelente substância antioxidante que reduz e previne inflamações e danos ao fígado.  

Uva roxa suco e fruta.

Para obter esse benefício, basta comer a uva roxa inteira, incluindo as sementes ou então tomar o suco da fruta orgânico, ou ainda fazer o uso de suplemento com extrato da semente.

Outras fontes importantes desses nutrientes são as frutas vermelhas como o morango, cereja, mirtilo, framboesa, goiaba vermelha e amora, por exemplo.

12. Café

O café, bebida tão amada por muitos brasileiros, é perfeito para a saúde do fígado, pois é rico em antioxidantes como a cafeína, muito eficiente em proteger o fígado de doenças como o fígado gordo, por exemplo.

Café possui propriedades antioxidantes excelentes para o fígado.

Pesquisas demonstram que consumir café diariamente pode combater o aparecimento de doenças hepáticas crônicas, como a cirrose ou fibrose, além de proteger contra o câncer de fígado.

Para obter estes resultados, deve-se tomar de duas a três xícaras de café preto ao dia, de preferência sem açúcar, pois o açúcar prejudica a saúde do fígado e pode levar a outras doenças, como o diabete. Consuma café com moderação.

13. Chá verde

Provavelmente você já ouvir falar dos benefícios do chá verde no emagrecimento, mas este é uma importante fonte de fenólicos como a epigalocatequina, que tem como propriedade funções antioxidantes e que ajudam a combater o colesterol ruim e os triglicerídeos que se acumulam no fígado, dando origem a doenças como o fígado gordo.

Chá verde para combater doenças.

Uma boa rotina de consumo de chá verde é  tomar 2 ou 3 xícaras por dia, usando as folhas verdes ou saquinho para fazer o preparo do chá. Vale dizer que este chá não deve ser tomado após as refeições, pois tende a prejudicar a absorção de ferro, cálcio e da vitamina C pelo organismo.

Lembre-se que o chá verde deve ser consumido com moderação, pois o excesso ao invés de ajudar pode prejudicar a saúde do fígado.

14. Espinafre

De modo geral, folhas verdes possuem um poderoso antioxidante chamado de Glutationa, que é muito importante para a manutenção do funcionamento adequado do fígado. E o espinafre é uma ótima fonte, pois também é fácil e rápido de preparar e manter a rotina de consumo.

Este alimento, além de ser bom para o fígado, possui poucas calorias, e é rico em nutrientes e faz bem para diversos sistemas do corpo humano.

Tígela de espinafre.

Outro antioxidante muito benéfico de espinafre é o ácido alfa-lipóico, importante para reduzir os níveis de glicose, elevar a sensibilidade à insulina e reduzir modificações oxidativas induzidas pelo estresse em pessoas diabéticas.

Outro ponto positivo, é o espinafre ser rico em betacaroteno, outro antioxidante que contribui para a redução de oxidação pelos radicais livres, o que minimiza os riscos de câncer e várias cardiopatias, fortalecendo o sistema imunológico e previne o declínio cognitivo.

15. Água

A melhor coisa que você pode fazer para o seu corpo e em especial para o fígado, é se manter sempre muito bem hidratado. Trocar os refrigerantes, sucos ou bebidas energéticas, por água é a melhor opção para a manutenção da saúde do seu fígado.

Mulher jovem bebendo agua após atividade física.

Além de ser uma boa pedida para os ruins, garantindo o funcionamento de diversos sistemas, a água ajuda a fazer a eliminação de resíduos e nutrientes desnecessários, como o sódio e toxinas.  Beber ao menos 2 litros de água por dia ajuda a combater a sobrecarga dos rins e do fígado.

16. Batata doce

Entre os alimentos bons para o fígado e de fácil acesso, temos a batata doce, pois é rica em betacaroteno, um poderoso anti-inflamatório natural e muito importante para a saúde do corpo humano.

Batata doce um poderoso antioxidante.

O betacaroteno é convertido em vitamina A no fígado, garantindo o melhor uso possível desse importante nutriente, sem falar das diversas outras propriedades da batata doce.

17. Mirtilos (Arándanos o Blueberry)

Os mirtilos são grandes fontes de nutrientes que recebem o nome de polifenóis, propriedade que ajuda a proteger o fígado do acúmulo de gordura. Outros alimentos ricos em polifenóis são os chocolates escuros, azeitonas e ameixas.

Mirtilos (Arándanos o Blueberry).

Os mirtilos também recebe o nome de (Arándanos o Blueberry), que, na verdade, é uma fruta com um grande teor de antioxidante, muito rica em nutrientes e muito benéfica ao organismo.

Os mirtilos, além de bons para o fígado, são grandes fontes de vitaminas com A, B, C e PP, além dos sais minerais como magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açúcares, pectina, tanino, ácido cítrico, málico e tartárico.

18. Repolho

O repolho, amado e odiado por muitas pessoas, tanto em sua forma cozida ou salada, é um ótimo estimulador para as enzimas do fígado e eliminarem substâncias nocivas ao  organismo, além de contribuir para a redução do acúmulo de gordura no fígado.

Salada de repolho.

Além da vitamina A e do ferro, o repolho roxo oferece boas doses de vitaminas C, E e K e as do complexo B, além de cálcio, magnésio, manganês e potássio e ainda ácido fólico, riboflavina e tiamina (poderosos antioxidantes) e alto teor de fibras.

19. Tomate

O tomate é rico em glutationa, muito benéfica ao funcionamento do fígado, além de trazer uma infinidade de benefícios ao corpo, pois é rico em licopenos, muito importante para combater o câncer.

Prato com tomates.

O tomate possui além do licopeno, substâncias benéficas como as fibras, vitamina A, vitamina C, vitamina K, complexo B, sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio.

20. Própolis

A nossa ultima recomendação de melhores alimentos para o fígado, mas não menos importante, é o própolis, obtidos através das abelhas e facilmente encontrado em farmácias e mercados.

Foto ilustrativa de própolis das abelhas.

Este é um alimento natural, contendo propriedades bioflavonoides que são muito importantes para a otimização das funções do fígado, ajudando a acelerar o processo de desintoxicação do organismo.

O própolis ainda inclui cerca de outros 60 minerais, dos quais incluem cálcio, magnésio, ferro, zinco, sílica, potássio, fósforo, cobre, cobalto, bem como 16 aminoácidos. Ele também contém vitamina A (betacaroteno) e vitaminas B1, B2 e B3.

Reconheceu algum dos sintomas citados? No BoaConsulta você encontra os melhores médicos hepatologistas, agende sua consulta presencial ou online agora mesmo.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *