Mulher com dor na ATM articulação temporomandibular.

Descubra o que é ATM articulação temporomandibular e quais problemas podem atingi-la!

Existem muitos termos que são comuns para quem trabalha na área da saúde, mas que podem soar um pouco estranhos para pessoas que não estão tão familiarizadas com esse segmento tão complexo e rico em detalhes. Pensando nisso, preparamos este post explicando o que é a articulação temporomandibular (ATM) e que problemas podem atingi-la.

Trata-se de uma parte bastante específica do corpo humano e que pode ser origem de uma série de quadros e condições clínicas potencialmente incômodas, sobretudo quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então não deixe de conferir o conteúdo abaixo.

O que é a articulação temporomandibular (ATM)?

A articulação temporomandibular, também conhecida pela sua sigla ATM, nada mais é do que um conjunto de músculos articulados localizados na base do crânio, ligando o maxilar inferior (mandíbula) ao maxilar superior (maxila). Obviamente, trata-se de uma estrutura de extrema importância para ações básicas, como a fonação, alimentação e assim por diante.

articulação temporomandibular.
ATM é do que um conjunto de músculos articulados localizados na base do crânio, ligando o maxilar inferior (mandíbula) ao maxilar superior (maxila).

Por ser uma das articulações mais utilizadas pelo corpo humano, com capacidade de se movimentar e girar de diversas maneiras e com direções diferentes, tendo tendões complexos, músculos e outras estruturas envolvidas, é natural supor que a ATM também pode sofrer com inflamações, gerando uma sensação dolorosa e afetando diversas atividades normais.

Existe uma série de fatores, tanto internos quanto externos, que podem afetar a articulação temporomandibular diretamente, desencadeando problemas nada agradáveis. Entre as causas mais comuns, podemos destacar doenças relacionadas ao desgaste ósseo, quadros recorrentes de estresse ou ansiedade, má educação postural e assim por diante. 

Quais os principais problemas nessa região?

Agora que você já está mais familiarizado com o conceito de articulação temporomandibular, vamos explicar um pouco melhor as causas e efeitos de alguns dos principais problemas nessa região. Acompanhe.

Problemas na boca

Um dos problemas mais comuns na articulação temporomandibular está relacionado com a abertura ou fechamento da boca. Pode haver uma limitação do movimento da mandíbula, causando um bloqueio parcial ou total. Isso pode estar relacionado com quadros de estresse, ansiedade ou mesmo traumas na região.

Ranger dos dentes

O ranger dos dentes noturno, também chamado de bruxismo, pode ser uma das prováveis causas da disfunção da ATM, potencializando os sintomas do problema, sobretudo quando a origem se dá por desgaste ósseo na articulação. Por isso, é muito importante contar com o diagnóstico e o devido tratamento orientado pelo dentista.

Dores musculares

A disfunção da articulação temporomandibular pode gerar dores musculares intensas. Elas podem irradiar, por exemplo, para a área do pescoço, uma vez que são regiões próximas. Esse, aliás, é um dos problemas causados pela ATM mais comuns e pode até se tornar crônico, quando não tratado, em determinados casos.

Dores faciais

Certos problemas da articulação temporomandibular também podem cursar com a famosa nevralgia do trigêmeo, causando intensas dores faciais. Embora sejam duas condições com causas e consequências distintas, elas podem estar interligadas, por conta da proximidade de suas estruturas e em razão de disfunções temporomandibulares.

Estalo mandibular

Você já percebeu um estalo na sua mandíbula quando abre a boca? Boa parte das pessoas já experimentou essa sensação ocasionalmente, e isso não é nenhum problema. No entanto, quando o quadro se torna muito frequente, pode ser que haja uma disfunção na ATM. Ele ocorre quando o movimento está fora de sincronia, produzindo um som característico.

Existe tratamento para problemas na ATM?

Felizmente, os problemas na articulação temporomandibular contam com diversos tratamentos, que podem ser recomendados por um dentista ou médico de confiança. O profissional identificará a causa e oferecerá a conduta mais adequada, que pode estar entre uma das opções a seguir. Confira.

Uso de medicamentos

Um dos tratamentos para problemas na ATM consiste no uso de medicamentos específicos, que podem variar de acordo com uma série de fatores. Uma das dúvidas mais comuns dos pacientes, inclusive, é quanto à eficácia desse tipo de terapia, mas ela tem o seu valor quando as medicações prescritas são adequadas para o quadro.

Foto de medicamentos espalhados.
É possível fazer o tratamento para a articulação temporomandibular, através de medicamentos.

Os analgésicos mais potentes e anti-inflamatórios, por exemplo, são recomendados quando a analgesia comum falha e não é suficiente para aliviar a dor e o desconforto. Já os relaxantes musculares têm a sua utilização indicada, via de regra, apenas ​​por alguns dias ou semanas, especialmente quando a situação é relacionada com estresse e ansiedade.

Terapias não medicamentosas

As chamadas terapias não medicamentosas são mais uma alternativa para quem sofre com problemas na ATM. Há diversas modalidades. Uma delas, por exemplo, são as placas orais ou protetores orais, que nada mais são do que um dispositivo inserido entre os dentes e que ajuda ainda mais quando a origem do quadro se dá por bruxismo. 

Também existem tratamentos que mudam hábitos e condições crônicas, como o aconselhamento psicológico. Ele ajuda os pacientes a entenderem os fatores e comportamentos que podem agravar a dor. Já a fisioterapia pode ser bastante útil para alongar e fortalecer os músculos da mandíbula.

Procedimentos e cirurgia 

Por fim, em linhas gerais, quando outros métodos menos invasivos não ajudaram a resolver os problemas originados pela disfunção da ATM, um procedimento específico pode ser a melhor escolha. No consultório, isso pode incluir a injeção de corticoides, que diminuem a inflamação, ou mesmo o uso da toxina botulínica, nos músculos da mandíbula.

A cirurgia ortognática, por outro lado, pode corrigir possíveis irregularidades dos ossos da região maxilar, realinhando as estruturas e proporcionando uma melhora até mesmo na aparência do rosto. Já a artroscopia é outro tipo de operação, que pode ter menos risco de complicações, mas que também apresenta certas limitações.

Médicos realizando cirurgia.
É possível tratar problemas na articulação temporomandibular, através de cirurgias.

Como você viu neste artigo, a articulação temporomandibular é uma região que pode causar sérios desconfortos quando não está plenamente funcional. Caso você tenha algum sintoma, não deixe de marcar sua consulta online, sendo uma ótima forma de evitar problemas mais graves no futuro.

Precisa fazer uma avaliação e tratamento bucal? No BoaConsulta, você encontra os melhores médicos dentistas. Agende a sua consulta através do site ou aplicativo, e seja atendido (a) online ou presencialmente.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *